domingo, 24 de julho de 2011

Novas pensatas para um domingo


Quando iniciei este blogue, pensatas de domingo significavam muito no meu ponto de vista. Era impossível não haver uma delas, todos os domingos, e cheguei até a pensar em só fazer postagens neste dia da semana e trocar o nome do blogue para “Pensatas de Domingo”. Bom, nos últimos meses, até por questões particulares, publicá-las não foi possível. Mas hoje resolvi voltar a faze-lo e a marcar os domingos com algumas notas e opiniões.
Aliás não têm sido poucos os assuntos em pauta. Quantas vezes li alguma notícia que me conduzia a comentar numa pensata dominical! Enfim, sempre é tempo de retomá-las. Nem que não sejam todas as que perdi.
Vou falar um pouco do mais evidente que tem sido o noticiário sobre a crise, que a mídia ainda faz questão de divulgar como “financeira”, quando na verdade ela é uma crise econômica, sistêmica, profunda, e, principalmente muito mais antiga do que se fala. Desde os anos 1970 o capitalismo se debate nela, mas por razões diversas a escondem e passam a ideia de que são crises diversas. Como manipulam as opiniões e lavam-se as mentes!
Agora é clara a gravidade do momento por que passa o mundo com a dívida estadunidense chegando a um ponto crítico de calote e a União Européia se debatendo também à beira da falência por intermédio da crise grega. O capitalismo chegou a um ponto de falta de saídas que o cerco está a se apertar... E dia a dia os sintomas ficam mais evidentes e difíceis de esconder, pois afloram no noticiário de forma bastante clara.
Em declarações recentes Obama confessa não ter chegado a nenhum acordo no jogo de interesses entre as alas republicana e democrata da política oficial estadunidense.
Para finalizar, passando a outro assunto. o atentado na Noruega. A princípio, a mídia fez um estardalhaço, julgando que haveria algum grupo islâmico por trás. À medida que chegavam informações mais próximas do que aconteceu, ou seja, que a extrema direita local havia provocado as ações, que o principal autor dos atentados era um neo nazista “islamofóbico”, a notícia foi sendo sendo conduzida a um segundo plano nos jornais e portais da internet.

2 comentários:

Simey Lopes disse...

que bom que vc voltou a escrever, estava sentindo falta das pensatas tanto dominicais quanto dos outros dias da semana rs.

Jonga Olivieri disse...

Tenho andado bastante ausente, Simey. Mas aos poucos vou voltando!