domingo, 9 de outubro de 2011

Pensatas de domingo, pensamento do dia, universidades, chicotadas...


“Os dias de gastar dinheiro que não temos
em coisas das quais não precisamos
para impressionar as pessoas com as quais
não nos importamos chegaram ao fim.”

Tim Jackson

Achei muito apropriado este pensamento, pois ele, particularmente no momento em que a crise capitalista se agrava, tem tudo a ver com uma crítica à sociedade de consumo, seus valores supérfluos e voláteis.

E por falar em consumismo, é um absurdo o que está a acontecer com o Shopping Norte em São Paulo, construído sobre um antigo “lixão” (1), que apresenta forte risco de explodir sem aviso prévio. A questão é que os proprietários entraram com uma liminar para desobedecer à sua impossibilidade de permanecer aberto, colocando em risco a vida de milhares de pessoas que o frequentam.
Depois de semanas de impasses, na última 5ª feira a prefeitura da cidade conseguiu fechá-lo após mais evidências de grande vazamento de gás metano em novas medições. No dia seguinte já estava reaberto...

No ranking das 200 melhores universidades do mundo, o Brasil aparece com apenas uma, a USP. E mesmo assim lá na rabada, em 178º lugar. Aliás, a única na América ao sul do Rio Grande. Consequência clara de uma política de séculos de colonização cultural em todos este pedaço do mundo destinado ao subdesenvolvimento e ao atraso. Em outras palavras: a estar “deitado eternamente em berço esplêndido!”

Voltando à “novela” do “Toddynho”; pela primeira vez, a PepsiCo admitiu que houve falhas no processo produtivo em sua fábrica de Guarulhos (São Paulo). O erro fez com que embalagens contivessem produtos de limpeza no lugar do achocolatado. Na linha de montagem da fábrica --que funciona 24 horas e produz mais de um milhão de unidades por dia--, o produto já pronto é levado dos tanques, por tubulações, até as máquinas que o envasa. Salve-se quem puder!

Chicotadas na cadeia? Sim, esta foi a proposta feita pelo Senador Reditário Cassol (PP/RO), para ser aplicada em presos que não querem trabalhar. Segundo suas próprias palavras: “criar facilidade para pilantra, vagabundo, sem-vergonha, que devia estar atrás da grade de noite e de dia trabalhar, e quando não trabalhasse de acordo, o chicote voltar, que nem antigamente”. Mas que antigamente será este?

Havia pensado em postar alguma nota sobre as manifestações em Wall Street, mas o fato é que o Professor Jorge Moreira me enviou uma excelente matéria que publiquei na sexta à noite.
Obtenham mais informações e solidarizem-se com o movimento do povo estadunidense em Wall Street acessando:

No Oriente Médio, os Estados Unidos e membros da OTAN forçaram o reconhecimento --pela ONU-- dos rebelados na Líbia, mantêm bombardeios intensos e diários sobre a pequena Sirte, propagada pela grande mídia como “o último baluarte do regime de Kadafi”, mas até agora não podem declarar uma vitória. Até porque as tribos “vitoriosas” (?) se atracam umas contra as outras em Trípoli.
Não foi à toa quando eu disse que esta guerra seria um complicado jogo de xadrez.

Enquanto isto, na Síria...

Começou na última 5ª feira (06/10) o Festival do Rio 2011, que fica em cartaz até o dia 18 de outubro. Tem filme pra todo gosto. O problema, como sempre, é adequar horários e cinemas. Sempre achei um tanto quanto confusa a programação (2).

1. Estranho que somente agora tenha surgido o problema, pois este shopping é antigo, tendo sido inaugurado em 1984.

2. Caso queiram conferir:

4 comentários:

André Setaro disse...

A educação no Brasil vai de mal a pior, assim como a saúde e a segurança. Mas Dilma, a 'presidenta', está a oferecer dinheiro para capitalizar a União Europeia, enquanto os brasileiros, com os salários arrochados, morrem de fome, apesar de endividados e ansiosos pelo consumo desnecessário nos shoppings centers que se multiplicam.O de São Paulo deve explodir, porque brasileiro só fecha a porta da casa depois de roubado.

Jonga Olivieri disse...

A senhora president(a)e, está firme no seu empenho de continuar fazendo o jogo de agradar o capital internacional, como o fez seu Dr, Frankestein ao seguir as normas com o FMI estabelecidas pelo energúmeno FHC...
O shopping em São Paulo é uma temeridade. Porque além disso é um dos maiores daquela cidade; já por si só um império de shoppings e consumeismo!

Mário disse...

Gostei demais do Pensamento do Dia.
Esta das chibatadas eu ouvi falar mas foi bom você ter dito quem foi. Um nome deste a gente não pode esquecer. Jamais. Apesar de estar lá em Rondônia.
E realmente na Síria, mais de a mais de 3.000 mortos e a Otan? Neste caso pode!

Jonga Olivieri disse...

A Síria é o oposto da Líbia, ou seja, faz tudo o que o império deseja!