domingo, 28 de dezembro de 2008

Natal sangrento II – a carnificina continua

Depois do Papai Noel às avessas em Los Angeles, e, desta feita do outro lado do mundo, a Força Aérea de Israel lançou mais de 100 bombas de aviões contra o território palestino na manhã de ontem, deixando ao menos 220 mortos, além de 700 feridos, 120 em estado muito grave.
Este foi o mais violento bombardeio aéreo israelense contra a Faixa de Gaza em 60 anos de conflito. O ataque ocorreu após ameaças feitas pelo governo israelense em represália a disparos de foguetes contra seu território, que encerrou uma trégua de seis meses com o Hamas.
No dia 26 de dezembro, Israel abriu as passagens na fronteira com Gaza para permitir a entrada de um comboio de 90 caminhões com ajuda humanitária.
A organização islâmica Hamas disparou dezenas de foguetes contra Israel desde a Faixa de Gaza, em resposta aos fortes bombardeios, afirmou a rádio da organização.
O governo brasileiro conclamou “as partes a se absterem de novos atos de violência e estende sua solidariedade aos familiares das vítimas dos bombardeios desta manhã.” No comunicado, o governo brasileiro destaca ainda lamentar que “a violência naquela região afete principalmente a população civil e prejudique esforços por uma solução negociada e pacífica para o conflito israelense-palestino”.
Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, pediu o fim dos confrontos e disse que está “profundamente alarmado com a violência pesada e o banho de sangue em Gaza”.
A Liga Árabe irá realizar uma cúpula extraordinária, na próxima sexta-feira, em Doha, para tratar desses ataques israelenses, anunciaram alguns diplomatas, neste sábado, no Cairo, após uma reunião de embaixadores árabes da referida organização.

Informações compiladas da Folha de S. Paulo, O Dia, Estadão e Jornal do Brasil.

8 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Hoje pela manhâ (quer dizer depois que eu acordei) os mortos já passavam de 280. Por enquanto.
E segundo informações quentes e recentes, após o ataque aéreo, Israel vai invadir por terra a Faixa de Gaza.
É mesmo uma carnificina, como tu postou neste blog.
Mais eu diria mais, agora os israelitas queimam vivos os seus adversários em um novo Holocausto, como resposta à que dizem ter sofrido na Alemanha. Mas não é de admirar que Hitler fosse descendente de judeus.

Anônimo disse...

Coisa muito mal para a paz no mundo. Israel é hoje contra os palestinos o que os Nazis foram contra eles ( os judeus ) na Alemanha. A faixa de Gaza é um gueto.
Selma

Jonga Olivieri disse...

Agora à tarde, segundo acabei de ler quando cheguei em casa, os nazi-sionistas estavam a atacar os túneis que existem entre a Faixa de Gaza e o Egito.
E, parece estar havendo uma grande fuga de palestinos rumo justamente ao Egito.
Enquanto isso, Israel está a preparar uma invasão por via terrestre. Parece que convocou (não se sabe quantos) reservistas com esta finalidade. As próximas horas vão revelar o que vai suceder.
Já li a respeito de que Hitler tivesse ancestrais judeus. Se for, é o cúmulo.

Jonga Olivieri disse...

Justamente. A Cisjordânia e a Faixa de Gaza são guetos. Tal e quais o de Varsóvia. Que ironia!

Anônimo disse...

Enquanto isso os mortos na faixa de Gaza chegaram a 300

Jonga Olivieri disse...

E o de feridos 900. Sendo que 180 em estado grave.
E além disso Israel convocou 6.500reservistas.

Ieda Schimidt disse...

Só pra complementar: o ataque é questão de dias, talvez horas.

Jonga Olivieri disse...

Tudo leva a crer que sim.