domingo, 6 de maio de 2012

Pensatas de domingo sobre elas mesmo

Clique e amplie para uma leitura melhor

Tenho postado pouco. Muito pouco mesmo; e fico a pensar o quanto é difícil manter determinadas práticas em momentos mais difíceis, seja por falta de tempo, seja por motivação ou qualquer tipo de imprevisto que surja na vida. E refiro-me precisamente a este blogue... A essas pensatas de domingo que se transformaram com o passar dos anos em uma rotina quase que obrigatória.
O fato é que os referidos textos dominicais, tenho conseguido manter... E por força do hábito e do costume, no sábado ponho-me a pensar nelas.
Hoje, por acaso vou falar das publicações e de seus leitores.
Acessei as estatísticas do meu blogue ontem às 11 da manhã. Já haviam comparecido ao dito site 61 pessoas. No dia anterior haviam sido 107 no total. No entanto, comentários, nenhum! Conclui-se que o universo de comentaristas é realmente muito pouco. Muitos leitores não gostam mesmo... Outros nem sabem que podem comentar, creio eu. Simplesmente porque não conhecem a mecânica que possibilita a ação.
Não que o comentário seja fundamental. Pela simples razão que os números se revelam promissores para uma página que não tem publicidade nem promoção alguma, considero o total bastante expressivo, já que no mês anterior a totalidade inclui 3.756 leitores. É uma média de mais de 120 por dia... Muito bom!
O importante é concluir que se está sendo lido. Isto sim! E ainda vejo e acompanho outros blogues que têm muito mais seguidores e cujos comentários tambem são poucos. Quer dizer, o ato de comentaer não corresponde ao total de leitores, nem mesmo aos que os seguem.

2 comentários:

Joelma disse...

E é isso mesmo!

André Setaro disse...

O espaço virtual tem seus paradoxos. Alguns amigos me escrevem por e-mails para comentar meus posts no blog. Quando pergunto por que não escrevem diretamente na página indicada pelo blog para os comentários, dizem simplesmente que não sabem. Há que se escolher uma identidade, e, em outros blogs, ainda há de se colocar letras específicas. Pelo seu relato, seu blog é muito visitado. Mas acontece também que a perda da habitualidade nas postagens favorece a dispersão.