domingo, 25 de setembro de 2011

Pensatas de domingo, poética da insignificância, umbigos, bushadas, caos in Rio, etc...


Para começar: 10% do PIB para a EDUCAÇÂO JÁ!

Absurdo o projeto da prefeitura do Rio de Janeiro ao optar nas ligações Barra/Zona Oeste, Barra/Penha e Barra/Deodoro pelos BRTs (Bus Rapid Transit) e não pelo conhecido e propagado VLT (Veículo Leve sobre Trilho), largamente empregado na Europa, e que evita a poluição causada pelos motores dos ônibus. A razão, obviamente é a mesma que retardou durante décadas as obras em nosso sistema metroviário – hoje temos pouco mais de 40 quilômetros--, a ação criminosa do cartel dos proprietários de empresas de transportes rodoviários. Uma verdadeira máfia!

A propósito, saiu esta semana uma matéria no seminário português “Expresso” alertando que um relatório da ONU sobre o meio ambiente está prevendo que a continuidade em gerar energia com combustíveis fósseis, em 2020 –quer dizer, daqui a apenas nove anos--, as condições para a sobrevivência de vida no planeta já “vão estar extremamente críticas” (sic).

A imprensa brasileira andou “caindo de pau” na aposentadoria de La Cicciolina (lembra?) como parlamentar. Ora, na Itália são três mil euros. E aqui, com quanto se aposenta um ex deputado? O melhor é olhamos para o próprio umbigo. Ou no caso específico seria mais indicado para o próprio peito...

Li no Terra Magazine, mais precisamente na coluna do Professor André Setaro (publicadas todas as terças naquele portal) uma matéria sobre os filmes de “expressão televisiva” --muito longe da cinematográfica--, em que André se refere ao termo lançado pelo crítico Inácio Araújo que os batizou de “poética da insignificância”. Esta designação é ótima, especialmente para os produzidos pela Globo Filmes. No meu caso agravada pelo fato de quando vejo no elenco qualquer nome de artista “global” nem sequer penso em passar pela calçada do cinema. Pode ser radical, mas se justifica tal a minha aversão e alergia ao esquemão da emissora, incluindo novelas e coisas do gênero!

Negócio de programa cômico é que, por melhor que seja acaba enchendo o saco. Não estou falando de “Zorra Total” ou “Praça da Alegria”, que sempre foram inassistíveis. Mas, por exemplo o “Pânico na TV” começou bem e hoje em dia está insuportável. O “CQC” tambem já vem se tornando bastante repetitivo. É o tal caso: rir do mesmo que se riu na semana passada, a mesma piada, a mesma fórmula. Enjoa! Chegou a vez da novidade: Danilo Gentili com seu talkshow “Agora é tarde”. Por enquanto ainda dá para assistir. Mas, até quando?

Em pleno auge do movimento para criação do Estado Palestino, Mr. Obama, o “negro de alma branca”, aquele picareta que atualmente preside os EUA, “pra variar” escorregou na maionese e tirou a máscara (coisa que ele cinicamente prefere não expor tão claramente) rejeitando os planos palestinos e dizendo que "não há atalhos para a paz no Oriente Médio". Ao encontrar-se com Mahmoud Abbas afirmou que Washington vai vetar (1) o pedido palestino no Conselho de Segurança da ONU deixando claro que a amizade entre os EUA e Israel é "profunda" e que seu país jamais deixará de trabalhar para garantir a segurança do Estado hebreu. Obama reiterou a Abbas seu apoio (rs) ao estabelecimento de um Estado palestino, mas que "deve surgir de conversas diretas com Israel e não através de iniciativas unilaterais nas Nações Unidas". Em outras palavras: “fodam-se e virem-se, palestinos”... Bushadas de Obama!
Até ontem à noite o impasse continuava. Israel declarou através de seu primeiro ministro Benjamín Netanyahu que pretende (vejam bem pretende) renegociar com a Palestina com base em algumas exigências e condições. Provavelmente de não manter as fronteiras de antes de 1967, etc. Enquanto Obama mantem a promessa do veto.
Complementando, para o primeiro ministro de Israel, a ONU é uma “casa de mentiras”. Só se esqueceu de acrescentar que a maior parte delas beneficia o Estado sionista sob seu comando.
E mais: Médicos denunciaram que Israel testa suas novas armas na população palestina da Faixa de Gaza, provocando mutilações, queimaduras e ferimentos (2).

Enquanto isso em Moscou, Putin anunciou sua candidatura para presidente em 2012. Publiquei certa feita que ele como primeiro ministro seria a “eminência parda” do atual governo. E é! Que tentaria outra presidência, e o comparei a Ivan o Terrível.
É, parece ser uma “sina” na Rússia a existência de grão czares. Stalin que o diga!

O Rock in Rio transformou-se em Caos in Rio. E a Barra da Tijuca num verdadeiro Inferno in Rio. Por que? Ora vejam: para se chegar ao local, só de ônibus especial (30 mangos por cabeça). Ou de helicóptero (uma viagem para cinco passageiros por nove mil). Ou pegar outros ônibus, parar no lugar permitido e andar quase dois quilômetros. Carros particulares e táxis são proibidos de ir até o local, até porque as ruas no entorno estão fechadas Não se pode levar nada. Para comer ou beber qualquer “coisinha”, só comprando lá. Tudo com preços pelos olhos da cara. Uma capa de chuva descartável custa 20 reais. E o mais surpreendente, ainda tem muita gente que vai. Só na primeira noite foram mais de 100 mil pessoas!
Ali, Claudia Leitte (agora é com dois “tês” mesmo) se apresentou como “roqueira”. Será que cantou em inglês, como no concurso de miss universo em Sampa? Creio que ficaria mais adequado se ela tirasse o Leitte e colocasse logo Milkk (assim com dois “cás” mesmo). Pelo que parece a “baiana” de São Gonçalo (RJ) ambiciona mesmo um voo internacional!

E a velocidade da luz? Com os neurinos, e, embora ainda faltem comprovações, especula-se não ser mais a mais rápida do Universo!

Para terminar: 10% do PIB para a EDUCAÇÂO JÁ!

1. Basta o veto de um dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, França, Grã Bretanha e China) do Conselho de Segurança da ONU para derrubar qualquer proposta.
2. Fonte “Brasil de Fato”:
Vale a leitura porque tem muita informação sobre “o ovo da serpente” (versão século 21).

11 comentários:

André Setaro disse...

Para compensar a melancolia intrínseca em todo domingo, o Nova Pensatas, se não chega a se constituir num bálsamo, atenua-a um pouco com seus comentários lúcidos, críticos e inteligentes.

Obrigado pela alusão à minha coluna. Faço o que posso para combater a mediocridade ululante das produções da Globo Filmes e sua estética televisiva, que chega ao ponto de dar a impressão de se estar a ver televisão no cinema.

Os programas de humor estão em baixa. Creio que refletem o momento presente, que se caracteriza pelo politicamente correto, pelo consumismo, pela apatia, e vá lá o termo degastado, pela completa alienação dos homens e dos espíritos.

Até o Programa do Jô está muito chato. Ele convida pessoas insignificantes que nada dizem de útil. Há algumas exceções, mas Jô se fixa numa anedota e a repete até o fim da entrevista. Na Globo, não o assisto mais, porque muito tarde, e Morpheu, impaciente, convida-me sempre ao sono. Machado de Assis escreveu que dormir é um modo interino de morrer.

Mas vamos ao domingo.

Jonga Olivieri disse...

Amtes de mais nada fico grato tambem por saber que Pensatas de domingo tem um caráter balsamico, Ou quase isto.
Quanto à sua coluna, sei até que não precisa, mas a propaganda é a alma do negócio. E as ralizações da Globo Filmes são muito ruins. O termo "poética da insignificância" é genial!
Sabe que nunca assisti nenhuma? Quando vejo o trailer já digo para mim mesmo: "não vou ver esta merda!". E tenho repulsa ao Daniel Filho, pedante, mau caráter notório. No seu caso, deveres profissionais impõem que assista tudo. Esta é a verdade.
Aliás, falar em Globo, ela destruiu (ou descontruiu) o Jô Soares. Seu programa no SBT era ótimo, apesar do Silvio Santos. Quando foi pra Globo ele piorou, piorou, não deixando ninguem falara ao interromper os entrevistados, etc.
E foi obrigado a entrevistar gente por simples imposição do canal. Tudo isso, aliado ao fato de estar ficando meio "gagá" mesmo! hehehe!

André Setaro disse...

Concordo plenamnte

Joelma disse...

Você definiu muito bem o Rock in Rio. Minha sobrinha foi e foi um sufoco. Filas pra comer, filas para ir e para voltar no tal ônibus especial. Mas é jovenzinha. Tem saco e disposição.
Gostei muito desta pensata. Estes subtítulos no título estão ótimos.
E você caiu de pau foi no Obama. O substituto de Pelé m=na categoria preto de alma branca!

Anônimo disse...

Você sempre falou e eu concordo, Pensatas de Domingo são muito importantes nesse blog e você com seu tempêro está tornando-as cada vez mais saborosas.
Dá um puta prazer em ler!
L.P.

Jonga Olivieri disse...

Bem lembrado Joelma, Obama é o mais novo substituto de Pelé como "negro de alma branca".
O 'Caos in Rio' é isso aí, enquanto os Medina ganham rios de dinheiro, a população ganha outros tantos de sacrifícios.
E obrigado pelo que falaste das "Pensatas de domingo". Elas sempre foram a "menina dos meus olhos"!

Jonga Olivieri disse...

Olha Caro Luis, este tempero é muito curtido por mim. Não se esqueça que sou baiano!

Mário disse...

Concordo com os elogios as Pensatas. Estaõ cada vez mais apuradas!
Sobre a poluição no planeta, um estudo do Centro Comum de Investigação da União Européia intitulado Tendências de Longo Prazo nas Emissões Globais de CO2, aponta que a emissão de gases do efeito estufa (GEEs) cresceu 45% entre 1990 e 2010, e atingiu um recorde de 33 bilhões de toneladas de dióxido de carbono no último ano. Preocupoante mesmo.
E quero dar força aos 10% do PIB para a educação pública no Brasil.

Jonga Olivieri disse...

Sim, 10% do PIB à educação!
Quanto à poluição, está aí mais uma comprovação da tragédia!
Mas afirmo que enquanto o capitalismo existir isto não vai acabar.
As classes preferem ruir do que admitir sua queda. Só que desta vez vão destruir a vida na Terra. Pode crer!

Simey Lopes disse...

O Rock in Rio caiu completamente no meu conceito, não briguei pelo ingresso, e agradeço por isso, não só virou um caos inacessível, mas o que era pra ser um show de Rock no Rio virou um evento musical independente de estilo. Onde já se viu, Claudia Leite, Miltom Nascimento, Maria Gadú... isso é mpb, nada contra, amo mpb, mas não é rock.

Jonga Olivieri disse...

Tambem concordo quanto ao gênero. Por isso mesmo virou o "caos in Rio". Quer dizer, uma mistureba só!