domingo, 15 de fevereiro de 2015

Pensatas de domingo, ou Dilma na berlinda



Daqui a exatamente um mês (15 de março), o Brasil saberá o tamanho do movimento que até agora se expressa de forma mais presente via web, área em que se multiplicam inúmeras convocações para essas manifestações.

O certo é que a direita como um todo está a apostar neste evento para desestabilizar o governo reformista e de “Frente Popular” do PT (Partido dos Trabalhadores). No PSDB, em particular, existem três vozes reconhecidas como de maior participação. A de FHC (o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso) e as dos dois candidatos derrotados ao  Palácio do Planalto, os atualmente senadores Aécio Neves e José Serra.

Com atos esvaziados e sem ibope, aderir ao “Fora, Dilma'' seria uma opção um tanto quanto arriscada. Com o respaldo das multidões, apoiar a derrubada da presidente constitucional alimentaria o sonho presidencial de Serra e Aécio. E Dilma Rousseff poderá medir se enfrenta uma gritaria típica das torcidas de clubes de futebol (pequenas, porem barulhentas) ou se uma mobilização de peso. O resultado dessas passeatas deverá influenciar a atitude tanto do governo quanto da oposição.

Independentemente de se colocar um número para o risco de Dilma enfrentar um processo de impeachment, que hoje ainda não deveria ser o cenário base de investidores e empresários, os ruídos causados por notícias relacionadas a esse tema vão tornar o ambiente macroeconômico muito difícil. As conclusões que podemos tirar antecipadamente, são de que a burguesia está apostando no sucesso com o apoio gradativo da Grande Imprensa. E os interesses do capital multinacional são os de conseguir estabelecer –a partir de um impedimento da presidente–, um governo mais submisso aos seus interesses imperialistas.

2 comentários:

Joelma disse...

A direita não se conforma com a derrota de Aécio Neves.
E agora estão apelando para a ignorância como a última arma disponível em seu arsenal...

Jonga Olivieri disse...

Pelo menos, ao que parece, postar um comentário eu posso.
Então, deixo aqui o recado para meus leitores(as):

ATENÇÃO!
NÃO ESTOU CONSEGUINDO POSTAR NOVOS TEXTOS NESTE BLOGUE!

É isso aí!