tag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post5842023860912378543..comments2023-08-15T07:06:12.023-03:00Comments on Novas Pensatas: Sobre o fetiche da mercadoriaUnknownnoreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-18342846916318391952010-07-11T11:29:40.930-03:002010-07-11T11:29:40.930-03:00Exatamente professor. Um celular é a forma de se c...Exatamente professor. Um celular é a forma de se comunicar quando fora de casa com alguem via telefone.<br />Daí vieram isso e aquilo, tornando-o uma parafernália.<br />Tambem penso como você. Ou seja, o celular tem esta finalidade de alguem localiza-lo quando fora de casa por alguma necessidade.<br />Mas as pessoas perdem esta noção do que é o propósito das coisas porque a competição, o querer vender mais cria ou tem a necessidade de criar diferenciais.<br />O pensamento burguês divulga o conceito de que isto é que gera o "progresso", quando na verdade isto gera a necessidade de massacrar a concorrência. Apenas isto. A criatividade humana está acima desta necessidade... Senão a roda jamais teria sido inventada...Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/12067070029317694698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-48680888235061919142010-07-11T11:21:41.874-03:002010-07-11T11:21:41.874-03:00Exato, Maria... Lembrei da mesma coisa quando vi a...Exato, Maria... Lembrei da mesma coisa quando vi a entrevista do mesmo técnico. Creio que foi transmissão de pensamento.<br />E você está certíssima. Este verdadeiro massacre de marcas nos olhos da gente tem apenas a intenção de divulgar os produtos que passam a ter vida própria.<br />Isto é o fetiche da mercadoria!Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/12067070029317694698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-49974290130184262612010-07-11T11:17:46.196-03:002010-07-11T11:17:46.196-03:00Hoje, o fetiche da mercadoria nos cerca em todas a...Hoje, o fetiche da mercadoria nos cerca em todas as atividades sociais. Não precisamos sair de casa pois o massacre já começa ao ligar a TV ou o rádio. Ao simples fato de folhear um jornal ou revista. A própria web, cheia de anúncios a propagar ideias de superioridade por comprar isto ou aquilo; ou a quere dizer que o sabão em pó tal é melhor do que os outros.<br />E tudo isto é o fetiche da mercadoria, enquanto marca. Como você bem levantou, marca esta que hoje é o ícone do produto.Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/12067070029317694698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-19490409619804573232010-07-10T21:09:23.144-03:002010-07-10T21:09:23.144-03:00Análise quase perfuratriz da 'feitichização da...Análise quase perfuratriz da 'feitichização da mercadoria'. O capitalismo selvagem impõe ao indivíduo a necessidade de consumir. Se uma menina, por exemplo, não tem o cinto de uma determinada celebridade, a Xuxa, por exemplo, os seus colegas ficam perplexos. Mesmo que ela tenha quase uma centena de cintos, seus pais veem-se obrigados a comprar o tal cinto da propaganda. <br /><br /><br />Em propagandas dos horários nobres dos canais por assinatura, o que se vê em profusão atualmente é publicidades de carro, telefone celular e bancos. O celular é uma mania nacional e o sujeito fica obrigado, para ficar 'in', a comprar sempre o último modelo. Para mim, celular é apenas para funcionar como um telefone. Não o quero com internet, nem como máquina fotográfica.André Setarohttps://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-21267319945419885922010-07-10T20:12:44.994-03:002010-07-10T20:12:44.994-03:00Hoje estava assistindo na televisão depois do jogo...Hoje estava assistindo na televisão depois do jogo para disputa do 3 lugar da Copa e notei no depoimento do técnico do Uruguai quantas logomarcas atrás dele.<br />Quando li agora s pouco este seu post sobre fefiche da mercadoria, lembrei o quanto tem haver com aquele quantidade de marcas.<br />Isto é o fetiche da mercadoria, não é? A idolatria das marcas.mariahttps://www.blogger.com/profile/05226098171488890036noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-1342796704305025372010-07-10T10:42:14.662-03:002010-07-10T10:42:14.662-03:00Conseguiste resuir de forma bastante objetiva o pe...Conseguiste resuir de forma bastante objetiva o pensamento de Marx sobre o fetiche da mercadoria, devido à publicidade um problema sério hoje.<br />Se tu parar numa esquina do centro será massacrado por luminosos com marcas.<br />Se liga a TV pior ainda. Isto tudo demonstra o quanto Marx tinha razão sobre o domínio do homem pela mercadoria ao adquirir vida própria.<br />Hoje compram-se marcas famosas para se vestir ou simplesmente comer. No marketinga a norma (eu diria até a lei) é consolidar a amarca, acima de tudo a marca. E isto tudo é o fetiche da mercadoria.<br />E tocaste num plano fundamental no tocante ao homem, quando tudo aquilo que ele "é" é menospreezado por tudo aquilo que ele "tem", tornando-o simples mercadoria.Ieda Schimidthttps://www.blogger.com/profile/18318374018803520987noreply@blogger.com