domingo, 19 de setembro de 2010

De volta às pensatas de domingo

Volto a este blogue, após ausência, no auge da sucessão presidencial. E que sucessão? Campanhas beirando o que há de mais baixo em artimanhas e baixarias.
Li no dia 15 deste mês na Tribuna da Imprensa um artigo em que Helio Fernandes cita uma matéria publicada na Carta Capital referindo-se à divulgação por Verônica Serra – filha do candidato do PSDB –, do vazamento na internet das contas de 60 milhões de correntistas em 2001 pela empresa Decidir.com da qual era sócia. Para não me deter demasiado no assunto, a quem interessar, maiores informações em http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=11565
Cada dia chego à conclusão que a minha decisão pelo voto nulo continua sendo a melhor possível. Afinal, no nebuloso caso do acesso aos dados da própria Verônica, quem pode provar de quem foi a culpa? Terá sido da corrupção na máquina governamental? Ou simplesmente uma armadilha plantada pelo próprio candidato do PSDB? Afinal este partido já nos deu dois governos de FHC que entregou o país a preços de banana em privatizações suspeitas. E, pelo jeito herdou a vocação moralista e golpista da antiga UDN. Não tomo partido de ninguém, porque suspeito de todos. Mas vale a pena ler a matéria citada acima.
Quanto à “renúncia” da ex-ministra Erenice e os novos escândalos envolvendo funcionários da Casa Civil, a “coisa” inicialmente parece que deixou uma situação feia para o lado da candidata do PT! As próximas pesquisas, no entanto, é que dirão...
Volto também com o Jornal do Brasil somente em sua versão digital. E o anúncio de que o New York Times especula esta mesma saída para a sua crise. E, por falar em imprensa, o Estadão chegando aos 415 dias de censura. Uaaau! Que “democracia” é esta?
No Afeganistão a coisa continua meio estranha para os estadunidenses que até nesses idos de setembro perderam mais soldados do que no ano passado inteiro: 333 a 317 segundo o site icasualties. Enquanto isso, Obama anunciou uma retirada de tropas do Iraque, enviando 53 mil para casa e mantendo 50 mil no país ocupado a título de apoio logístico. Pra quê tanta gente? Não dá pra engolir...
Em Nova Iorque o prefeito Michael Bloomberg projeta estender a proibição ao fumo em áreas não cobertas da cidade. Deixei o cigarro na década de 1980, lá se vão cerca de trinta anos, mas acontece que acho um absurdo este papo de fumante “passivo”. Há um exagero apoiado pela mídia a reforçar o duvidoso argumento – que repetido mil vezes já se transformou numa verdade. Bloomberg declara que as pessoas poderão de fato respirar “ar puro” nos parques e nas praias. Mas e a poluição causada pelos automóveis, fábricas, etc? Isto é ar puro desde quando?
E mais uma vez os ciganos, vítimas “pobres” do nazismo e outras tantas perseguições, protestam, mas sua voz não tem força para repercutir e se espalhar pelo mundo. O que ficou evidente foi que o “furioso” Sarkozy tomou uma atitude que lhe fez cair a máscara. Se é que já vestiu alguma!
Afinal, o quê o Papa foi fazer na Inglaterra?
Mas o pior é saber que Resident Evil está na sua quarta versão... E enchendo os cinemas. Sem trocadilhos: que horror!

4 comentários:

André Setaro disse...

Em primeiro lugar, saudar a volta dos 'posts' neste blog, que ficou inativo por quase dois meses (ou mais).

Vejo com preocupação a possível vitória de Dilma, que, se eleita tornará o Brasil o México do PRI de tempos atrás. E a oposição acabará pulverizada. Além do mais, quem vai mandar, de novo, é o bandido José Dirceu. Por outro lado, o PSDB e aliados foram extremamente incompetentes na disputa presidencial. Quanto a Marina, parece que a vida inteligente do planeta somente se encontra nas verduras. Gosto de Plínio, é um intelectual, sério. Mas não tem, infelizmente, nenhuma chance.

A declaração de Dirceu na qual diz que 'há um excesso de liberdade de imprensa no Brasil' causou-me espécie.

Li o artigo de Hélio. Como sempre bem informado e a revelar aspectos que são escondidos pelos outros jornais, como este caso de Veronica Serra.

Jonga Olivieri disse...

Por isto vou anular meu voto.
Aliás já venho fazendo isto desde as duas últimas eleições. Tanto a de governador quanto a de prefeito que não me dsixaram opção. Coisa que acontece nesta... Em todos os níveis não tenho em quem votar, em quem acreditar.
Votar por votar?
A mídia brasileira (e mundial) está nojenta nos seus compromissos com os interesses do poder e do grande capital. O artigo do Helio mostra isto.
No site do Observatório da Imprensa há uma defesa da Carta Capital e do silêncio imposto a sua publicação que mostra o quanto é vunerável o argumento de Serra (este, um grande canalha). E pelo jeito a filha também.
Como citei na postagem: Não dá pra confiar em ninguèm. Nem de um lado, nem de outro!

Ieda Schimidt disse...

Só hoje, passando por aqui (o faço quase todas as semanas) percebi que voltaste com o teu blog.
Qua bom!

Jonga Olivieri disse...

Demorou mas voltou. Isto é o que importa!