domingo, 23 de dezembro de 2012

Pensatas de domingo. Portugal, o sonho acabou




Fui morar em Portugal, especificamente na cidade do Porto em 1990. À época já havia um certo número de brasileiros por aquelas bandas, principalmente nas áreas de odontologia e publicidade. Mas nada comparável ao que ocorreu, principalmente na década seguinte, já neste século 21, quando aconteceu uma enxurrada em direção ao outro lado do Atlântico.
Um exemplo mais recente: nos primeiros anos deste século, o número dos pedidos de entrada de brasileiros em Portugal disparou: foi de 320 para 1.791, crescendo mais rapidamente do que a média de todas as nacionalidades. Em 2011, os brasileiros representavam 88% do total de imigrantes, ante 69% em 2007.
Portugal passou a abrigar uma das maiores colônias brasileiras no exterior. Segundo  relatório do Itamaraty, em 2008, era a 5ª maior do mundo. Os brasileiros ainda constituem a principal comunidade estrangeira no país, de acordo com o governo português, com 119.363 imigrantes legais.
Em 2003, o desemprego português era de 6,3%, quase a metade do brasileiro naquela época, de  12,4%. Mas com a crise na zona do Euro, as coisas mudaram do vinho para a água.
Dados do Instituto de Emprego e Formação Profisisonal (IEFP) indicam que o número de brasileiros inscritos em centros de emprego saltou de 5 mil em março de 2008 para 10,7 mil no mesmo mês de 2011. A taxa média de desemprego entre os imigrantes como um todo, em 2010, foi quase o dobro da média nacional – 19% contra 10,8%.
A pequena cidade de Ericeira, a 50 km de Lisboa é um dos redutos de imigrantes do Brasil. Com a crise, porém, os brasileiros retornaram ao país, secando a economia desta e de outras cidades inteiras.
Nos povoados da Costa da Caparica, onde a baixa de brasileiros foi maior, supermercados vendem até 60% menos, pequenos shoppings foram abandonados, restaurantes ficaram vazios e 40% de agências imobiliárias pararam de funcionar. Com menos contribuições, a prefeitura teve de cortar salários de funcionários.
Lá, o número de brasileiros chegou a 4.000, de uma população de 13 mil. No primeiro trimestre de 2012, restavam 1.500.
Segundo o anuário de 2010 do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), observa-se um crescente movimento de retorno ao Brasil. O número de emigrantes brasileiros em retorno voluntário é o melhor indicador deste fenómeno: 1.444.
Isto faz-me lembrar de quando morei lá. Em uma conversa com o tio português de um conhecido, ele dizia: “Isto cá é um país pequeno, ó pá... Se muitos brasileiros vierem não vão caber...” E tinha lá suas razões. O sonho de uma vida melhor e mais estável por terras lusas acabou. Mas, o mais curioso é que agora os portugas estão voltando a invadir o Brasil já que por lá a fonte secou!

2 comentários:

Joelma disse...

Agora os portugueses virão em massa.
Mas apesar do tamanho do Brasil, será que vão caber todos aqui?
Ainda bem que desta vez, pelo menos não vem a corte inteira! RsRsRsRs

Mário disse...

Esta é uma situação séria. Durante décadas aguentamos a chuva de transmontanos abrindo padarias no Brasil. E pelo jeito vai voltar. Mas para abrir o que agora?