terça-feira, 1 de junho de 2010

Espionagem

Documentos liberados à Folha de São Paulo pelo Arquivo Nacional após 25 anos de sigilo demonstram que o governo do então presidente José Sarney, espionou os principais focos de críticas da sociedade civil brasileira.
As informações são da reportagem de Rubens Valente, intitulada “Governo espionou críticos mesmo após fim da ditadura; veja documentos”, publicada na edição desta segunda-feira (31 de maio) do citado jornal, lida em sua versão online.
Segundo ela, “o governo interceptou cartas, infiltrou agentes e produziu listas de nome e endereços dos principais protagonistas da oposição. Entre os investigados estão os sem-terra, sindicatos, grupelhos de esquerda e membros de entidades como OAB.”
Alguns exemplos como “Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra”, de 22/04/1986, ou a “Tática do PCB para o Movimento Sindical”, de 24/06/1985, as “Atuais Estruturas e Principais Militantes do Partido Revolucionário Comunista – PRC, de 09/05/1988, a “Radicalização na Atuação de Organizações Subversivas no Brasil, de 19/02-1990, são, entre dezenas, alguns dos documentos citados pela reportagem da FSP.

Inquirido pelo próprio jornal, o polêmico atual presidente do Senado, o “honorável bandido” (1) declarou que “o trabalho do SNI, naquele período, pareceu-me sempre burocrático, e o seu ministro-chefe encontrava-se comigo em reuniões de trabalho, das quais participava com os chefes da Casa Civil e da Casa Militar, e se restringia a me transmitir notícias que, em geral, já eram do conhecimento da mídia. Logo que assumi, dei instruções para que o órgão suspendesse toda e qualquer atividade no que se referia a investigar a vida particular das pessoas (2), dizendo que isso não correspondia a nenhum interesse de Estado.”
E mais adiante: “... Eu assumi o governo com o programa trazido pela ‘Aliança Democrática’ e, nesse documento, não constava a extinção do SNI; ao contrário, a orientação que (o presidente eleito) Tancredo Neves sempre pregava é que não tivéssemos revanchismos. Acredito que as extinções posteriores foram apenas troca de siglas...”, e mais adiante: ...De minha parte, não havia nenhum acompanhamento direto até mesmo porque o MST estava começando mas apenas informações informais que me eram trazidas pelo chefe do SNI sobre acampamentos...”

(1) Inspirado no título de um livro de Palmério Doria sobre o clã Sarney e suas ações, principalmente no Maranhão.
(2) Informação que não procede, pois entre os documentos citados existem vários nomes como Geraldo Pereira ou Dulcineia Pavan (militantes do MST) e ainda Márcio Thomaz Bastos (OAB de São Paulo).

8 comentários:

André Setaro disse...

A revelação registrada é bastante esclarecedora em relação ao famigerado Sir Ney. Coronel do Maranhão (pensa que este estado da federação é 'dele'), possui dois comportamentos diferentes: um, quando se encontra no seu feudo, outro no Senado Federal. A sua máscara vem caindo com intensidade. Mas, que fim levaram os atos secretos do Senado.Parece que tudo foi arquivado 'e não se fala mais nisso'.

Quando vice de Tancredo, e depois que assumiu, pretendeu agradar à ala mais à esquerda (inclusive com a legalização do Partidão). Nunca se pode esquecer, no entanto, que apoiou os militares sendo presidente do PDS (antiga Arena) e muito lutou, no Congresso, para derrubar as 'diretas já!'. E conseguiu.

A Novas Pensatas voltou a seu dinamismo de outrora. E, agora, com fotos.

Jonga Olivieri disse...

Sir Ney, sempre foi, é... e sempre será um "corné" ao velho estilo. Seu Estado é o seu feudo!

Ieda Schimidt disse...

Barbaridade! Em cima da bucha, não? Esta tua matéria veio a calhar pois hoje estou com este tema para falar!
Beijos por isto.

Jonga Olivieri disse...

Que sorte esssa coincidência. Gostei... Leia a Folha de ontem que tem muito mais!

Anônimo disse...

Sarney teria que ter sido preso ha muito tempo. Mas está solto e vai continuar pelos jeitos.
Dizem as más linguas que aunado Tancredo morreu e ele ia assumir ele mesmo exclamou: Meu Deus, este país é muito infeliz!
Devia estar falando do fato de assumir aprsidencia. Será?
Tomáz

Jonga Olivieri disse...

Será? Talvez sim, mas é muita cara de pau!

Popeye disse...

Sarney não está pagando nada aqui. Mas tenho certeza q ue vai arder nas profundezas. A justiça Divina não há de falahr!!!!!!

Jonga Olivieri disse...

Mas tinha que "penar" por aqui mesmo... Porque o que tem do lado de lá, eu não posso provar. Você pode, marinheiro?