domingo, 20 de julho de 2014

Pensatas de domingo – In memoriam



O mundo cultural brasileiro perdeu André Olivieri Setaro, crítico, ensaísta e conhecedor da 7ª arte. Aliás, seguramente uma das maiores expertises do assunto neste país. A noticia foi bombástica, e, apesar de que já esperada há algum tempo, fez-me calar e pensar muito sobre a vida... E a morte, obviamente.
Era tanta coisa para falar, que me acometeu um bloqueio, uma verdadeira paralisia quanto a/e “por onde” começar. Até finalmente concluir que o melhor mesmo seria abordar a falta que me fez a perda de um primo e amigo, deixando as informações mais completas para o link abaixo.
Ademais, acho interessante lembrar que conhecendo André desde criança, aprofundamos nossa amizade ainda na adolescência, quando ele já era um cinéfilo apaixonado, e que durante toda a sua vida dedicou-se ao tema com muito afinco. E acrescentar que publicou fazem poucos anos uma significativa obra – dividida em três volumes – sobre cinema.
E diria ainda que André foi a continuidade em Salvador da obra de seu inspirador, Walter da Silveira, o criador do Cineclube da Bahia, um importante instrumento de aquele estado ter-se atualizado na questão.
Fica aqui minha homenagem. E a saudade de seus inesgotáveis papos de cinema...

https://www.google.com.br/?gws_rd=ssl#q=andr%C3%A9+setaro

Nenhum comentário: