sexta-feira, 21 de agosto de 2009

As veias abertas do PT

Apesar de pertencer aos quadros da sujíssima Igreja “Universal” Romana, Dom Pedro Casaldáliga – assim como outros sacerdotes ligados à “Teologia da Libertação” –, é uma personalidade que merece respeito, por pertencer a este movimento que no Brasil, como também em outros países do Terceiro Mundo representa um grito de protesto contra a exploração e a espoliação provocadas pelo império em sua sede vampiresca de sugar tudo o que temos... Até a última gota.
Li no site “América Latina en Movimiento” (1), importante análise de sua autoria sobre o esfacelamento do PT, após o duvidoso apoio a Sarney, gerado por uma manobra de politicagem barata e eleitoreira que fez com que o Sr. da Silva tirasse a sua máscara.
Transcrevo a seguir alguns trechos desta matéria, a qual nos apresenta um retrato fiel da situação de um partido cujas origens suspeitas (2) vão-se tornando mais evidentes a cada dia que passa.
“Está difícil pensar o Brasil. Os últimos acontecimentos, desmoralizando o Congresso Nacional – que deveria ser para o povo a grande referência da ‘ordem e o progresso’ e estraçalhando o PT – que parecia ser ‘a esperança vencendo o medo’, tornam difícil pensar o Brasil. Que Brasil temos? Que Brasil queremos? Que Brasil podemos ter já? E que Brasil forjamos para um futuro próximo, um verdadeiro ‘Brasil de todos’?...”
“(...) Certamente, o PT (e com ele o Governo de Lula) tem que reconhecer suas culpas e aprender a lição. Certas alianças só levam a certas concessões e a certas claudicações. O fim justo não justifica os meios injustos. E o Partido e o Governo não são o fim. A reeleição não é o fim. Não se deve assegurar o poder para continuar no poder mas, em todo caso, para servir ao povo. Já sabemos, por longa experiência mundial, que o poder facilmente corrompe. Rubem Alves escreve muito sabiamente: ‘A política, como vocação, é a mais nobre das atividades do ser humano; como profissão, a mais vil’. O PT- cúpula tem que entender também que o Brasil povo não precisava nem queria continuar sendo uma colônia do FMI ou do BM, nem um escravo do sistema financeiro, nem uma marionete das elites privilegiadas. Para isso, bastava continuar com os partidos da direita e suas corrupções de sempre...”
“(...) Entidades políticas, sociais, sindicais, culturais, religiosas, a cidadania, a sociedade civil, vêm lançando manifestos e programas. ‘Ética na política’...”
“(...) Retomando os temas fundamentais da esquerda, começando pela ética na política e pela prioridade das políticas sociais, mas, também, por um modelo econômico centrado no mercado interno de consumo popular, pela reforma agrária, pela economia familiar camponesa, pela luta contra os transgênicos, pelos direitos dos povos indígenas, pela defesa da Amazônia, pelo orçamento participativo, por uma reforma política democrática e pluralista, pela integração latino americana e do Sul do Mundo...".

(1) A matéria completa pode ser lida em:
http://alainet.org/active/9113&lang=es
(2) A versão mais grave sobre o PT é a de que, ao ser fundado, teve o apoio da CIA com o propósito de esvaziar o “perigo Brizola”. Devemos ressaltar que esta movimentação era sigilosa, mas o certo é que alguns integrantes da cúpula do recém-fundado partido sabiam de tudo.

2 comentários:

Ieda Schimidt disse...

O texto dele é excelente e vai fundo na situação atual do PT.
No mais a tua definição da sujíssima igreja católica foi demais.

Jonga Olivieri disse...

E o PT realmente está no seu ponto crítico.
Quanto à "sujíssima", me inspitri no Helio Fernandes que só trata a recista Veja com esta designação.
Pense um pouco na igreja romana, na inquisiçãom nas cruzadas...
Tem coisa mais suja?