quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O blogue que virou livro

Stela Borges de Almeida, cujo blogue “Cultura, Política e Cinema” (1) – que conheci por intermédio de comentários na publicação similar do Professor Setaro (link ao lado) – e tenho a grata satisfação de acompanhar desde 2007, lançou um livro com as suas postagens.
Sempre muito bem fundamentada, a pesquisadora (2) aprofunda temas de cinema e literatura. Alguns raros e pouco difundidos entre nós, como o cinema latino-americano e filmes africanos; outros mais conhecidos, a exemplo de Almodóvar ou da Nouvelle Vague, mas mesmo assim engrandecidos por suas reflexões, sempre pertinentes.
Para além disso, Stela amplia suas pesquisas em temas como Münsterberg, o cinema mudo dinamarquês e Andréas Dresen. No mais, conseguiu publicar seu blogue. De uma forma inteligente, transformou o virtual em leitura palpável. Um velho sonho meu, o qual, aliás, vou tentar seguir assim que tenha tempo para tal.
Parabéns Stela. Sua idéia foi brilhante... e o resultado também.

(1) O blogue da Stela está nos links ao lado, mas segue aqui o seu endereço:
http://www.stelalmeida.blogspot.com/ Vale a pena conferir.
(2) Stela Borges de Almeida é baiana, doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000). Foi Professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal da Bahia (1997/2000). Organizou o livro Chaves para ler Anísio Teixeira (UFBA/EGBa/OEA), escreveu Negativos em vidro (Coleção de Imagens do Colégio Antônio Vieira, 1920-1930 (Edufba, 2002), além de diversos artigos em revistas sobre o estudo dos intelectuais, das instituições educacionais e da memória da educação brasileira.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pelo curriculo dela pode-se imaginar o que seja o seu blog. Vou visita-lo.
Selma

André Setaro disse...

Concordo em gênero, número e grau o que disse sobre os atributos intelectuais de Stela Borges de Almeida. Pesquisadora exemplar, é o que se poderia chamar de investigadora dos fatos culturais, os quais são melhores apreendidos e revelados nos seus trabalhos para o enriquecimento de seus previlegiados leitores, entre os quais me encontro. Encontra-se há algum tempo a fazer análise perfuratriz de cinematografias e de cineastas importantes. Uma boa notícia para este Natal cinzento.

Jonga Olivieri disse...

Vale a pena, Selma.

Jonga Olivieri disse...

Aliás, graças a você, André, pude obter alguns complementos que não sabia de seu currículo. E como não queria que a Stela soubesse, não a consultei.
Gostei muito de: "... análise perfuratriz de cinematografias e de cineastas importantes..."
Vindo de Stela podemos aguardar grandes matérias a serem postadas.

Ieda Schimidt disse...

Conheço o blog da Stela.
Aliás, conheço todos os blogs que tu acompanha.
E gosto muito de quase todos.
O dela é trilegal.

Um bom natal para todos.

Anônimo disse...

Cultura, Política e Cinema é um blog (ou blogue?) excelente. O livro também deve ser tão bom quanto ele.

Anônimo disse...

Uma coisa que de fato você já havia falado. Quem sabe agora voce anima e publica seus posts.

Jonga Olivieri disse...

A publicação impressa é uma transcrição do blogue na web.
Realmente, como assinalei, a vantagem é ter o impresso na mão. Mas isso pra nós, coroas. Talvez os mais novos nem liguem muito para isso...
Quanto a publicar o meu, como falo, a Stela o fez de uma maneira viável. Quem sabe? Mas, não será imediatamente, pois estou um tanto quanto ocupado.