sábado, 24 de novembro de 2012

Oscarito, uma lenda


Estou lendo o livro biográfico de uma lenda: Oscarito: o Riso e o Siso”, de autoria de Flávio Marinho que ganhei em sorteio na Mostra “Noites de Chanchada”. Livro que, aliás, me foi entregue por outra lenda: Carlos Manga, após o debate em 07 de novembro, quando foram exibidos “Nem Sansão nem Dalila” E “O Homem do Sputnik” (ambos com Oscarito e direção do Manga).
 
Oscarito, nascido em Málaga, Espanha em 1906, e que veio a falecer no Rio de Janeiro em 1970, é reconhecidamente “o maior comediante ‘brasileiro’ de todos os tempos”. A obra contem um rico material biográfico, que nos oferece informações preciosas sobre o ator. O livro, com um texto bem humorado, conta desde a chegada ao Brasil (com apenas dois anos de idade), a infância no Rio de Janeiro, a influência do circo em sua forma de atuar, as primeiras peças, à sua estreia no cinema, o estrelato no teatro de revista e nas Chanchadas da Atlântida (que abrange as décadas de 1930, 40, 50 e 60) e seus últimos dias, já longe das câmeras e dos holofotes.

Finalista do Prêmio Jabuti em 2008 (Melhor Livro de Biografia), ”Oscarito: o Riso e o Siso” revela como, após realizar extensa pesquisa e entrevistar artistas que conviveram com Oscarito – como Jô Soares e Dercy Gonçalves, alem de haver conseguido importantes depoimentos de familiares do artista, incluindo sua viúva Margot Louro, o premiado diretor e autor teatral Flávio Marinho recupera a história da carreira e da vida íntima de Oscarito.
 
Um livro imperdível para quem curte cinema!

Flávio Marinho, é formado em Direito e Jornalismo, com textos publicados nos jornais Tribuna da Imprensa, Última Hora e O Globo e em revistas como Manchete, Vogue e Elle. É um respeitado tradutor, escritor, diretor e crítico teatral. O autor, que encantou platéias e leitores com “Cauby! Cauby!”, “Um dia das mães” e “Um caminho para dois”, com este “Oscarito: o riso e o siso, nos apresenta a um dos artistas mais completos que o Brasil já conheceu. 


6 comentários:

Joelma disse...

Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción Teresa Diaz, ou simplesmente "Oscarito" foi um grande ator cômico, dramático, e tal e tal.
Explica-se isto porque estreou no circo com cinco anos.
Daí ter sido tão versátil e saber improvisar pois na vida circense foi acrobata, palhaço, trapezista, ator e ainda aprendeu a tocar violino.

Mário disse...

Seu nome, no Brasil, era um paralelo ao de grandes humoristas do cinema, como Carlitos e Cantinflas..

Nun'Alvares disse...

Este foi mesmo impagável. Como o nosso Herman José,um génio da comicidade.

André Setaro disse...

Oscarito foi um gênio, um comediante de gênio. Se morasse nos Estados Unidos, estaria entre os maiores da história do cinema. Conta-se que um produtor americano veio convidá-lo para fazer o papel de Passepourt (não sei se a grafia está certa) em ''A volta ao mundo em 80 dias'', mas ele recusou com a justificativa de que não queria sair do Brasil nem deixar de comer a sua feijoada dominical em sua casa simples e suburbana.

Jonga Olivieri disse...

Estive a conversar com o Grande Otelo Filho que me falou tanto da simplicidade de Oscarito, seu jeitão, sua timidez e... Seriedade. Sim, pouco falava, pouco contava piadas.
Na verdade era um gênio!
Quanto ao nome do personagem é "Passepartout"...

André Setaro disse...

Há um livro muito bom sobre as chanchadas: "Este mundo é um pandeiro", de Sérgio Augusto.