terça-feira, 20 de setembro de 2011

Líbia. Mais alguns lances no complexo tabuleiro

Um porta voz de Kadafi disse nesta segunda feira que suas forças capturaram 17 combatentes a serviço do novo governo, incluindo cidadãos da França e Grã-Bretanha. Já o porta voz do CNT negou a notícia.
Apesar da OTAN dizer que não mantem tropas terrestres na Líbia, governos ocidentais sabidamente mobilizaram tropas terrestres por lá em passado “mais ou menos” recente, e a imprensa tem noticiado que empresas privadas de segurança (do tipo Blackwater) têm prestado serviços às forças do CNT.
Quase um mês depois da “deposição” de Kadafi, a notícia sobre a suposta prisão de mercenários gera confusão sobre a situação na Líbia. Depois de anunciar repetidamente que estavam na iminência de capturar Bani Walid e Sirte (1), as forças do movimento anti Kadafi enfrentam uma resistência mais feroz do que o previsto, perderam muita gente e precisaram recuar em ambas as localidades.

E o jogo continua... Pelo jeito, devido à gigantesca intervenção da OTAN, perto de um xeque mate... Será?

1. Nesta região, principal ponto de resistência das tropas de Kadafi, estão 80% dos poços de petróleo na Líbia, na verdade motivo principal da grande ambição do império em ter aquele país de volta a seu controle absoluto.

12 comentários:

Anônimo disse...

Hoje mesmo publicaram uma declaração do próprio Khadafi dizendo que é um embuste o anúncio da vitória dos rebeldes e que a Otan não vai conseguir bombardear indefinidamente o solo líbio.
Dai fico mesmo pensando qual será a situação real da guerra.
L.P.

Jonga Olivieri disse...

Realmente li hoje a declaração de Kadafi em que diz que a situação na Líbia é uma "farsa".
A mídia tem declarado que o CNT já está no poder.
Creio ser difícil reverter a situação, mas jogo de zadrez tem surpresas...

Joelma disse...

É como você fala um jogo de xadrez e disse-me-disse.
Hoje vi várias notícias sobre isso inclusive nos jornais da televisão.
Mas você acha que ainda pode haver uma derrota da CNT?

André Setaro disse...

Contrariando os seus princípios republicanos - pelo menos os princícios da declaração da independência, os Estados Unidos agem - um grande professor de português que tive dizia que se deve usar "age", mas fico com "agem" - como um império na exata extensão do vocábulo. Todo império é expansionista (vide a História: Egito, Grécia, Roma...). Não quero dizer com isso que venha a apoiar as intervenções criminosas dos Estados Unidos. Condeno-as. Mas o homem é guerreiro. Bernard Shaw dizia que o homem precisa da guerra para satisfazer seus baixos instintos. Talvez o fracasso das experiências socialistas esteja na natureza do homem, pois não se pode mudar a sociedade sem que se mude o caráter do homem.

Jonga Olivieri disse...

Eu não sei de nada. O que vai dar esta partida de xadrez. O que suponho é que dado o volume de bombardeios da OTAN, a situação está meio difícil para Kadafi.

Jonga Olivieri disse...

Roma tambem sustentou princípios republicanos em momentos de expansão territorial.
E conhecemos a história da humanidade principalmente após o estabelecimento da propriedade (inicialmente a terra) e suas mazelas.
Não quero dizer com isto que sejamos bonzinhos... Mas que a propriedade desenvolveu em nós uma tendência egoística e de maldades, lá isso é inegável.
Daí em diante, a coisa piorou muito. Quer dizer, a propriedade expandiu-se até chegar ao que hoje conhecemos no capitalismo no estágio em que se encontra.
Quanto aos fracassos de experiências "socialistas", acho mesmo que os erros foram apontados a tempo de correções que não ocorreram. Esta a razão fundamental do fracasso. Ironias da história!

Jonga Olivieri disse...

Será que a natureza humana é tão vil quanto diz Shaw? Admiro-o muito como filósofo, mas discordo bastante em aspectos assim.
Primeiro, o que possamos ter de "mau" veio da necessidade de defesa animal num meio hostil. A partir disto, desenvolvemos armas que nos igualassem aos animais que poderiam nos ameaçar.
Claro que essas armas começaram a ser usadas contra tribos inimigas.
Mas daí a dizer que somos guerreiros e apenas isso? Inicialmente o fomos por necessidades inerentes ao meio.
Este lado ambicioso da violência começa a existir quando as tribos deixam de ser errantes e começa a existir a propriedade e a exploração, como se diz no jargão: "do homem pelo homem".
A progressão desta evolução começa a sair do normal das coisas. Criam-se religiões, sacerdotes e reis.
Estabelece-se "quem tem" e quem "não tem", passando a ser interpretado por quem É e quem NÂO É. Esta é a grande distorção que cresceu de forma assustadora no decorrer do crescimento da humanidade.
Este tipo de pensamento (o lado guerreiro, etc) é usado pelas classes dominantes como que querendo que sua exploração seja vista como natural. São mentiras que batidas em nossas cabeças por milhões de vezes, tentam tornar-se verdades!

Mário disse...

Li na Folha agora mesmo que a Otan ampliou por mais noventa dias as operações na Libia que terminariam agora dia 27 de setembro.
Sugestivo, mas o jogo de xadrez continua.

Jonga Olivieri disse...

Ora vejam só! É sinal mesmo que o jogo ainda não terminou!

Anônimo disse...

será........????

Anônimo disse...

bem, eu não sei o que acontecerá agora, mas podemos ter certeza de que não é o fim!!

Jonga Olivieri disse...

Creio que os dois comentários são de um mesmo Anônimo (completamente anônimo);
Entendi que o primeiro é um comentário sobre a afirmação acima de "que o jogo não terminou mesmo".
O segundo afirma que não acabou!
Aguardemos.
O Império colocará todas as forças bélicas em cima desta derrota de Kadafi. E são forças poderosas. Interesses idem, pois a Líbia é um dos maiores produtores de petróleo do mundo...
Mas que está difícil lá isso está!