domingo, 13 de dezembro de 2009

De um domingo ao outro

Semaninha cheia de dias surpreendentes. Do tipo Dia da Corrupção e Dia do Palhaço. O da corrupção, obviamente contra ela. Mas no Brasil a coisa fica difícil. Pelo menos os estudantes em Brasília levaram uma coça da cavalaria, coisa de que não me lembro desde os tempos da ditadura. Cenas, aliás, difíceis de esquecer.
E o Dia do palhaço? Bom, os palhaços protestaram alegando que o que se passa na política brasileira não é palhaçada coisa nenhuma. Pelo menos no bom sentido, claro!
Mais? Barack Obama recebeu o Prêmio Nobel da “Paz”, defendendo a guerra (???). Dessa nem o Bush seria capaz.
Chuvas em São Paulo param a cidade, que segundo a lenda não pode parar. Será? Enquanto isso, o Estadão continua censurado, não podendo publicar notícias sobre o filho do Sarney. A censura já passa dos 130 dias.
Continuando, o Sr. da Silva continua manobrando as suas possibilidades continuístas. No fundo, no fundo ele sabe que com Dilma não dá. O que estará a pensar? Quanto mais passa o tempo, mais podemos considerar perfeita a definição de Brizola para o PT: “a UDN de macacão”. Durante a semana Helio Fernandes publicou na Tribuna da Imprensa toda uma possível articulação golpista voltando ao assunto “terceiro mandato”.
O presidente completou a semana com uma pérola em discurso no Maranhão no qual disse alto e bom som que “quer tirar o povo da merda”. Deu o que falar.
E por falar em PT, alem de ser comparado à UDN, pode ser considerado hoje o novo PSDB, pois a política do partido (e do próprio presidente) está cada vez mais, e, de forma clara, em cima do muro. Já o PSDB saiu deste muro faz muito tempo...
A conferência sobre mudanças climáticas de Copenhague está a se debater com contradições e impasses de acordo com os interesses de cada país, ou até grupos de países. Pelo jeito, pouco ou nada vai se avançar em relação a esforços anteriores no mesmo sentido. Estão tratando um ciclo evolutivo do planeta com descaso, pois mesmo que se diga que é uma tendência natural, é inquestionável que a destrutiva sociedade humana está a acelerar de forma assustadora o seu desenvolvimento.
Este sábado foi marcado por protestos não somente na capital dinamarquesa, como em outros pontos do mundo, exigindo posturas mais enérgicas e representativas dos integrantes da conferência quanto a um real combate às mudanças climáticas. Em Copenhague mais de 300 foram detidos pela polícia em manifestação que envolveu milhares pessoas.
Zelaya continua na embaixada do Brasil em Tegucigalpa tentando definir se vem ou vai para o México, uma posição bem mais estratégica para os seus prováveis planos futuros. E Evo Morales acusa os EUA e Hillary Clinton de praticar um ato terrorista ao “alertar” países americanos a evitar aproximação com o Irã. “Eles não podem acusar ninguem de terrorismo se eles são os primeiros a praticá-lo”, disse o recem-eleito presidente.
Li esta semana no “Observatório da Imprensa” uma matéria sobre a crise que começa a se esboçar na área do jornalismo televisivo. A internet, que já havia provocado uma redução na venda de jornais impressos, agora se estende ao telejornalismo. Que coisa!
Quanto a este tal de Tiger Woods? Como golfe, para mim, é um esporte que nem existe nunca havia ouvido falar na peça...

6 comentários:

André Setaro disse...

Sim, comandante, Obama, após mandar mais de 30.000 soldados para o Afeganistão, foi, lépido e fagueiro, receber o Nobel da Paz. A vida é cheia de paradoxos e contradições. E Kissinger, criminoso exemplar, que também o recebeu? Mas, neste caso, trata-se de um cínico consumado.

Mas o fato é que, após hibernação, o blog volta com as pensatas costumeiras. Vê-se que ainda é leitor de jornal e homem bem informado.

Lembranças a Edelzuita.

Jonga Olivieri disse...

A verdade é que movimentos houve para a té tentar retirar o título de Kissinger. Mas... O prêmio, apesar de seu prestígio é cheio das mumunhas e politicagens.
É, aqui estou eu em mais um domingo.

Ieda Schimidt disse...

Bem que teu blog podia ser Pensatas de Domingo.
No entanto é uma boa reflexão.

Jonga Olivieri disse...

Você tem razão. Pelo menos no momento as postagens são sempre aos domingos.

maria disse...

O que importa é a qualidade, como você disse uma determinada época em que também estava publicando pouca coisa.

Jonga Olivieri disse...

Obrigado pelas palavras.
Pelo menos você quer dizer que as publicações são poucas, mas teem estado boas.