terça-feira, 1 de novembro de 2016

Uma denúncia muito séria!


Na postagem abaixo¹, Julian Assange festeja o 10º aniversário da Wikeleaks, anuncia ampliação no seu quadro de jornalistas e a publicação de mais de um milhão de documentos sobre as eleições nos Estados Unidos. Somente para lembrar, Julian Paul Assange é um jornalista, escritor e ciberauta australiano, nascido em 3 de julho de 1971, e um dos membros do conselho consultivo do WikiLeaks, um wiki² de denúncias e vazamento de informações. É também o principal porta-voz do website.

Assange, que apresentou seu caso a esse órgão da ONU em 2014, refugiou-se na embaixada equatoriana para evitar ser extraditado para a Suécia, onde seria interrogado na qualidade de acusado por três crimes de assédio sexual e um de estupro³. As três primeiras acusações já prescreveram, mas a última se mantém. Assange temia que, se fosse extraditado para a Suécia, seria posteriormente transferido para os EUA, onde é acusado de crimes contra a segurança nacional por causa dos documentos governamentais sigilosos divulgados em 2010 pelo WikiLeaks.

Um Grupo de Trabalho criado pela Comissão de Direitos Humanos da ONU considerou arbitrária a detenção do jornalista australiano apesar de ele não estar tecnicamente detido, já que Assange se refugiou voluntariamente na Embaixada do Equador³ em Londres, depois de esgotados todos os recursos judiciais em território britânico para evitar a extradição. O relatório considera que Assange “foi submetido a várias formas de privação de liberdade”, desde sua detenção inicial na prisão de Wandsworth, seguida de uma detenção domiciliar e do confinamento na embaixada. Além disso, os especialistas da ONU citam outros argumentos para mostrar que a detenção dele foi arbitrária: Assange foi “mantido sob isolamento durante a primeira fase da sua detenção” e houve “falta de diligência da promotoria sueca em suas investigações”.

1 postei cedo e queria reforçar sua publicação, que, infelizmente somente agora (20:16h) estou podendo fazê-lo.
                                                              
2 wick significa “pavio” em português.

3 Existe uma versão que garante que esses crimes não foram cometidos por Assange, tratando-se de uma trama da CIA aliada ao serviço secreto sueco com a intensão de incriminá-lo.

Esta é  uma peça para impressão que mede 30x11cm. Copie e cole
numa pasta, imprima e divulgue nossa luta

2 comentários:

Joelma disse...

Viu, outra vez aquele caso em que existem dois posts quando há a possibilidade de ser apenas um.
Por favor querido, me explica isso! E não se esqueça nesmo, falou?
No tocante a Assange, sei que ele é um jornalista australiano, que até hoje faz parte do WikiLeaks e é o seu porta-voz oficial.
Lembro também que ele se refugiou na embaixada do Equador (em Londres), porquo teria receios de ser extraditado para a Suécia, e que caso isso acontecesse, poderia ser transferido para os Estados Unidos, onde é procurado por causa de documentos sigilosos daquele país divulgados pelo WikiLeaks.
Você mesmo veiculou alguns rodapés aqui em "Novas Pensatas" pedindo a libertação dele.

Jonga Olivieri disse...

Joelma, me desculpe por nunca haver explicado (a você nem a ninguém), o que acontece nas postagens em que insiro vídeos. Por outro lado nunca me ocorrera entrar neste detalhe, pelo simples fato de ninguém nunca ter-me perguntado ou reclamado da questão.
Creio que uma explicação não seja complexa demais... complexo é escrever alguma coisa quando compartilho o vídeo "YouTube">"Blogger", porque não aparece uma caixa de texto, a exemplo do que acontece no FaceBook, por exemplo.
Porém se esta caixa existisse, facilitaria enormemente esta tarefa, mas como não há, salvo a transferência como "Rascunho", para então editá-la com mais tempo e calma.
Mesmo assim, quando escrevo ou colo o texto na área indicada, o vídeo, como que por encanto desaparece.
Pois bem, ao longo de anos e anos de tentativas frustradas para executar desta forma, aparentemente correta, o mistério perdura. Deve haver uma operação (talvez) muito simples. No entanto, não somente, apesar das inúmeras vezes em que tentei, nunca consegui descobri-la, como por outro lado ninguém a quem indaguei soube me explicar o "caminho das pedras" para alcançar este objetivo.
Ao final das contas, este é o único motivo do porque existirem as duas postagens, que eu, sem dúvida nenhuma preferia que fosse uma só.
Se, por acaso alguém lhe dê a dica de como fazê-lo, fale comigo... penhoradamente estarei muito grato!