sábado, 8 de dezembro de 2012

E a Alemanha? A crise chegou lá!


Cena de “M O Vampiro de Düsseldorf de Fritz Lang, retrato da crise nos anos 1930
Por falar em crise europeia, a Alemanha que “consideravam” em situação “imune” a ela, teve a sua produção industrial sofrendo uma queda de 2,6% agora em outubro, segundo dados do Ministério da Economia do país divulgados nesta sexta-feira.
  
A previsão é que os números continuem em redução nos próximos meses, como efeito da crise financeira na zona do euro, principal mercado alemão. Os números de setembro também foram revisados, de queda de 1,8% para retração de 1,3%. 
  
Os setores que mais pressionaram a queda foram os dos bens duráveis, como automóveis, e dos bens de capital, as áreas mais afetadas pela redução do consumo na Europa, nos Estados Unidos e pela desaceleração na China. 
  
As indústrias produziram 4,3% menos bens de capital e 6,2% menos bens duráveis na base mensal em outubro. A atividade na construção civil recuou 5,3% no mês. 
  
A publicação de estatísticas nesta quarta-feira por diferentes institutos europeus indicou que a recessão na zona do euro no final de 2012 está se aprofundando e que uma recuperação esperada para 2013 poderia levar ainda muito mais tempo para ocorrer. No último trimestre do ano, a projeção é de uma contração do PIB europeu de mais de 0,5%. 


3 comentários:

Joelma disse...

É isso aí. Acho que a tenebrosa ilustração do Expressionismo Alemão representa uma síntese do que o capitalismo é e até onde pode levar o ser humano.

Mário disse...

E como achou que poderia escapar? Afinal está no mesmo planeta e no mesmo sistema econômico!

Misael de Silva Costa disse...

Apesar da Angela Merkel esnobar a tudo e a todos, chegou a vez deles!