sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago (1922/2010)


Esta nota não se propõe a ser uma notícia, mas apenas uma homenagem ao maior escritor da língua portuguesa pós Camões...

10 comentários:

Anônimo disse...

Não quero nem pretendo negar a importância do desaparecido autor, como um dos maiores.
Mas e Machado? E Eça de Queirós?
Tomáz

Jonga Olivieri disse...

Desculpe-me Tomáz... Mas destes todos, considero a Obra (assim com "O" maiúsculo) de José Saramago superior à dos citados (e sem dúvida importantes) autores literários de nossa 'fala'!

maria disse...

È mesmo, será que é tanto?

Jonga Olivieri disse...

É o que penso, Maria... Acho que a contribuição de Saramago foi além dos demais.
Ademais, era um ferrenho opositor da Máfia Católica... A mais antiga do mundo!

André Setaro disse...

Discordo completamente de sua opinião, caro amigo Jonga. José Saramago, ainda que escritor a considerar, não chega aos pés de Machado de Assis ou Eça de Queiroz.
Aliás, em entrevista que li, lembro-me dele dizer que que Machado era comparável a Cervantes.

Ieda Schimidt disse...

Pensando bem, sabe que tu tá com a razão? Vou te apoiar em mais esta, guri! Isto porque gosto de tuas teses polêmicas e arrojadas.
Mas quem poderia ter sido superior a ele? E com isto não estou a inferiorizar os demais. Eça tem seu valor, Pessoa idem.
Quanto a Machado, vamos considerá-lo em outra situação. Na língua portuguesa no Brasil. Veja bem, a mesma, mesmissima lingua, mas em outra situação ele é para nós o que Saramago representou neste século para a língua portuguesa no mundo todo. E, o mais importante de tudo para a literatura mundial.

Jonga Olivieri disse...

Opiniões são assim, caro André. Todos as temos e às vezes discordamos. Discordar e polemizar fazem parte do debate. E o importante é que ele exista, pois vivemos hoje num mundo de "pensamentos únicos e ditaduras das ideias" manipuladas pelas elites e pela classe dominante.
Acho saudável quando pensamos de formas diferentes e debatemos, expondo idéias e argumentos. A mim não interessa que pense igual a mim. Respeito o seu pensamento; até porque este meu ponto de vista é novo, e, muito embora já pense isto há algum tempo, as palavras tornaram-se reais a partir da morte dele.
Sei da importância de um Machado, de um Eça de Queiroz. Jamais, ao dizer de forma contundente que Saramago é o melhor, quis dizer que os outros não são importantes. Uma das grandes vantagens em se renegar um “deus único e absoluto” é admitir que exista mais de uma liderança. E o mais importante: mais de uma verdade.
E, neste caso, a verdade de cada um tem que admitir as outras verdades...

Jonga Olivieri disse...

Ô guria, estava eu preocupado com o isolamento de defender uma ideia contra tudo e contra todos.
E eis que aparece uma voz dissonante... Pois tanto no Facebook quanto aqui não tenho tido aceitação para esta tese.
Obrigado Ieda Maria...

Stela Borges de Almeida disse...

Despeço-me do José Saramago com a epígrafe do Ensaio sobre a Cegueira "Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara". Lindo demais! E para homenageá-lo irei hoje a projeção de um clássico do cinema na Mostra 60 anos do Clube de Cinema da Bahia. Os clássicos não serão esquecidos, nem envelhecem no tempo, Saramago morreu, Viva Saramago.

Jonga Olivieri disse...

Maravilha de comentário, querida amiga Stela.
À altura de um ser humano e escritor como ele foi!