segunda-feira, 13 de março de 2017

Ih, Nojento, tcham!


A imagem acima foi utilizada por mim no Facebook para ilustrar uma nota publicada na referida Rede Social sobre FHC, o FDP (imagem abaixo) e suas fortunas extorquidas descaradamente do povo brasileiro. Segue um resumo do personagem que durante muitos anos nos divertia com a sua irreverente comicidade.
  
Augusto Temístocles da Silva Costa, mais conhecido como Tião Macalé, (Rio de Janeiro, 17/12/1926 – São José do Rio Preto, 26/10/1993), foi um humorista brasileiro, célebre por suas participações nos programas de rádio e TV. Com sotaque característico, era conhecido pelo bordão "Ih, Nojento, tcham!".
Na década de 1960, trabalhou com Ari Barroso, no programa “Show do Gongo” (TV Rio), onde ao comando do compositor, "gongava" os calouros.
  
Ficou nacionalmente conhecido no programa humorístico “Balança mas na cai” da Rádio Nacional como o "crioulo difícil" ao lado da atriz Marina Miranda, a "crioula difícil". Tião Macalé era personagem de poucas falas, tendo inclusive alguma dificuldade na articulação das palavras, fato que aumentava ainda mais a sua eficiente performance como humorista.
  
Estreou no cinema em 1970, no filme “Os caras de pau”, mas a grande base de trabalho foi o programa “Os Trapalhões” (TV Tupi e posteriormente TV Globo).
  
Em 1988 e 1989 sua fama atingiu proporções maiores quando fez vários comerciais de paródias cômicas para a extinta rede de supermercados Disco. Em 1989, inclusive, atuou como garoto-propaganda na campanha do candidato Affonso Camargo Neto (PTB) à Presidência da República.
  
Tião Macalé também foi garoto-propaganda do achocolatado Toddy. Naquela época os comerciais eram realizados "ao vivo" e na hora de misturar o leite com o Toddy, Tião notou que o misturador no fundo estava com ferrugem. Mesmo assim, o Toddy foi colocado no copo, e o Tião tomando fez um cara feia. Neide Aparecida perguntou: "E aí Tião tá bom?", e Tião respondeu: "Toddy é gostoso até sem açúcar!!!"
  
Torcedor do Fluminense e assíduo frequentador dos estádios, Tião chegou a passar mal em 2 partidas do time carioca, antes de sofrer seu primeiro derrame. Entusiasta do futebol, organizava, treinava e às vezes arbitrava um time de futebol chamado Dínamo, na altura da rua Santa Clara, em Copacabana, de onde foi morador por muitos anos. 
   
No final de 1992  sofreu um derrame e passou a trabalhar com dificuldade. Faleceu em 26 de outubro de 1993, aos 66 anos de idade, vítima de infecção pulmonar, em São José do Rio Preto.

 

Um comentário:

joelma disse...

Muito oportuno o uso de Tião Macalé para referir-se a FHC, um verdadeiro NOJENTO...