quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Palmas porque ele merece!

Montei esta composição em homenagem ao trabalho incomparável deste que é
o maior ilustrador brasileiro de todos os tempos!


José Luiz Benicio da Fonseca --o Benicio--, começou na carreira como aprendiz de desenhista em Porto Alegre, aos 16 anos. Veio para o Rio em 1953 passando a trabalhar na Rio Gráfica e Editora (hoje Editora Globo). Em 1961 começou a trabalhar na McCann Erickson e realizou importantes trabalhos para a Esso, Coca Cola, além de outros clientes de porte. Em 1964 foi para a Denison Propaganda.

Depois trabalhou na Editora Monterrey onde fazia capas de pocketbooks para a série “Gisele a espiã nua que abalou Paris” e "Brigitte Montfort", também uma linda e sexy espiã. A partir dos 1970, foi o mais solicitado e famoso ilustrador de cartazes do cinema nacional, chegando a produzir mais de 300 deles. Além disso era dos mais disputados ilustradores pelas agências do Rio e São Paulo.

Agora está sendo lançado o livro Sex & Crime - The Book Cover Art of Benicio que traz uma seleção das criações de Benicio para os pocketbooks, para a revista Playboy e algumas peças publicitárias. O lançamento aconteceu ontem na Cartel 011, à Rua Artur de Azevedo 517, Pinheiros, São Paulo.

Um detalhe, em reuniões na casa do Benicio, ele revelou-se um exímio pianista, tocando de improviso qualquer música solicitada pelos amigos.

4 comentários:

Joelma disse...

Que trabalho lindo o deste Benicio. Lembro de alguns cartazes de cinema. Como Dona Flor e seus dois matidos. Não foi dele?

Jonga Olivieri disse...

Sim, Joelma. Este cartaz e mais uns 300 foram dele.

Mário Alves disse...

Olha são ilustrações hiper realistas. Impressionante o desenho dele. É tudo muito perfeito.

Jonga Olivieri disse...

Olha, amigo Mário, o Benicio vai além do hiperrealismo porque as ilustrações dele teem alma, teem uma expressividade maior ainda.