Jorge Vital de Brito Moreira
Meu amigo,
Como
jovem guitarrista, você me pergunta o que eu penso de Jimi Hendrix como músico,
compositor, guitarrista; em poucas palavras, o que eu penso de Hendrix como um
criador e produtor internacional de cultura popular, dentro da área da musica
pop, do blues e do rock tanto estadunidense como mundial.
Não tenho uma
resposta elaborada para a sua pergunta, mas acredito que uma resposta adequada
deveria incluir tanto a dimensão artístico musical como a dimensão ideológico
política porque a existência das contradições decorrentes da luta de classes e
da luta racial nos EUA, denunciada e expressada pela música de Jimi Hendrix,
continuam aprofundando-se na atual conjuntura sócio-econômico-politica do povo
estadunidense.
Do ponto de
vista ideológico político, a vitória do milionário supremacista, racista,
guerreirista Donald Trump ao governo dos
EUA, colocou mais lenha na fogueira da guerra de classes e na guerra racial
(que já vinha ardendo a altas temperaturas desde a fracassada presidência de
Barack Obama) já que os supremacistas
brancos dos EUA se sentem empoderados com a eleição de Trump.
Um dos momentos significativos dessa atual
conjuntura, foi a recente decisão individual do jogador de futebol americano/mulato
Colin Kaepernick de se ajoelhar, antes de cada jogo, durante a execução do hino
estadunidense para protestar contra a opressão, a desigualdade e a brutalidade
racial das pessoas negras e de outras minorias, que geraram um conjunto
de respostas de atletas, políticos, jornalistas e do público em geral, com
muitos o apoiando (incluindo outros jogadores e ativistas) enquanto outros
afirmavam que ele desrespeitava a bandeira e a honra da nação.
O
presidente Trump, durante um comício no estado do Alabama, criticou os
protestos dizendo que os jogadores que realizavam esses protestos eram
"filhos da puta", além de agressivamente denominar o gesto de
"antipatriótico", defendendo que os times deveriam demitir quem se
recusar a ficar de pé durante a execução do hino nacional.
Voltarei ao hino
norte americano e a dimensão ideológica e politica da música de Jimi Hendrix um
pouco mais adiante neste texto, mas agora, neste ponto, eu gostaria de mencionar que como um amante fiel da música popular e
erudita (clássica) que sou, tenho acumulado algumas experiências e algum
conhecimento sobre a história da música executada pela guitarra (acústica e
elétrica) durante o século XX: por essas razões, poderia dar-lhe uma resposta
que penso teria algum interesse para
você e para alguns outros interessados no assunto.
Do ponto de
vista da minha experiência pessoal, comunico-lhe que estudei violoncelo e
guitarra acústica (violão) no Brasil e que atualmente continuo praticando o
violão, o piano, o baixo elétrico e a harmônica, não somente dentro, mas também
fora de casa: em shows e pequenos concertos realizados no México e nos EUA,
onde, em geral, tenho tocado e interpretado música brasileira, latinoamericana,
estadunidense e inglesa.
Do ponto de
vista do meu conhecimento e prática como professor e crítico da cultura, tenho
estado analisando as relações entre cultura, ideologia, estética e política que
são expressadas, explícita ou implicitamente, na música, na literatura, no
cinema ou em qualquer outro discurso cultural produzido dentro do sistema
capitalista de produção da nossa sociedade
ocidental. Naturalmente que tanto no caso da literatura, do cinema ou de
outro discurso cultural, a crítica musical que me interessa deve tratar de
elaborar considerações sobre a linguagem musical e sobre as características
formais desta arte, se nossa intenção é a de esclarecer, através da crítica
didática, aos diferentes tipo de ouvintes desta arte magistral.
Assim, desde
os dois pontos de vista mencionados acima, eu lhe responderia, que nunca
escutei, nem tenho escutado; que nunca assisti, nem tenho assistido a nenhum
artista da guitarra elétrica (ou acústica) comparável criativa e tecnicamente a Jimi Hendrix. Posso
lhe assegurar que já escutei e tenho escutado a grandes artistas deste instrumento,
a verdadeiros virtuoses da guitarra acústica (como os brasileiros Rafael
Rabello, Baden Powell, os espanhóis
Andrés Segovia e Paco de Lucia) e da guitarra elétrica da musica de
blues e rock (como Eric Clapton, Stephen Ray Vaughan, Jimmy Page), da música de jazz e de blues (como Charlie Christian, Django Reinhardt, West
Montgomery, Joe Pass, George Benson) mas nunca ouvi, assisti, nem tomei
conhecimento de um artista tão genial na criação e execução musical da guitarra
como o falecido Jimi Hendrix.
Eu ainda
gostaria de sugerir que desde o especifico ponto de vista das relações entre
cultura, ideologia, estética e política, seria imprescindível que você
assistisse a apresentação de Jimi Hendrix no filme sobre o Festival de Woodstock de 1969 para obter uma imagem estupenda da
absoluta grandeza criativa, técnica e expressiva de Jimi Hendrix: Você poderia
observar como Hendrix utiliza a guitarra para denunciar, numa linguagem exclusivamente
sonora, a guerra e a política militarista do sistema capitalista imperialista
contra a população do Vietnã do Norte.
Em relação a
esta apresentação de Hendrix, gostaria de relembrar e descrever rapidamente
(mesmo com as limitações da palavra escrita) uma sequência de cenas de uma
parte da longa apresentação e exibição de Jimi Hendrix que se encontra neste
filme do Festival de Woodstock.
Nessa sequência
de cenas, o artista Jimi Hendrix está no palco acompanhado por sua nova banda
“Gypsy Sun and Rainbows” formada por cinco músicos: Bill Cox no baixo elétrico,
Mitch Michell na bateria, o guitarrista Larry Lee, os percussionistas Juma
Sultan and Jerry Velez. Hendrix está vestido numa jaqueta indígena azul e
branca com franjas das mesmas cores de estilo apache, usa calças blue jeans e
tem na cabeça uma faixa (bandana) vermelha sobre o cabelo preto estilo black power. No seu pescoço, vemos um
colar de couro com um broche de esmeralda, nas orelhas, duas argolas de prata e
dois anéis: o menor na mão direita, o maior na mão esquerda. Jimi tem entre as
mãos, uma guitarra Fender Stratocaster branca, pendurada do seu pescoço por uma
colorida correia vermelha e branca.
A presença
colorida e multiculturalista de Hendrix no palco do Festival de Woodstock já
mostrava o lado político, social, econômico e racialmente oprimido não somente
do próprio guitarrista Hendrix, mas de uma parte significativa da população
estadunidense. Assim, a maneira de vestir de Hendrix no palco expressava e
sintetizava a imagem das contradições e dos conflitos políticos, econômicos, sociais
e militares que eram escondidas pela imagem da bandeira dos EUA nos anos 60:
uma bandeira que representava claramente a decadência dos valores humanos da
nação estadunidense simbolizada pela guerra imperialista contra o Vietnã.
Diante deste
contexto histórico, Jimi Hendrix surpreende os espectadores e ouvintes quando
subitamente para de tocar suas composições musicais do gênero blue, rock, pop e começa a solar, numa
guitarra branca, as primeiras notas da
melodia de “Star Spangled Banner” (A Bandeira Estrelada), o hino nacional dos
Estados Unidos da América.
Segundos
depois de iniciado o solo, Jimi abandona a acostumada linha melódica da
primeira estrofe do hino e parte para a transformação
da segunda estrofe, alterando a sua linha melódica, desconstruindo lenta e
sistematicamente suas partes super conhecidas (que são sempre cantadas e
tocadas em todas as cerimônias civis, militares ou desportivas dos EUA) até converte-la
na sonoridade terrorífica das bombas,
dos gritos e dos gemidos produzidos pela
guerra dos EUA contra o povo vietnamita.
Musicalmente, Hendrix
representa a tragédia humana da guerra imperialista através de técnicas guitarristicas
(muitas das quais ele inventou e/ou aperfeiçoou) que eram pouco conhecidas e/ou
utilizadas durante os anos 1960.
Através da linguagem intrínseca e exclusivamente musical da guitarra elétrica, Jimi Hendrix faz artisticamente uma das maiores denúncias político-sonoras do imperialismo no século XX: uma denuncia que é equivalente no plano cultural à denuncia político-pictórica de Pablo Picasso da tragédia espanhola causada pelo fascismo franquista na guerra civil espanhola no seu painel “Guernica”.
Logicamente que depois da execução/desconstrução do Hino “Star Spangled Banner”, a direita politica conservadora dos EUA (furiosa com o desmascaramento do imperialismo estadunidense), manipulou as imagens (circenses) de Hendrix no concerto do Festival de Monterrey, e começou a denegrir (através da mídia corporativa) o extraordinário talento musical de Jimi Hendrix classificando-o de palhaço da guitarra e drogado (1).
Apesar da propaganda contra Hendrix e de sua performance circense (Jimi podia tocar a guitarra com a mão esquerda, com as cordas invertidas, podia tocar enquanto a guitarra se encontrava nas suas costas, podia tocá-la com seus dentes, podia tocá-la enquanto dava cambalhotas no palco como um equilibrista de circo, e no final da sua apresentação no Festival de Monterrey, Jimi, depois de atear fogo na sua guitarra, despedaçou o instrumento no chão do palco, jogando os restos da guitarra para a platéia), alguns dos maiores guitarristas do século XX (Pete Townshend, Eric Clapton, Jeff Beck) e muitos outros gênios musicais da música de Jazz (como Miles Davis e Gil Evans), afirmaram, depois da apresentação de Hendrix no Festival de Monterrey, que nenhum artista podia tocar a guitarra como Jimi Hendrix: alem de ser um solista fantasticamente talentoso, do “outro mundo”, sua técnica e sua criatividade, estavam muitos anos na frente dos melhores do seu tempo.
Apesar da relativa perda da importância do papel político do intelectual/cultural defensor dos pobres e dos oprimidos (tais como os revolucionários Karl Marx, Lenin, Trostky, Che Guevara, Gramsci, Lukacs, Sartre, Franz Fannon, Carlos Mariguela, Paulo Freire, Manuel Sacristán...) dentro dessa etapa de capitalismo neoliberal e globalizado dos nossos dias, me parece sumamente importante reivindicar e revitalizar a importância desse trabalho intelectual (teórico e prático) não somente no plano da filosofia, da literatura, da política, mas também reivindicar e revitalizar a importância do trabalho no plano artístico, musical-ideológico-político ante o sistema capitalista, de artistas como Jimi Hendrix, John Lennon e Frank Zappa (2).
A trajetória inteira desses extraordinários intelectuais e artistas da área musical, literária, pictórica e cinematográfica, sempre estiveram na mira da guerra cultural que a CIA e as ditaduras (no Brasil e na América Latina) estabeleceram na defesa do imperialismo norteamericano contra os movimentos de emancipação político-sócio-econômica-cultural do período: a luta dos povos oprimidos pelo socialismo, do movimento Black Power, do movimento pelos direitos civis, pela liberação das mulheres, do movimento Underground, do movimento Hippie e outros movimentos contraculturais de emancipação social e humana.
NOTAS
1) Eu concordo com o livro Addiction treatment (2018) de Van Wormer e Davis quando
declara que "Richard Nixon foi o primeiro presidente estadunidensa a
declarar a "guerra contra as drogas", e que esta foi uma estratégia
planejada para se separar da “guerra contra a pobreza" do liberal Lyndon Johnson. Mas gostaria de ir além do
livro de Van Wormer e Davis e afirmar que Nixon fez sua “guerra contra as drogas”,
não só para tentar destruir a resistência do movimento contracultural da década
de 1960 contra a Guerra do Vietnã, mas para ofuscar e ocultar sua notória
imagem de criminoso de guerra, uma vez que ele foi o responsável pelos
assassinatos de centenas de milhares de habitantes do Vietnã do Norte, enviando milhares de soldados americanos para
a morte durante a Guerra do Vietnã. O escritor britânico e jornalista de
investigação, Christopher Robbins, afirma em seu livro Air America (1985) que
quando Nixon lançou a guerra ilegal no Camboja, foi construída, dentro da sede da CIA no norte
de Laos, uma nova instalação, onde o ópio em massa era refinado em heroína e
enviada para o exterior.
O livro de Robbins, Air America (1985), foi transformado em um filme
americano muito popular com o mesmo nome "Air America", estrelado por
Mel Gibson e Robert Downey Jr., atores que pilotavam os aviões Air America da
CIA, em missões voadoras no Laos, durante as guerras do Vietnã e do Camboja.
Até onde sabemos, o movimento contra cultural da década de 1960, formado
por muitos movimentos progressistas (Civil
Rights, Anti-War moviment, Feminism moviment, New Left moviment, Hippie
moviment entre outros) foi sistematicamente atacado e reprimido pelas autoridades
estadunidenses: não só pelo criminoso Richard Nixon, que foi impedido (impeached)
pelo Congresso dos EUA, mas também pelos seguintes presidentes dos EUA, Ronald
Reagan, George Bush (pai), Bill Clinton, George W. Bush (filho) e Barack Obama.
Agora é a vez de Donald Trump.
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