tag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post8403111520979871958..comments2023-08-15T07:06:12.023-03:00Comments on Novas Pensatas: Cenas & chorosUnknownnoreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-14055892047509264192008-10-03T02:00:00.000-03:002008-10-03T02:00:00.000-03:00Vai ser um excelente programa de fim de semana.E c...Vai ser um excelente programa de fim de semana.<BR/>E chorar é tão bom quanto rir.Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/07455454355644663257noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-56510315737243788902008-10-02T22:41:00.000-03:002008-10-02T22:41:00.000-03:00Jonga. Você escreveu uma beleza de texto sobre um ...Jonga. Você escreveu uma beleza de texto sobre um filme que eu não vi, mas agora quero ver.<BR/>Fiquei tão motivada que vou na locadora neste fim de semana para pegar e assistir.<BR/>Se eu chorar eu falo com você pois sou uma manteiga derretida.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-78361662681037263752008-10-02T21:38:00.000-03:002008-10-02T21:38:00.000-03:00Veja bem Tavinho, existe o choro piegas e este cho...Veja bem Tavinho, existe o choro piegas e este choro motivado pela "poética fordiana", como bem definiu o André Setaro no seu primeiro comentário.Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/07455454355644663257noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-8740812484817225782008-10-02T21:35:00.000-03:002008-10-02T21:35:00.000-03:00Sim JR, um outro grande western. Sem dúvida um exc...Sim JR, um outro grande western. Sem dúvida um excelente filme. mas ainda tenho a minha preferência por "The Seachers".Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/07455454355644663257noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-85948649167244905052008-10-02T16:05:00.000-03:002008-10-02T16:05:00.000-03:00A emoção que você conseguiu passar narrando a cena...A emoção que você conseguiu passar narrando a cena foi perfeita.<BR/>Tem filmes que levam ao choro mesmo.<BR/>OtávioAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-70311494906777833722008-10-02T13:09:00.000-03:002008-10-02T13:09:00.000-03:00Considero este um dos maiores faroestes que vi. ma...Considero este um dos maiores faroestes que vi. mas gosto muito de Da Terra Nascem os Homens com Gregory Peck. Filmaço.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-91365092817709376082008-10-02T12:22:00.000-03:002008-10-02T12:22:00.000-03:00Vocês mulheres, nunca foram muito chegadas ao gêne...Vocês mulheres, nunca foram muito chegadas ao gênero.<BR/>Preconceito?<BR/>Mas não perca este filme, Ieda. Vale a pena.Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/07455454355644663257noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-56418063620319760572008-10-02T12:11:00.000-03:002008-10-02T12:11:00.000-03:00Que texto primoroso. Gostei da descrição que fizes...Que texto primoroso. Gostei da descrição que fizestes da cena.<BR/>Cheguei a vê-la quadro a quadro e me deu vontade de assistir o filme, pois não sou grande conhecedora de westerns.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-77447170813781899972008-10-02T10:13:00.000-03:002008-10-02T10:13:00.000-03:00Conseguir falar de "The Searchers". mas falar tudo...Conseguir falar de "The Searchers". mas falar tudo mesmo sobre este filme levaria horas. E quilos de papel... mas a sua cena inicial também é de uma beleza ímpar. A abertura da porta, que, vejam bem no final se fecha, mostrando que tudo ali é de um cuidado milimétrico. Nada é gratuito, nada acontece sem uma razão para acontecer.<BR/>E quanto mais se assiste, mais se aprende nesta lição de filme no filme.Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/07455454355644663257noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-63451947750217148082008-10-02T09:00:00.000-03:002008-10-02T09:00:00.000-03:00Respondendo a seus dois comentários, caro primo An...Respondendo a seus dois comentários, caro primo André, ou prezado Professor Setaro: as suas palavras podem ser sintetizadas em algumas de suas conclusões: "... é um filme, na verdade, sobre a solidão dos perdedores." ou "... quem não gosta de 'Rastros de ódio' não gosta de John Ford e quem não gosta de John Ford não pode gostar de cinema."<BR/>Porque, finalmente, é um filme que como você bem exprimiu, tem que ser visto de joelhos, com a humildade que nós, reles mortais devotamos a deuses no Olimpo da arte. E um deles é este autor de inegável brilhantismo.Jonga Olivierihttps://www.blogger.com/profile/07455454355644663257noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-35516262457583961402008-10-02T04:53:00.000-03:002008-10-02T04:53:00.000-03:00E digo mais: quem não gosta de 'Rastros de ódio' n...E digo mais: quem não gosta de 'Rastros de ódio' não gosta de John Ford e quem não gosta de John Ford não pode gostar de cinema.André Setarohttps://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3039033242841426561.post-20954754841081167372008-10-02T04:28:00.000-03:002008-10-02T04:28:00.000-03:00Excelente a sua demonstração catártica ante a bele...Excelente a sua demonstração catártica ante a beleza das cenas citadas de 'Rastros de ódio' ('The seachers'), do grande John Ford. O fato é que se você se comoveu com a poética fordiana, pois se trata de uma poética oriunda de um artista singular, e não mera pieguice, é porque você, caríssimo Jonga, possui sensibilidade, emoção à flor da pele em contato com a arte e a beleza. Quem assiste ao final do filme em questão com indiferença é porque é destituído de capacidade perceptiva para os momentos de estesia e deveria, neste caso, fazer um concurso imediato e incontinenti para caixa do Bradesco ou comprar ações do Opportunity. Já lhe falei da minha idéia de comprar um genuflexório para pode rever sempre e sempre 'The seachers' de acordo com a sua grandeza, isto é, ajoelhado a seus 'pés'. A nova geração, infelizmente, constato no ensino, tem certo preconceito com o gênero, que André Bazin considerava 'o cinema americano por excelência'. Aliás, não daria, aqui, neste modesto comentário, refletir sobre a oposição entre o cinema de gênero e o cinema de autor, e Ford, bem entendido, é um autor. E a querela bizantina do 'filme de arte', como bem pontuou o Professor Jorge Coli em artigo recente para o 'Mais!' da 'Folha de S.Paulo'. Se o cinema é uma arte não seria um pleonasmo a noção de 'cinema de arte'? É bem verdade que nem todos os filmes - e a maioria não consegue atingir - possuem a expressão artística, assim como muitas tentativas em outras esferas da arte (pintura, música, etc). Os filmes de John Ford são penetrantes porque refletem a condição do homem. O personagem de John Wayne, na expressão heiddegeriana, tem seu 'estar-no-mundo' abalado quando, finda a perseguição à sobrinha, vê-se sem mais nada para fazer e sai por aquela porta que encerra com magnificência única 'Rastros de ódio'. É um filme, na verdade, sobre a solidão dos perdedores. Grande momento não somente do cinema como da arte do século XX.André Setarohttps://www.blogger.com/profile/06787971140802572334noreply@blogger.com