domingo, 31 de outubro de 2010

Pensatas de domingo

O quê você acharia da rainha da Inglaterra dando palpites nas nossas leis e nos nossos problemas internos? Ou do imperador do Japão? Ou do Dalai Lama? Indo mais longe, mesmo algum presidente de qualquer país!
Sei lá... Bate mal no meu íntimo ouvir ou ler a notícia de que o papa é contra o aborto no Brasil! Tudo bem que ele recomende aos bispos, seus representantes, qualquer opinião que possam dirigir aos seus “fiéis”. Mas divulgar isto publicamente?! Afinal eu não tenho nada a ver com o que ele pensa. E nem quero saber! Alem de se constituir em notória intervenção de um Estado nos negócios internos de outro.
Ainda mais ele, o representante de uma das últimas monarquias absolutistas. Vai se catar, Bento XVI... Vai cuidar das centenas de padres pedófilos que você acoberta, em nome do deus de quem se diz apóstolo (1)!

Hoje é dia de exercer o papel criado pelo poder, o poder de fato, o poder estabelecido pela burguesia em nos iludir de que “votar é importante”. Quando na realidade os eleitos o são pelo poder econômico e lobbies...
Mas o que nos resta? Minha intenção real era o voto nulo. Mas, num momento em que o energúmeno FHC (2) e sua quadrilha estão arriscados de voltar ao centro de direção deste país, só me resta mesmo votar na sua opositora. Voto triste, pois não confio na candidata, não sinto firmeza nas suas propostas, nem acredito nas suas promessas. Mas voto nela para derrubar o outro (muito pior em tudo). Infelizmente e mais uma vez o voto (in)útil!

Hoje tambem é noite de Halloween. Noite de que mesmo? Olha só isto não tem nada a ver com nossos costumes ou folclore. E não é xenofobia. É uma questão de apenas valorizar os ricos costumes populares nativos. Mas, a globalização tem dessas coisas. Impõe novos costumes e festas “populares”, como este que surgiu dos povos gauleses e britânicos entre os anos 600 e 800 e foram exportadas para os países colonizados pela Inglaterra.
Porem o terror mesmo vai ser enfrentar um dia 31 inteiro à espera do resultado das eleições. E ver se conseguimos banir pra longe Serra, FHC e toda a sua camarilha. Pelo menos por mais quatro anos.

(1) Historicamente os Ortodoxos foram a primeira grande cisão no Catolicismo porque discordavam de ter um representante máximo do seu deus na Terra. Eles continuaram com os patriarcas (reles mortais) como seus chefes.
(2) Os direitos autorais da expressão pertencem ao Professor André Setaro.

9 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Nessa do Papa tu pegou pesado mesmo. Mas vale. Por momentos você beirou o humor sério do "Casseta" quabdi se concentreva no "Planeta Diário" excelente tablóide com o mesmo nome do jornal de Metroplolis.
Mas tua veia humorística continua solta. Gosto assim... gostamos todos, scho.
Finalmente fiz comentários no Setaro's Blog, que sempre que posso leio.

André Setaro disse...

Que foto fantástica! Capaz de mostrar o Papa como um débil mental acossado pela incapacidade da lucidez e da coerência. Na verdade, homem de estudos profundos, Doutor na expressão da palavra, mas profundamente reacionário. Basta dizer que fez parte da Congregação para a Doutrina da Fé, eufemismo para mudar o nome de Inquisição (que ceifou tantas vidas há poucos séculos atrás). Alemão de boa cepa, ariano, fez parte da Juventude Hitlerista. Em minha exígua trajetória de vida, conheci alguns papas, isto quer dizer: fui contemporâneo deles. Pio XII, que fechou os olhos para as atrocidades de Benito Mussollini; João XXIII, que renovou a Igreja através do Concílio Vaticano II e foi um homem bom (no sentido spinoziano do termo), sendo,inclusive, elogiado por Pier Paolo Pasolini, que dedicou a ele 'O evangelho segundo Matheus'; Paulo VI; João Paulo I, o 'papa sorriso', que morreu assassinado porque queria investigar a corrupção no Banco do Vaticano; João Paulo II, o papa 'globe-trotter'; e este fascista 'sitgmático' Bentinho 16.

Jonga Olivieri disse...

Tambem foram os papas de que me lembro ao longo da minha vida.
Mas a história do papado é cheia de figurinhas e de disputas, assassinatos e outras coisas, como nos tempo dos Borgia e tantos outros.
Em nossa época os piores mesmo foram o polonês J. P. II pela falsidade com que tentava mascarar seu reacionarismo por detrás de uma alma "bondosa" e universal e este atual, que não consegue ter máscaras. Como na foto que na verdade retoquei colocando o olho vesgo...

Jonga Olivieri disse...

Quando escrevia estava com o meu temperamento escrachado e raivoso. Pensei em declararmos guerra ao Vaticano, pois aquilo é um Estado, apesar de não parecer, até porque sustentado em grande parte pelas scaolinhas que rodas as igrejas... Grrr... Nem gosto de pensar nos pobres que saceificam seus tostões para... Bem são como as indulgências. Ou como ainda nos tempos de Lutero, a tentativa de comprar um lugarzinho no Alem...
E assim está aí, o Ouro do Vaticano!

André Setaro disse...

João Paulo II tem uma forte influência no desmantelamento do chamado 'comunismo' que tinha à frente a União Soviética. Ele e Ronald Reagan com a ajuda inestimável de Gorbatchov.

Jonga Olivieri disse...

Sem dúvida. Mas o "império soviético" já estava condenado pelas contradições de uma revolução traída desde que Stalin a assumiu.A II Guerra Mundial ajudou o ditador a estender-se no tempo.
Gorbatchov só deu um empurrãozinho para que aquilo caísse.
Se fosse algo sólido nem Tragan nem o papa o teriam derrubado. Até porque a igreja Romana pouca influência tem para aqueles lados.

André Setaro disse...

E obrigado pela parte que me toca. Sim, FHC, sobre ser homem pusilânime e autoritário, é, realmente um energúmeno. Contou-me um ex-aluno dele na USP, hoje professor aposentado, que FHC (que tinha o apelido de "Boca de Sovaco"), quando professor e chefe do departamento da faculdade da rua Maria Antônia (SP), prejudicava os professores que não seguiam a sua cartilha, trocando suas disciplinas, afastando-os, às vezes, delas. Muitos foram preteridos e tiveram sua carreira podada. Segundo o mesmo professor, Dona Ruth não praticava arbitrariedades. Era, sim, severa nos estudos, mas preocupada com o aprendizado de seus pupilos. Assim como o marido, o energúmeno, não tinha o imprescindível senso de humor.

André Setaro disse...

Obrigado Ieda, pelos comentários em meu blog. Foram valiosos.

Jonga Olivieri disse...

FHC e´uma triste figura...