sexta-feira, 23 de abril de 2010

Alfie ontem e hoje

O fato de rever “Alfie” (1966) foi o tambem o prazer de assistir um filme décadas após e exclamar com os meus botões: “como é atual!”. Após tantos anos o filme parece que foi feito hoje.
A direção de Lewis Gilbert e a interpretação de Michael Caine (como sempre beirando a perfeição) fazem desta obra sobre Alfie Elkins, um homem que se ocupa primordialmente em conquistar mulheres, mas que, em determinado momento começa a ver seus sentimentos abalados por fatos novos e fora do seu controle, como gravidez ou amor paterno, que balançam os seus valores amorais e “machistas”.
Este filme pode ser considerado uma autêntica comédia/drama. E tem uma característica marcante do diálogo do personagem com a platéia, uma abordagem brechtiana de “distanciamento” aplicada ao cinema.
No excelente elenco ainda contamos com a presença da excelente “gordinha tesuda” Shelley Winters no papel de Ruby, Julia Foster, Jane Archer, e, por coincidência, um tal de “Alfie” (1) Bass no papel de Harry.
A história é baseada em peça de teatro de Bill Naughton, o roteiro adaptado é do autor. E a trilha sonora escrita por Burt Bacharach e Hal David, interpretada por Cilla Black é sucesso até hoje, tendo sido cantada tambem por intérpretes como Whitney Houston, Barbra Streisand, Cher ou Dionne Warwick.
Não confundir com a versão estadunidense de 2004, apenas um “arremedo” desta obra prima, apesar do bom elenco liderado por Jude Law no papel de Alfie, Suzan Saradon e Marisa Tomei sob a direção de Charles Shyer.
......
(1) Alfie é apelido de Alfred, um nome comum...

8 comentários:

André Setaro disse...

Um dos primeiros filmes que vi com Michael Caine, "Alfie", se não me engano tinha o título em português "Como conquistar as mulheres", é uma comédia satírica e um tanto quanto 'forte' para a época. Vi-o apenas nos idos de 1967 e, depois, nunca mais tive a oportunidade de assisti-lo. Mas a impressão que causou, no adolescente que eu era, foi forte. Lembro-me ainda de sua imagens. O 'post' ajudou a saber que possui cópia em DVD. Vou procurá-la.

Jonga Olivieri disse...

Sim, o título era: "Alfie - como conquistar as mulheres", assim como a versão de 2004 é "Alfie - o sedutor".
É um filme forte até hoje, porque a crise moral do personagem aborda um questionamento de certa profundidade.
Outro detalhe interessante é que na primeira cena aparece um vira-latas, que somente reaparece no final do filme, quando Alfie, solitário o encontra na chuvosa noite londrina e atravessa uma ponte sobre o Tamisa, enquanto a música tema é tocada. É uma cena linda que vale e pena assistir. Até porque, coisa rara à época aparecem os créditos de atores e do diretor. O link é: http://www.youtube.com/watch?v=48oLsDImC5A

Ieda Schimidt disse...

O que eu poderia dizer-te senão que acho este filme, claro que na versão com o excelente Michael Caine.
E a tua postagem esclarece alguns pontos que eu não lembrava muito, como a autoria da música de Burt Bacharat.
Valeu guri.

Jonga Olivieri disse...

E a trilha virou sucesso.
rProcure no YouTube e você vai ver a quantidade de intérpretes que a cantam... Vale a pena conferi, Ieda!

André Setaro disse...

Li que Michael Caine concorre a uma vaga na Câmera do Reino Unido. Tem tudo para ganhar porque um ícone da Inglaterra e do cinema mundial. Gostava muito dele como o agente Harry Palmer em 'Ipcress, o arquivo confidencial', 'Funeral em Berlim', 'O cérebro de um bilhão de dólares'. Caine é um ator e uma personalidade admiráveis, um dos poucos carismáticos que ainda estão vivos.


Está excelente (aliás em quase tudo que faz) em 'Jogo mortal' (Sleuth, 1972), quando contracena com Laurence Olivier num verdadeiro duelo interpretativo.

Jonga Olivieri disse...

Atores ingleses, quando medianos podem ser considerados excelentes.
Mas, Caine é muito além disto, um excepcional intérprete, que, entre outras coisa segurou dois Batmans...
Mas você de referiu a um filme que para mim é uma verdaeira obra prima que é "Jogo mortal" (Sleuth, 1972) direção de Joseph L. Mankiewicz, qie para além deles dois em cena, tem uma pequena participação de Alec Cawthorne.

Pena que no momneto temos a péssima série "Jogos mortais" que pode confundor muiata gente, devido à nossa tradução, já que 'sleuth' significa sabujo, uma esécie de cão de caça...

Popeye disse...

Só via a versão mais nova e confess o que não achei tão ruim assim.

Jonga Olivieri disse...

Porque não tem como comparar, naõ é?