sexta-feira, 7 de maio de 2010

Alguns prós e muitos contras

Outro dia fui pela primeira vez à estação General Osório. Até demorei, confesso, pois por falta de tempo disponível ainda não havia ido lá. Coisa rara, tendo em vista que já se passara cerca de um mês de sua inauguração. A questão é que sou um metromaníaco... Por achar o meio de transporte perfeito já andei em muitos metrôs. Aliás os de todas as cidades em que fui. No Brasil e em outros países.
E confesso que fiquei deslumbrado com a estação. Ampla, cheia de esteiras e escadas rolantes, Algo como a Arcoverde, só que de gosto mais apurado. Chamou-me atenção o fato de haver sinalização para banheiros, coisa que não existe na maioria delas. E, confesso que, por instantes, me "ufanei" da minha cidade. E pensei que agora com a Copa e as Olimpíadas tem que haver uma definitiva consolidação do metrô/Rio.
É fato que a “privatização” trouxe muitos problemas. Sou plenamente favorável a reencampar o sistema. Primeiro porque existe uma empresa “opportunista” (1) por detrás de tudo isto. Imaginar que (e de que forma) esta empresa renovou um contrato de concessão até além de 2030?! Isto não existe! Segundo porque houve um descaso quanto á ampliação da frota, que está aí, caquética, a circular desde 1979.
A inauguração da nova linha dois teria que ter aumentado o número de vagões para garantir um bom desempenho. Mas somente vão chegar em 2011. O resultado disso foi a redução de uma composição nos comboios e um intervalo muito grande entre os trens. Um desastre pela espera que supera os cinco minutos. E a estação Cidade Nova? Quando vai ser inaugurada? Também em 2011... Quer dizer: deixassem tudo para ser feito no ano que vem. Caramba, é preciso pensar tanto para concluir o óbvio.
Mas aí veem os interesses eleitoreiros, já que o Estado e a Prefeitura são quem realizam as obras. E estamos em 2010, ano de eleições. Não se esqueçam.

(1) A empresa é a Opportrans, e faz parte do Grupo Opportunity. De quem? Daniel Dantas. Procure no Google e tire suas conclusões.

6 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Olha, gosto muito mais do metropolitano do Rio que o de São Paulo.
Aliás, paulistanos são é bestas e prepotentes. O metrô deles começou a ser construído no mesmo ano do da Cidade do México, que hoje é pelo menos umas 10 vezes maior que o deles.
Teu 'ufanismo' carioca procede. O metrô do Rio teve que combater uma máfia controlada pelos donos das companhias de ônibus. Sei disto porque meu ex-marido acompanhou este caso inteiro como advogado.
Então o fato do metrô do Rio chegar a Ipanema e com todos os solavancos estar a se consolidar é uma vitória muito grande.

Jonga Olivieri disse...

Obrigado, Ieda Meria. 'You're a angel!'
Porque ouvir o que ouvi da "paulistada desvairada" e convencida é sempre bom. Principalmente quando vem de uma "não carioca"!
E o metrô do Rio avança, mesmo com os problemas gerados pela privatização, etc.

André Setaro disse...

Gosto muito do metrô do Rio de Janeiro. As circunstâncias da vida me fizeram um baiano, porque nasci no Rio, na velha Tijuca, quando para se chegar à Zona Sul era uma dificuldade. Nasci na Zona Norte, na rua Maria Amália, bem perto de uma imensa fábrica da Brahma toda pintada de um vermelho berrante. A Brahma me acompanha desde então.

Jonga Olivieri disse...

Inverso de si, sou um baiano de nascimento que adotei o Rio de Janeiro. Bom, ser carioca é um "estado de espírito", o que torna tudo mais fácil.
Conheço a Rua Maria Amália, pois em certa ocasião fui muito a um hospital ali perto.
Visitei a rua, pois sabia que ali havia morado, tendo visto a casa em que moraste com sua mãe (minha tia Lulu)...
Por incrivel que pareça, e, apesar de meus apenas (+ ou -) sete anos eu tive 'flashbacks' de qualquer visita que fizemos alí.

Popeye disse...

É difícil dizer se o nosso metrô é melhor do que o de São Paulo.
Sem dúvida é mais simpático, mais arejado, mais charmoso.
Mas o Rio é isso mesmo, uma cidade muto mais simpática, arejada e charmosa do que sâo Paulo.

Jonga Olivieri disse...

Você tem toda razão, Sailor man. Até porque o que você faria a navegar pelo rio Pinheiro? Ou pior ainda, pelo Tietê
Seria muita vontade de ficar doente!