domingo, 15 de junho de 2014

Pensatas de domingo e as máscaras de Obama


Publiquei a postagem abaixo no dia 16 de janeiro de 2009, em plena euforia em prol de Obama, motivada pela mídia burguesa. Achei oportuno republicar, passados estes mais de cinco anos para comprovarmos sua veracidade.
O que esperar de Barack Obama?
Quem espera muito de Barack Obama, talvez tenha uma decepção. Todavia aqueles que dele não esperam nada, provavelmente tambem.

Hillary Clinton, esta semana durante a audiência de confirmação como próxima secretária de Estado dos Estados Unidos anunciou o início de um novo rumo em política externa guiado pela diplomacia e pelo pragmatismo, no qual o país usará a força só como “último recurso”. Na ocasião condenou “ideologias rígidas”, naturalmente referindo-se ao comportamento de Bush no cenário mundial.

Com Obama na Casa Branca, os Estados Unidos iniciarão o que a futura secretária de Estado descreveu como um “poder inteligente”.

Porém é sabido ser muito difícil –senão quase impossível–, o desligamento dos estadunidenses não apenas de seus compromissos (principalmente militares) com os seus aliados, como também a necessidade de sustentar uma hegemonia anteriormente vista apenas nos tempos da Roma Imperial.

Nenhum comentário: