domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pensatas de domingo com “papo de cachimbeiro”


Postei aqui recentemente uma matéria na qual me refiro ao fato de a Wilder Finamore, antiga e tradicional fabricante de tabacos para cachimbo situada em Juiz de Fora, a mais carioca das cidades mineiras, estar suspendendo o fornecimento dos seus fumos para o Rio de Janeiro.
Ouvi este papo na Gryphus, uma tabacaria na Rua Buenos Aires, na qual compro regularmente as minhas reservas. Sim, porque um cachimbeiro está sempre fazendo estoques de seus fumos prediletos, diferindo do fumante de cigarro, por exemplo. E o pior de tudo, confirmei outro dia na Africana, a famosa e antiga tabacaria da Praça XV, na qual passo de vez em quando.
Haviam duas pessoas conversando sobre a especulação, pois fumavam Dutsch Fisherman, um fumo neutro da Finamore, e um dos poucos que teem navy cut. Atento, ousei meter-me na conversa e um deles chegou a insinuar que a indústria ia fechar as portas.
Mas a verdade é que desde que soube pela primeira vez da história, abandonei o Irlandês, fumo que capitaneava os meus preferidos, substituindo-o pelo Half & Half, tabaco estadunidense de excelente qualidade que nunca teve cortada a sua importação, desde que os portos (e aeroportos) se abriram para este caminho no país.
Ao mesmo tempo, descobri que os importadores lançaram no mercado uns Davidoff’s excelentes. São várias qualidades e eu comecei com o Red Mixture, um fumo no melhor estilo europeu. Como uns amigos trouxeram da França um Dunhill da qualidade do Early Morning Pipe, o qual economizo ao máximo as ocasiões em que o consumo para durar mais algum tempo, até que alguém viaje à França novamente para trazer algum do mesmo nível.
Paralelamente redescobri os Cândido Giovanella, marca já tradicional do sul de excelente qualidade, comprei um de sabor hortelã. Por incrível que pareça bem melhor do que os de pêssego e outros, na minha opinião, perfumados demais. O adotei como o carro chefe. Com a vantagem de serem mais baratos do que os da Finamore, cujo preço passou de dez para dezoito reais em média nos últimos meses.
E com este trio de fumos vou levando...

10 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Sinto falta dos comentários do professor Setaro nas manhãs de domingo. Pontualmente!
André, aonde estás que não te vejo!?

Joelma disse...

Adoro esses seus Papos de Cachimbeiro. Gá até vontade de passar a fumar. Que nem preta velha, "ôh, zinfí."

Jonga Olivieri disse...

Sabe que na Europa mulheres fumam cachimbo normalmente. Teem até modelos de madrepérola, simplesmente lindos e femininos...

Manoel disse...

Não fumo mais nada hoje, mas já fumei cachimbo e cigarro.
Meu, será que alguém acima de 50 anos escapou do mershandising de cigarros e cachimbos nos filmes americanos?
Outro dia estava revendo um faroeste em dvd e todos no Forte Apache da vida fumavam cachimbo, Do soldadinho ao Coronel.
E o Humphrey Bogart e seu cigarrinho pendurado? Era um charme! Vou mais, James Dean em "Assim Caminha a Humanidade" de pés cruzados no carro e um cigarro no canto da boca.
Por isto o cigarro e o cachimbo tinham seu encanto.
Mas ainda acho charmoso até hoje um cachimbinho. Ah, lá isso acho.

Jonga Olivieri disse...

Você me deu uma idéia, Manoel. Vou postar no Face Book esta foto do James Dean que acho sensacional...

Jonga Olivieri disse...

Mas tem toda razão. O 'merchandising' era algo massificante.
Eu mesmo comecei a fumar cigarro no "ginásio" (no meu tempo era este o nome), porque me sentia mais seguro com o fato...
Que coisa!
Já o cachimbo, começou um pouco como exibição lá pelos 1966 (eu tinha 21 anos). Mas parei e só voltei em 1981, quando deixei o cigarro em definitivo.

Só um detalhe, olhei a foto agora e ele não está com o cigarro. talvez seja a única foto dele em que não está. Mas ficou tão marcado com o cigarrinho em todas as outras que a gente até imagina que está.

Rui Alencastro disse...

Também me agradam baforadas de um bom cachimbo. Mas fumo os "Borkuns" -em suas variedades- há já algum tempo.

Jonga Olivieri disse...

Os "Borkum Reefs" são bons, mas prefiro os "Dunhill" como o "Standard Mixture" ou o "Early Morning", fartos em Latakia, cujo sabor é (para mim) insuperável...

Unknown disse...

Podem me dizer onde encontrar o Early Morning para comprar?

Jonga Olivieri disse...

Os tabacos Dunhill são cada vez mais difíceis de se encontrar... Porem em boas (as melhores e raras) tabacarias ainda se acham...