segunda-feira, 2 de julho de 2018

Pensatas de Domingo na segunda-feira


Pretendia publicar neste domingo algo sobre Andrés Manuel López Obrador e sua eleição como o primeiro presidente de esquerda eleito no México... uma quebra no viciado poder oligárquico do PRI (Partido Revolucionário Institucional), pelo partido que criou para vencer as eleições, o Movimento Regeneração Nacional (Morena) com 53,6% dos votos. Mas infelizmente somente hoje pude obter dados sobre esta espetacular vitória.

É a terceira alternância em 18 anos. Após 12 anos de domínio da PAN (Partido Acción Nacional), o PRI reconquistou a presidência e o Parlamento em 2012. Mas, desta vez, o que acontece é muito mais do que uma alternância. É um terremoto que, para os analistas, constitui a maior ruptura na história moderna do México. O PAN está dilacerado por divisões provocadas por alianças que Anaya fez e o PRD está em vias de ser esvaziado em benefício do Morena. 

Obrador é conhecido por ser um firme crítico da elite governista, a quem chama de “máfia do poder”, e em sua campanha, prometeu erradicar a corrupção e pacificar o país assolado pela violência. Vamos aguardar seus passos. E torcer!

Nenhum comentário: