domingo, 17 de maio de 2009

Pensatas dominicais

Estive lendo sobre o surgimento da escova de dentes. Nós que já nascemos usando as de cerdas de náilon (lançadas em 1938), mal podemos imaginar que eram originalmente feitas com pelos de porco e foram inventadas somente em 1498 pelos chineses. E o pior é que antes disso tudo recomendava-se fazer bochechos de urina para tirar o mau hálito. Imagine só um beijo, um selinho que fosse naquela época!

Após algum tempo ausente, a Tribuna da Imprensa está de volta à internet em forma de blogue assinado pelo Hélio Fernandes. Pelo menos isso... Ah, o endereço continua o mesmo: http://www.tribunadaimprensa.com.br/

Enquanto isso, a crise econômica se agrava no velho mundo. A França entrou oficialmente em recessão, segundo o Instituto Nacional de Estatística francês, e a Alemanha declarou recessão técnica (termo usado quando o PIB tem seis meses seguidos de queda). Desde o terceiro trimestre do ano passado, aquele país viu suas exportações, a base de sua economia, encolherem. A pior crise desde 1970.

E a gripe Mexicana continua fazendo vítimas. Nos Estados Unidos já somam cinco. No mundo foram 72 mortes num total superior a 8.400 contaminados, a maioria no México. Bom, não é nada se comparada à epidemia da Espanhola (1918) que matou tantos que se chegou a empilhar os corpos nas ruas de muitas cidades em todo o mundo. Inclusive no Rio de Janeiro.

O governo do sr. da Silva já gastou R$ 6,3 bilhões de reais com propaganda no período 2003/2008. Uma verbinha considerável. Sobre o seu antecessor, o famigerado FHC, não foram divulgados dados completos, mas nos anos 2000, 2001 e 2002, os gastos somaram cerca de R$ 3,3 bilhões. Em se tratando de metade do tempo, trata-se de um empate técnico.

Não sei se o Baurú continua tendo a popularidade de outros tempos – anteriores à invasão McDonald’s – mas pelo menos é um sanduíche ainda bastante conhecido. Não me importo se ficar repetitivo, mas não canso de dizer que o melhor Baurú que existe é o do Ponto Chic (1), um excelente botequim que fica no Largo do Paissandú, 27, em plena avenida São João em Sampa. Ali, existe um busto em bronze do criador do famoso prato, Casemiro Pinto Neto, cujo apelido era Baurú, por ser natural daquela cidade e era frequentador do estabelecimento. Quem tiver a oportunidade de ir ao Ponto Chic, vá e experimente. Garanto que não se arrependerá.

Em tempo, lembrei que o sanduíche foi inventado no século XVIII por um lorde do almirantado inglês que resolveu um belo dia colocar uma fatia de presunto no meio de um pão. A propósito, o sobrenome do sujeito era Sandwich.

O escândalo do uso de dinheiro público para fins particulares explodiu depois que o Daily Telegraph publicou uma lista de pedidos de reembolso no Parlamento. Os itens incluíam alimentação, móveis, consertos em residências e até filmes pornô. Alguns parlamentares chegaram a devolver milhares de Libras para os fundos públicos. Agora, um secretário de Justiça foi suspenso de suas funções e acusado da quebra do regulamento ministerial após uma denúncia de que ele teria pedido reembolso de auxílio-moradia de valor muito superior à quantia que ele gastava por mês. Isso na Grã Bretanha. Quem diria!

Já por terras tupiniquins, o deputado licenciado do DEM (DF) Robson Rodovalho cedeu cota de passagens aéreas para pastores participarem de evento evangélico realizado em Brasília em agosto de 2007. O evento foi apoiado pela igreja fundada naquela cidade pelo próprio deputado.

(1) O bar possui mais duas filiais em São Paulo, nos bairros Paraiso e Perdizes (que eu não conheço). Além do mais o Baurú do Ponto Chic é muito melhor do que se come por aí. Vem com abundante recheio de rosbife cortados finíssimos, acrescido de uma mistura de quatro tipos de queijo derretidos, fatias de tomate e pepino no pão francês. Hummm!

8 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Esta da escova de dentes é interessante, mas como falaste, não nos lembramos que já nascemos com elas da forma que a conhecemos hoje.
O governo britânico resolveu de forma transparente levar á tona a corrupção da classe política. Aqui a coisa é muito mais complicada. Mais fácil é fazer o contrário. Ou seja pedir para identificar os honestos. Será que existem?

André Setaro disse...

Excelente notícia esta, a de que Hélio Fernandes está de volta à internet com um blog. Jornalista veterano, escreve artigos de denúncias e não tem papas na língua.

Antes da invasão dos hamburgueres e cheesburgueres, os sanduíches se limitavam aos de queijo, misto (queijo e presunto), americano e o famigerado Baurú.

Lembro-me que Salomão, nosso conhecido há bons 40 anos, guloso, sempre que andávamos juntos não deixava de ir a uma lanchonte que ficava numa rua perto do SESC, em Nazaré, e, em alto e bom som, pedia: "Me dá um Baurú aí!!"

O primeiro cheerburguer que comi foi no Rio, no Bob's, que era bem superior ao da 'MacDonald's. Depois veio o 'Boni's (de Boni da Globo).

Voz de barítono, quando Salomão chegava a tal lanchonete, que ficava em Nazaré, os atendentes ficavam a esperar o seu pedido tonitruante. Posto no prato, os olhos dele se arregalavam. Estava feliz.

Jonga Olivieri disse...

Sem dúvida Ieda, no Brasil ficaria mais fácil assim.

Jonga Olivieri disse...

Lembro demais do Salomão.
Aliás, enquanto escrevia esta postagem veio-me à cabeça justamente figura dele pedindo o sanduíche no bar com o seu vozeirão característico.

maria disse...

Boas pensatas que distraem o domingo da gente.

Jonga Olivieri disse...

Mais uma vez, obrigado pelas palavras Mary...

Stela Borges de Almeida disse...

Pensatas dominicais está concorrendo com a programção da Sala Walter da Silveira, ontem foi o encerramento do encontro sobre a Nouvelle Vague, com o imperdível filme do Antonionni, O Grito. Deste modo, só hoje pude chegar para ler além das notícias sempre inusitadas e diversificadas, passar também pelos comentários da gauchescas e dos demais comentaristas, que aliás são de um humor gastronômico imperdível. Mas o que está inexcedível mesmo é o novo look, nota mil. Abração Jonga.

Jonga Olivieri disse...

As pensatas de domingo (ou dominicais) são uma constante deste blogue. Gosto de escreve-las porque elas representam muito de mim.
Já vi sua nova postagem e vou fazer um comentário logo.
Quanto á foto foi porque finalmente criei um gmail e com isso tive que refazer o perfil. Assim, coloquei a outra foto.