sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Teori Zavascki. Acidente ou atentado?



Não demorou muito, após a confirmação de que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki se encontrava entre as vítimas fatais do acidente de avião em Paraty (RJ), na tarde desta 5ª feira, para que começassem uma série de rumores de que o ministro teria sido vítima de um atentado.

Isso se deve ao fato de que Teori, que estava de férias, deveria homologar novas delações da Odebrecht pela operação Lava Jato que poderia comprometer uma série de “caciques” da política golpista, como o “presidente” Michel Temer (PMDB), José Serra, Aécio Neves e outros membros da cúpula do PSDB. Após os primeiros rumores, começaram a vir à tona alguns fatos que justificam a desconfiança com o acidente aéreo.

O primeiro deles é o resgate de um tweet Francisco Zavascki, filho do ministro, de maio do ano passado, em que afirma: “É óbvio que há movimentos dos mais variados tipos para frear a Lava Jato. Penso que é até infantil que não há, isto é, que criminosos do pior tipo (conforme MPF afirma) simplesmente resolveram se submeter à lei! Acredito que a Lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém da minha família, vocês já sabem onde procurar…! Fica o recado!”.

Um outro fato que deu combustível às “teorias da conspiração” foi também um tweet, este postado nesta 5ª feira (19) pouco antes das primeiras notícias do acidente com o avião de Teori. O senador José Medeiros (PSD-MT) afirmou que o “Jornal Nacional” daquela noite traria uma “bomba” envolvendo o STF. Puro boato ou um aviso prévio dos acontecimentos?

Na realidade a definição de quem herdará os processos de Teori está no regimento interno do STF. O artigo 38 diz que, em caso de aposentadoria, renúncia ou morte, o relator de um processo é substituído pelo ministro nomeado para a sua vaga. Neste caso, a Lava Jato iria para um novo ministro a ser indicado por Temer. Está explicado, não é?

Clique para ampliar

Um comentário:

Joelma disse...

ATENTADO... SEM DÚVIDA NENHUMA, ASSASSINATO!
Vai ser difícil provar. Você viu a cara do Temer? O FILHO de uma PUTA é muito CARA DE PAU! E vai encenar até o fim..... Argh.... vamos esperar. Mas escreva: NADA vai ACONTECER... E cheeegaaaa. Estou ENOJADA!!!!!