domingo, 23 de maio de 2010

Domingueiras

Já totalizam 296 dias de censura ao Estadão. Para quem não se lembra, a censura ao jornal foi motivada por ação de Fernando Sarney, filho do senador, que sentiu-se “moralmente atingido” por matérias publicadas a respeito de suas ligações com a chamada “Operação Boi Barrica”, que investiga suspeitas de ilegalidades em movimentações financeiras feitas por empresas da sua família na campanha eleitoral de 2006 no Maranhão.
Enquanto isso, a pizza maranhense continua sendo servida em grande estilo a favor do clã Sarney... Quando é que isso vai mudar? Se é que algum dia mudará!

O cinema está realmente numa crise existencial profunda. Primeiro o excesso de computação torna os filmes estandartizados, quase que uns iguais aos outros. E agora, as trilhas sonoras. Claro que autores como Bernard Hermann, Henry Mancini ou Nino Rota tinham seus estilos característicos. No entanto até nisso a coisa está se embaralhando. Ao assistir “Alice” de Tim Burton, achei a trilha muito parecida com a de “O senhor dos anéis”. Ao chegar em casa e conferir levei um susto, pois a do filme de Burton é de autoria de Danny Elfman, enquanto a do “Senhor dos anéis” é de Howard Shore. Estranho!

A partir da análise das filosofias e correntes de pensamento que estão na origem do espírito “libertário”, Jean Préposiet apresenta-nos em “História do Anarquismo” um quadro histórico completo das correntes anarquistas (1).
Começa por traçar o percurso político e doutrinário dos fundadores --Proudhon, Bakunin (2) ou Malatesta--, analisa o papel desempenhado pelos anarquistas durante a revolução russa ou na guerra civil espanhola (3), e recorda os símbolos do movimento.
O livro está disponível na Livraria da Folha

A 1ª Vara Criminal Regional de Bangu, recebeu denúncia apresentada pelo Ministério Público contra um padre polonês, por crime de violência sexual praticado contra um ex-coroinha (à época com 16 anos), segundo informações divulgadas na ultima sexta-feira.
De acordo com a denúncia feita pela titular da 29ª Promotoria de Investigação Penal, no início do mês de março de 2007, na casa paroquial da Igreja Divino Espírito Santo, no bairro de Realengo, o padre constrangeu o jovem e utilizou algemas para cometer seus abusos.

(1) O movimento anarquista tem correntes muito variadas e até opostas entre si que vão do nihilismo ao anarco-sindicalismo. Para se entender um pouco de tendências tão diversas tem-se que aprofundar bastante os estudos.
(2) Bakunin e Prokotikin foram lideranças do anarquismo no século XIX que bateram de frente com Marx e Engels, principalmente à época da Comuna de Paris com relação a métodos organizacionais, filosóficos e ideológicos. Porem Marx já havia estabelecido anteriormente uma polêmica com Proudhon devido a divergências semelhantes.
(3) O anarquistas tiveram um papel importante na guerra civil espanhola, tendo, ao lado dos trotskistas do POUM (Partido Obrero de Unificación Marxista) assumido a oposição de esquerda a tendências oportunistas do Partido Comunista local.

6 comentários:

André Setaro disse...

A censura ao Estadão é uma mancha na democracia brasileira. Mostra o poder de um oligarca, Sir Ney, que interfere no Estado do Direito simplesmente porque o seu dileto filho foi ameaçado. E está provada a sua alta corrupção, o desvio de dinheiro para depósito em bancos estrangeiros etc.

O cinema mudou muito a ponto de, comentarista dele, vejo poucos filmes, apenas alguns selecionados, um Resnais, por exemplo. Tenho uma razoável coleção de vinil com as partituras dos grandes mestres: Bernard Herrmann, cuja música dissonante leva a catarse, Elmer Bernstein, Miklos Rozsa, Victor Young, David Ratzin, Henry Mancini, Georges Delerue, Michel Legrand, o grande, o mestre Ennio Moriccone, Dimitri Tiomkin etc, etc. Não mais existe partituristas que se possam igualar a estes grandes senhores.

"Sou anarquista, graças a Deus", disse Luis Buñuel.

André Setaro disse...

A partir do momento em que você, caro Jonga, passou a colocar imagens no blog, este passou a ter uma maior vivacidade, ainda que a substância esteja nos textos.

Jonga Olivieri disse...

E a pizza está sendo servida a cada um dos que a saboreiam... Na calada da noite.
O que se poderia dizer de Fernando? No caso dele: "quem sai aos seus já nasce degenerado" hehehe!

Ontem, virei pro meu filho e disse-lhe que "Fúria de titãs" eu somente assistiria em DVD. Isto porque não aguento mais estes filmes iguais, barulhentos, "filmeclipes" no seu dizer, caro André.
Havia uma certa esperança em "Alice", mas...
E o pior foi este 'trem' de trilhas semelhantes de autores diferentes. O engraçado é que Danny Elfman fez algumas trilhas para filmes, não somente de Burton, mas tambem de diretores assistíveis, o que, nos dias de hoje signiufica dizer "os bons do momento"

Anarquistas... O que pegou com eles é que, quando sérios (anarco-sindicalistas o são) ainda voam alto na questão de o que fazer com o Estado após uma 'mudança' política e econômica; aquilo que se chamava 'revolução'...
Mas nos deixaram personalidades importantes, principalmente em inícios do século XX, nas artes plasticas, no teatro ou no cinema (como Buñuel). Devemos a anarquistas o Dadaísmo e sua rica consequência: o Surrealismo.
Trotsky tinha uma especial admiração pelo que criaram neste terreno, quando combatia aquela 'aberração' saída das entranhas de Stalin chamada "Realismo Socialista"...

Ieda Schimidt disse...

Tu está com todo a corda hem piá?
Gostei de mais deta tua Dominngueira e/ou pensata de domingo.
Gosto tambem quanfo trocas o nome da postagem para que não fique monótono.
O que prova que és um cavalo colhudo!

Jonga Olivieri disse...

Sim André. É o tal caso do 'appetite appeal" como usualmente conhecido em publicidade.
Aliás, hoje particularmente com a pizza quase que uma foto legebda!

Jonga Olivieri disse...

De vez em quando faço isso, Ieda!