sexta-feira, 3 de julho de 2009

Politicagem à moda antiga

Nossa “politiquinha” está cada vez mais nojenta. Dá vontade de vomitar. Imaginem que o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante, subiu à tribuna do plenário para defender nada mais nada menos do que o canalha do Sarney, e, claro, por questões táticas, a aliança com o PMDB.
Sinicamente o senador do PT continuou seu discurso afirmando que a bancada não propôs renúncia do peemedebista (o que é uma vergonha), e explicou que foi proposta a licença temporária como melhor solução para assegurar um clima político que permitisse avançar nas mudanças no Senado. Só rindo!
Enquanto isso o senador Eduardo Suplicy, este sim, um político sério e digno (1), apesar de estar no Partido dos Tapeadores (2), reafirmou o pedido para que Sarney se afaste do cargo até o fim das investigações sobre as denúncias que envolvem um escandalo com o seu neto e os misteriosos “atos secretos”. Mas quem disse que a “sarna” que assola o país desde os tempos da ditadura quer abrir mão do poder?
Já o sr. da Silva iniciou uma operação de enquadramento do PT após a maioria esmagadora do partido ao se aliar à oposição, pedir o afastamento de Sarney.
Mais uma vez o presidente míope não sabe o que se está a passar na sala ao lado!
É bom ele saber que um dia a casa cai!

(1) Sério e digno como Pedro Simon, que defendeu na quinta-feira passada (25) que Sarney, renunciasse imediatamente do cargo ao dizer: “Se afaste”. Simon afirmou em seu discurso em plenário que o presidente do Senado não pode ficar no cargo para responder às denúncias que envolvem sua família, como o mordomo que seria contratado pela filha, Roseana Sarney, ou os negócios do neto.
(2) O Partido dos Trabalhadores, que foi fundado pela CIA, e deveria chamar-se o Partido dos Tapeadores porque diz ser uma coisa que não é. Por isso mesmo que Barack Obama elogiou o presidente brasileiro como “o cara”. Isto foi com o intuito (claríssmo) de desprestigiar Hugo Chavez, hoje o líder por uma “América para nós, americanos” e não uma “América para eles, os estadunidenses”. Chavez sim é o cara. Mr. da Silva está sempre em cima do muro e no fundo alia-se ao império ianque nas suas intenções de manter o continente como o seu feudo. Tenha o seu dirigente a cor que tenha...

8 comentários:

Ieda Schimidt disse...

Lula nunca me enganou. E a ti?
Mas apoiar o guaipeca do Sarney, seja lá qual a razão, é uma calhordice total por parte deste presidente "politiqueiro à moda antiga".
Esta tua definição é perfeita. Se bem que nada mudou, Em política tudo continua hoje do jeito que era na Velha República do voto de Bico de Pena...

maria disse...

É tudo muito nojento. É preciso haver um mínimo de comportamento e moralidade no Parlamento.
Tambem adimiro muito o Pedro Simom.

Jonga Olivieri disse...

Tem tosa razão, gaúcha,

André Setaro disse...

Conta-se, nos dedos da mão, como diz o articulista Janio de Freitas, os senadores realmente íntegros, justos, éticos. Um deles, Pedro Simon, como você se referiu no 'post', clamou pela saída de José Sarney. Outro que considero digno é Christovam Buarque. Suplicy, apesar de pertencer ao PT, é homem sério, apesar de ter casado com uma perua que o traiu: Marta Suplicy.

Mas Janio reflete sobre aspectos interessantes da atual crise do Senado.

"Já a ofensiva do PSDB pela saída de Sarney tem particularidades. Quando haverá outra oportunidade de ter um integrante do partido na presidência do Senado, controlando a pauta, as votações, os pedidos de CPI e tanto mais, como ocorrerá se José Sarney deixar o cargo para o vice-presidente peessedebista Marconi Perillo? Mas não se suponha que seria essa a única ou a maior conquista. O PSDB no lugar de Sarney é quase todo o caminho para a certeza de que, se a desordem no Senado sair por completo do controle, a posse da presidência será a última trincheira para proteger peessedebistas comprometidos, como já se sabe haver durante este governo e também no anterior.
Os 600 os quantos sejam os atos secretos estão longe de ser tudo o que deveria ser investigado no Senado, para devolver-lhe alguma respeitabilidade. Mas, por mim, duvido que completem os dedos das mãos os senadores, nos 81, que desejem investigação verdadeira."

André Setaro disse...

A Petrobras gastou uma fortuna em mais de uma dezena de cidades interioranas baianas para promover o São João naquelas nais quais o PT tem interesse política. Um derrame de dinheiro público inacreditável. Vários astros e estrelas da detestável música sertaneja estiveram presentes. E cobram muito caro.

Jonga Olivieri disse...

Tanto o Simon quanto o Suplicy são políticos sérios.
No caso do Simon, ele é inclusive do PMDB. Mas não como o Sarney que está no PMDB, mas nao se importa muito de saber o porquê de onde está.
Primeiro foi da UDN, e depois na ARENA, que virou PDS.
E o pior, elegeu-se senador pelo Amapá, só para liberar a candidatura de sua filha Roseana a se candidatar pelo Maranhão, o feudo da família Sarney.

Jonga Olivieri disse...

Também admiro muito o Cristovam Buarque e esqueci de cita-lo.
Ele tem teses excelentes sobre Educação (assim mesmo com o "E" maiúsculo.
Quanto ao Janio de Freitas é um profundo conhecedor da política brasileira. Gosto de ler suas matérias na FSP.

Jonga Olivieri disse...

Gostei dos "Vários astros e estrelas da detestável música sertaneja" que você citou.
Concordo em gênero, número e grau.