segunda-feira, 6 de julho de 2009

É de partir o coração

Enviei na semana passada para o meu primo André Setaro um e-mail “desabafo” logo em seguida à situação que publico a seguir. O texto era muito parecido com este, embora tenha feito algumas modificações, posto que o original foi escrito no auge da emoção.

Estava eu sentado num boteco (gosto mais de botecos do que de “barzinhos”), aqui pertinho de casa, a beber uma Black Princess (1). Conhecem? Uma excelente cerveja escura (não doce como a Malzebier, que eu não gosto) quando de repente surge uma garotinha do meu lado que devia ter, no máximo uns 16 aninhos, mas já de face marcada por rugas.
Aproximou-se de mim e cochichou ao pé do ouvido: "Tio... quer fazer um programinha com uma novinha?". Eu gelei... Já li tanto sobre prostituiçao infantil, mas, até por não circular à noite sozinho, mas sempre acompanhado de minha companheira ao lado, nunca me havia acontecido isto, que, aliás foi a plena luz do dia. Eu lhe respondi que não. Ela pediu uma Real. Eu neguei. Perguntei se queria um pão que eu lhe daria, mas ela desconversou e foi para a mesa ao lado.
Confesso que, aos 64 anos de vida, estou chocado até agora... Este é o mundo em que vivemos. O mundo em que o capitalismo o transformou. Ainda pensei c'os meus botões: “deve ter muito ‘coroa’ que topa este tipo de coisa!”
Já havia lido muito sobre isto, mas nunca fui personagem de uma história dessas. Triste... Muito triste o ponto a que chegamos!

(1) Esta cerveja eu conheci no tempo das famosas “barrigudas”, produtos mais baratos e populares que tinham este nome devido ao design de suas garrafas. A marca deixou de ser fabricada durante algum tempo. Mas agora uma cervejaria de Petrópolis a relançou.

6 comentários:

André Setaro disse...

Há um documentário, "Anjos de não sei o quê", cujo nome não me lembro agora nem o do diretor (memória de velho é assim mesmo), brasileiro, que me chocou. Filmado no Pará, Amazônia, e circunvizinhanças, é sobre a prostituição infantil. Verdadeiro e cruel. Cruel e verdade.

Você, caro bloguista, recebeu uma 'cantada' cruel e bem típica de um capitalismo selvagem e perverso.

Jonga Olivieri disse...

E foi a crua realidade dos fatos no tête-à-tête que me deixou estupefato.
Sim, foi muito cruel e verdadeiro... uma verdade de doer!

maria disse...

A gente vê pela rua essa situação. Às vezes quando volto com meu namorado de carro elas abordam mesmo me vendo ao lado dele.
Como você bem disse é de partir o coração.

Jonga Olivieri disse...

A prostituiçao infantil é uma vergonha. Um cancer social... Chocante mesmo!

Ieda Schimidt disse...

Prostituição infantil é pedofilia.
Esta tua postagem é o retrato de um país deformado pelo sistema. Sei que tu concorda com este meu ponto-de-vista.

Jonga Olivieri disse...

Por isso acho que elas deveriam se concentrar nas portas das igrejas. A maior concentração de pedófilos está entre os padres da Igreja Universal Apostólica Romana. he he he!