terça-feira, 6 de abril de 2010

Pré Jornada Internacional de Cinema - BA

.............
.........
..............
..........
.........
...............
Stela B. de Almeida, socióloga e Professora Adjunta de Sociologia da Educação/UFBa (Universidade Federal da Bahia) enviou-me informações que, de forma resumida, publico abaixo (1).

Mostra de filmes:
Povos Indígenas do Brasil
Sala Walter da Silveira
9 a 15 de abril de 2010
.........
Programação especial do Clube de Cinema da Bahia, com filmes dedicados à luta dos Povos Indígenas do Brasil. Após a sessão de 15 de abril haverá um debate no qual contaremos com a participação especial de Maria Hilda Paraíso, Hirton Fernandes, Yakuy Tupinambá e Franklin Oliveira Jr.

Exposição Fotográfica:
Guido Boggiani y el Chaco. Una Aventura del Siglo XIX
Biblioteca Pública do Estado
9 a 15 de abril de 2010
.........
Exposição fotográfica do trabalho pioneiro do pintor e fotógrafo italiano Guido Boggiani (1861-1901). Nome de destaque da pintura naturalista na Itália, o artista veio em 1887 para a América do Sul, passando a pesquisar, a vida e cultura dos índios do Gran Chaco, região fronteiriça entre Brasil, Argentina e Paraguai. Sua obra foi salva por Alberto Vojtech Fric (1882-1944) que conseguiu recuperar 415 fotos.

(1) Maiores informações e a programação completa está no blogue “Cultura, Política e Cinema” (link ao lado) ou http://stelalmeida.blogspot.com/

6 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Boggiani foi um pintor, etnólogo, fotógrafo e “aventureiro” italiano, que percorreu o interior do Brasil, Bolívia e Paraguai para documentar a vida dos índios da região. Hoje, reconhecido como um pioneiro da etnologia. Foi morto em ritual pelos nativos.
Seu diário registrou observações sobre a cultura Kadiweu e foi publicado na Europa, tendo despertado a atenção de nada mais, nada menos que de Claude Levi-Strauss, que viajou ao Pantanal em 1930, em busca dos caminhos trilhados por Guido Boggiani. Desta viagem, Strauss escreveu em 1935 o livro Tristes Trópicos, considerado um marco da antropologia estruturalista.

Jonga Olivieri disse...

Em “Tristes Trópicos”, Lévi-Strauss, que veio ao Brasil para exercer a função de Professor de Sociologia na recém-fundada USP, não se limitou a descrever a sua vivência com os índios como fez também uma descrição do Brasil da época, de sua história e de tudo o quanto observou nas suas expedições de estudo às zonas do Paraná, do Pantanal, da Amazônia e do Sertão.

Popeye disse...

Não conhecia nada deste pintor e fotógrafo Guido Boggiani, mas em todo caso aprendi alguma coisa.
Mas a programação de filmes no blog da Stela B. Almeida é muito interessante. Têm filmes como Yã Katu O Brasil dos Villas Boas. 2004, 63’), Rondon: Amor, Ordem e Progresso (2003, 87’) ou O último Kuarup Branco, 2007, 52), além de outros filmes mais curtos mas cujas sinopses estão muito boas.

Jonga Olivieri disse...

Que bom que você gostou "sailor man".
Se conhecer alguem em Salvador, divulgue...

maria disse...

Sei. A Stela que às vezes faz comentários no seu blog.
Parabéns Stela por estar envolvida em um projeto para valorizar a cultura índia no Brasil.

Jonga Olivieri disse...

É isso aí, Mary. Comenta no blogue dela!