domingo, 16 de outubro de 2011

Pensatas de domingo

Vassouras contra a corrupção em frente ao Congresso em Brasília
Avaaz (1) completou 10 milhões de assinantes em todo o mundo. Segundo sua própria definição, “Avaaz, que significa ‘voz’ em várias línguas européias, do oriente médio e asiáticas, foi lançada em 2007 com uma simples missão democrática: mobilizar pessoas de todos os países para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem. “
Muitas lutas foram, e estão sendo realizadas, com vitórias por esta organização, facilitada pela agilidade da internet, ao intervir em causas internacionais urgentes, desde a pobreza global até os conflitos no Oriente Médio ou às mudanças climáticas.
Acesse o Avaaz, inscreva-se e receba os seus boletins sobre cada novo movimento. Ela é uma importante mídia independente a qual devemos e podemos prestigiar. Em troca, informações sobre acontecimentos que são escondidos e/ou omitidos pela grande imprensa.

Os protestos contra a corrupção que ocorreram em dezenas de cidades no Brasil, não consideraram um fator elementar: no sistema capitalista não há parlamento sem corrupção! Os interesses e a riqueza da classe dominante compram os congressistas a partir de grandes investimentos em suas campanhas eleitorais, o que já os deixa com o “rabo preso”. Para alem disso os lobbies continuam a tarefa de comprar políticos a todo instante.
Valem o esforço da empreitada e as “vassourinhas” verde e amarelas espetadas nos chãos pelo Brasil afora, mas...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, advertiu nesta quinta feira que "pouco" se transmite sobre a repressão a protestos nos Estados Unidos e na Europa, e culpou o capitalismo por toda a "convulsão" atual.
"Vejam vocês a repressão nos EUA, o pouco que transmitem, também na Grécia e em toda a Europa. O mundo está convulso", disse Chávez, referindo-se às manifestações dos últimos dias em várias cidades dos EUA, como Washington, Nova Iorque, Boston, Los Angeles, São Francisco e Chicago, assim como em vários países europeus.
O líder venezuelano atribuiu a "convulsão" ao capitalismo, um sistema que qualificou como "contrário à vida e ao ser humano".

O fato é que as manifestações, originadas na Espanha e seguidas em Wall Street contra o sistema e a exploração se espalharam pela Europa e todos os continentes. É a voz do povo!

Uma grande quantidade de lixo hospitalar dos Estados Unidos foi apreendida no porto de Suape em Pernambuco. Ao investigar, a Saúde Pública e o Ibama chegaram a lençóis e jalecos manchados de sangue com nomes de hospitais dos EUA sendo vendidos a quilo por R$ 10,00 (dez reais) em uma loja de uma das principais ruas de Santa Cruz do Capibaribe, cidade de 87 mil habitantes naquele Estado. Mas, o pior é que a empresa pernambucana responsável pelos dois contêineres apreendidos revelou que irá receber outros 14 vindos dos Estados Unidos na próxima semana.
Depois que soube das experiências com doenças venéreas promovidas pelos ianques na década de 1940, fico desconfiado que estas remessas possam ser muito além de uma “limpa” de lixo hospitalar, o que por si só já se constituiria em uma atitude de proporções criminosas.

Nota-se o silêncio da Rede Globo sobre os Jogos Pan Americanos 2011 em Guadalajara, coincidentemente este ano em que, pela primeira vez perderam o direito exclusivo das transmissões para a Record.

Os estudantes chilenos, que vinham realizando protestos a favor de uma educação gratuita de qualidade, conseguiram uma expressiva vitória em plebiscito organizado por eles e pelo Colégio dos Professores (não aceito oficialmente pelo governo) realizado naquele país, no qual venceram com 87,15% dos votos.
E no Brasil? Não se notam movimentações neste sentido a não ser esporadicamente em alguma nota aqui, outra ali... Pelo jeito, vamos continuar privatizando cada vez mais, tanto a educação quanto a saúde.

Teerã rebateu como “amadoras” as acusações dos Estados Unidos a um complô para assassinar Abel Al Jubeir, o embaixador da Arábia Saudita em Washington. Em declarações o Ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antônio Patriota admitiu “lacunas” nas provas estadunidenses contra os iranianos.
O que fica evidente é que estão mesmo preparando o terreno para uma intervenção no Irã. Com todo apoio do Estado (sionista) de Israel.

Esta semana me veio à memória uma recordação de infância, talvez a mais antiga que tenha de meu pai. Foi num dia em que ele chegou em casa com um pequeno marionete de “Carlitos”. Lembrei-me que fiquei fascinado com o bonequinho a se mexer de forma mágica, pois ele colocou apenas uma luz direcionada para a figura na sala escura, e a movimentava mexendo as suas pernas, provavelmente os seus braços. São lampejos, frações... Tão longínquas que somente agora as resgatei. A poesia é algo inesquecível!

8 comentários:

André Setaro disse...

O horário de verão, imposto aqui também na Bahia, alterou um pouco meu relógio biológico. E será que as pobres galinhas possuem consciência dele?

Mas é salutar que se veja as pessoas indignadas protestando contra o Wall Street, assim como as manifestações em várias capitais brasileiras contra a corrupção.

A marionete de Carlitos, o eterno 'clown', deve ser mesmo uma maravilha.

Jonga Olivieri disse...

Este polêmico "horário de verão" que nem todos admitem fazer tanta economia assim... Ou até nenhuma de fato provoca um rebu em nosso horário biológico.
Os protestos e manifestações abraçaram o mundo ontem. Espero que não sejam apenas "fogo de palha" e sim algo mais encorpado e consciente.
Quanto a Carlitos... ou 'Charlot' como dizem em Portugal à gaulesa, inesquecível em qualquer ocasião.

Joelma disse...

São tantas as coisas, tantas as pensatas, mas ficou a bela impressão de uma recordação da infância. Que lindo!

Stela Borges de Almeida disse...

Recebi pelo correio eletrônico notícias do avaaz. Como enviado por pessoa informada e crítica, tentei fazer o cadastro para receber a newsletter, solicitavam tantos dados, característias físicas e morais, que achei invasivo. Reenviei para outros amigos(as) mais críticos e nenhum respondeu com argumentos que me fizessem apostar no avaaz. Mas hoje, lendo esta postagem da Pensatas de domingo vou rever e voltar a página.

Bonita recordação que nos faz pensar mais uma vez no Carlitos.

Jonga Olivieri disse...

Concordo e agradeço a sua sensibilidade!

Jonga Olivieri disse...

Já recebo os boletins da Avaaz faz algum tempo. Mas não me lembro de ter respondido a algum cadastro tão complexo quanto ao que você se refere.
Talvez o melhor seja tentar novamente.

Mário disse...

Os protestos em todo o mundo são uma marcante prova da falência do capitalismo frente às masssas populares. Foram quase 1000 cidades em que as manifestações se realizaram.

Jonga Olivieri disse...

É, espalhou-se por todo o mundo uma grande insatisfação e oposição ao sistema.
Parece estar havendo uma conscientização geral do quanto é tudo muito injusto e desigual.