segunda-feira, 20 de julho de 2009

Qual será o próximo?

Transcrevo abaixo trechos de uma matéria publicada pela Rede Brasil Atual (1), assinada pelo jornalista João Peres, que muito esclarece a situação em Honduras e a participação do cínico Mr. Barack Obama (2) e sua camarilha nos acontecimentos que enlutam a América, agredida pelos interesses estadunidenses:
“(...) O professor Marco Cepik, pesquisador do Núcleo de Estratégia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), afirma em entrevista à Rede Brasil Atual ser difícil prever o resultado da mediação da Costa Rica na crise, mas acredita que o mais provável é uma solução que preveja a volta de Manuel Zelaya ao poder desde que não seja convocado um referendo sobre a formação de uma Assembleia Constituinte – a alegação para o golpe...
... Para o professor da UFRGS, de fato o governo Barack Obama teve um papel ambíguo no caso (3), inicialmente relutando em reconhecer a ocorrência do golpe. Para o pesquisador, no entanto, neste momento ‘a atuação tende a reconhecer uma solução que envolva uma sinalização clara contra qualquer golpe de Estado’.
Recentemente, Hugo Chávez e Evo Morales acusaram que há um plano golpista em curso na Guatemala contra o governo de Álvaro Colom. As declarações foram dadas pela ganhadora do Prêmio Nobel da Paz de 1992, Rigoberta Menchú, que deu mais detalhes sobre o plano. Para ela, a queda, se ocorrer, será por pressões econômicas, e não pela atuação direta dos militares. A guatemalteca apontou que a primeira tentativa de derrubar Colom ocorreu em maio, quando foi assassinado um advogado que deixou um vídeo apontando o presidente como responsável pela morte...”
Na noite de ontem (19/07) o presidente deposto de Honduras, disse considerar “esgotado” o diálogo para resolver a crise no país, anunciou o início de uma “insurreição” e pediu à comunidade internacional para “endurecer as medidas” contra o governo (golpista) de Roberto Micheletti.
Somente o futuro dirá, mas tudo indica que a onda de golpes pela América reacendeu nos planos do império do norte. Qual será o próximo?

(1) http://www.redebrasilatual.com.br/
(2) Foi divulgada pela imprensa a notícia de que Mr. Obama teria criticado o golpe em Honduras. Acredite... Se quiser!
(3) o destaque em negrito é meu.

8 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Concordo em pleno coam a tua opinião sobre Obama.
Um "negro de alma branca".
Ha-ha-ha!

Jonga Olivieri disse...

Nós somos afinados, "guria"!

André Setaro disse...

E a 'Folha de S.Paulo', em editorial há alguns meses atrás, chamou a ditadura brasileira de DITABRANDA, para revolta da maioria dos bem pensantes deste país, que são poucos.

Jonga Olivieri disse...

O que vem provar que "pimenta no dos outros é refresco".

maria disse...

Pelo jeito, daqui uns dia vai ter cabra chamando de DITAMOLE.
É mole?

Stela Borges de Almeida disse...

Há também um esclarecedor artigo publicado na Carta Capital nº554, escrito por Eduardo Graça, intitulado Nas mãos de Obama. As cenas dramáticas e a morte de Isis Obed Murillo, vítima dos militares, são estarrecedoras. De todo modo não havia lido o texto que você indica.

Jonga Olivieri disse...

É sabido o quê é mole nesses caras, Maria!!!

Jonga Olivieri disse...

Vou procurar a Carta Capital/554, Stela.