domingo, 11 de setembro de 2011

Pensatas de 11 de setembro, o outro... Lembra-se?



Já havia escrito uma Pensata para hoje quando tomei conhecimento deste vídeo, enviado para mim ontem por uma prima querida, e que me fez substituí-lo, tal a sua força e significado.
Assista, e saiba tudo o que penso sobre este dia. Principalmente o outro, por coincidência também numa terça feira... somente que 28 anos antes do acontecido nos Estados Unidos.

10 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Pelas informações sobre este trabalho, 11 (onze) diretores foram convidados para fazer um filme sobre a queda das Torres Gêmeas em 11 de setembro.
Essa é a brilhante contribuição de Ken Loach, diretor inglês --que notabilizou-se por “Terra e Liberdade” (Land and Freedon - 1995)--, que traça um paralelo com um outro 11 de setembro, aquele de 1973 no Chile. O filme (incluindo os outros 10 como Claude Lelouch e Sean Penn) recebeu o “Prêmio Especial do Festival de Cannes/2002”.
Veja mais informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/11%279%2201_September_11
E sua filmografia completa em http://www.imdb.com/name/nm0516360/

Jonga Olivieri disse...

Ironicamente o 'YouTube' congelou a imagem inicial no meio do filme, revelando o que eu tanto pretendia esconder no texto de introdução e estragando a iminha surpresa.
Deixa pra lá... Mas parece até piada de português!

Stela Borges de Almeida disse...

Postei seus comentários no facebook. Hoje, por coincidência, assisti o documentário de Carlos Pronzato realizado em Santiago do Chile, junho de 2008, "Buscando Allende". A partir de uma pergunta chave, "onde nasceu Salvador Allende?" o poeta e escritor argentino inicia uma busca resgate na memória popular do significado de um projeto político social que foi abortado no Chile nos anos 70. O filme do Ken Loach, como você chama atenção, reaviva memória, muito bem lembrado.

André Setaro disse...

Oportuna a postagem desse domingo, dia fatídico, 11 de setembro, quando o imperialismo americano aniquilou o governo de Salvador Allende, democrático, no Chile, há exatos 38 anos, quase quatro décadas. 28 anos se passaram para, num mesmo 11 de setembro, em 2001, os Estados Unidos fossem atacados em seu próprio território pelos fundamentalistas islâmicos no maior e espetacular "disaster" da história da humanidade, que hoje completa uma década nada prodigiosa. O ataque terrorista serviu de pretexto para Bush roubar o petróleo do Iraque, invadir este e o Afeganistão e implantar a 'guerra ao terror', pondo todos os povos em constrangimentos nos aeroportos americanos. O pretexto veio a fortalecer a indústria militar, dando impulso ao exercício do poder dos neo-conservadores, direitistas ligados ao petróleo e à Casa Branca.

O vídeo é emocionante no que tem de verdadeiro, no registro do apoio do povo ao governo Allende, assassinato no Palácio de la Moneda, que conheci quando passei uma temporada em Santiago.

Ken Loach é um realizador inglês de esquerda. Seus filmes pregam a luta pela liberdade dos povos, a exemplo de 'Ventos da liberdade', 'Pão e rosas', 'Terra e liberdade'. Quando não, a liberdade do homem subjugado pelo capitalismo: 'Meu nome é Joe'.

Infelizmente não vi '11 de setembro', premiado em Cannes e realizado por 11 diretores. Mas o vídeo que você postou aguçou a minha curiosidade em procurá-lo em DVD.

Bom domingo!

Simey Lopes disse...

Nossa... [Hitler não foi o pioneiro rs]
Acho interessante pensar que os EUA fazem o que for com o povo de outros países são tidos como salvadores pro resto do mundo, quando acontece com eles, eles são os coitadinhos.
Se pensar no 2º 11 de setembro como armado será que tem alguma ligação na data? Sou meio cética quanto a coincidências.
Um dia eu bem queria entender o que se passa na cabeça de um ser humano para fazer esse tipo de coisa com outros seres humanos.O poder cega.

Jonga Olivieri disse...

As pessosas não se lembram do golpe no Chile porque a mídia não massacra como massacra no caso dos EUA.
Uma chantagem constante... Uma massificação do sentimento e do "pieguismo", típicos dos estadunidenses.

Jonga Olivieri disse...

A verdade é que quando recebi o vídeo não sabia ser de autoria de Ken Loach.
Agora estou pesquisando outros filmes no YouTube. Acredito que se encontre tudo lá.
A versão do Sean Penn é uma história com Ernest Borganine num papel solitário enquanto acontece o ataque ao WTC...
Vou procurar os demais. Em todo caso seguindo os links que postei aqui, chega-se lá.

Anônimo disse...

Imperdível!!!!
L.P.

Jonga Olivieri disse...

Também acho!

Jonga Olivieri disse...

O poder e o "vil metal", Simey... E o "vil metal", sem moralismos, destrói todos os possíveis "valores" que possam existir entre os homens!