Esta
“Pensata de domingo” foi brilhantemente escrita por Jorge
Vital de Brito Moreira, nos trazendo notícias que a mídia burguesa brasileira
nos omitiu...
Vivendo fora do Brasil, me comunico frequentemente com os
amigos e os familiares através de telefonemas internacionais, de e-mails e do uso do Skype. Frequentemente, no nosso diálogo,
notamos que algumas noticias internacionais não estão sendo divulgadas pela
mídia corporativa, pelos meios de informação/desinformação brasileiros.
Recentemente enviei um e-mail
(vejam em seguida) para alguns amigos brasileiros referindo-me a conclusão da
mais longa viagem de trem, na maior locomotiva, na mais extensa linha de ferro da
história da humanidade. Aqui está o e-mail:
“Caros
amigos,
Esta locomotiva
é um gigantesco empreendimento (e sinal) da nova realidade material
global da “Eurásia” (China, Rússia, Índia, Iran, Turquia e Europa): uma
realidade que o imperialismo dos EUA não quer aceitar e que nos poderá conduzir
à uma terceira (a última e definitiva) guerra nuclear (via invasão da Ucrânia
ou da Coreia do Norte). Vejam a noticia no
jornal televisivo da Telesur no link:
https://www.youtube.com/watch?v=ouDE6Lth4OI”
https://www.youtube.com/watch?v=ouDE6Lth4OI”
Como os leitores poderão deduzir, minha intenção era iniciar um dialogo com os
amigos sobre o significado e o sentido deste novo empreendimento material na
nossa historia contemporânea. Mas fiquei
surpreendido quando meus amigos me comunicaram que não tinham visto essa
noticia na televisão, nem lido nos jornais, nem escutado nas rádios, ou nos
seus computadores pela internet.
Dado que li e vi essa noticia nos meios informativos europeus (de língua inglesa, The Guardian, The
Telegraph e de língua espanhola, El
País) e América Latina (Telesur),
voltei ao computador e fui procurar pela informação nos websites de jornais e revistas brasileiras. Lamento ter de revelar
que, depois de uma hora procurando a noticia, não a encontrei em nenhum meio de
informação/desinformação do Brasil.
Assim, darei aos leitores de Novas Pensatas algumas informações básicas sobre um acontecimento
que poderá ser, neste ano de 2015, um fator sumamente importante para o
estabelecimento de um novo mundo (futuro): um mundo multipolar, regido por
relações multiculturais, num sentido verdadeiramente democrático da palavra.
Aqui estão às notícias: o jornal televisivo Telesur informou que o trem chinês
transportou 82 vagões cheio de mercadorias (das mais simples aos sofisticados
carros de luxo) que pesavam mais de 1.400 toneladas. Telesur também informou que o trem Eurásico percorreu mais de
13.000 quilômetros durante 21 dias. Telesur
também informou que a Alemanha já introduziu as necessárias mudanças no seu
sistema financeiro internacional para que o intercâmbio comercial entre Europa
e China seja realizado diretamente entre a moeda chinesa e o Euro (a moeda
europeia) sem a mediação do dólar estadunidense.
A notícia do jornal El
País, intitulada “O trem ‘Yixinou’ abre uma linha direta de
mercadorias entre China e Espanha” descreve os dados financeiros do intercâmbio
econômico destacando as futuras vantagens comerciais e ecológicas para os dois
países proporcionadas pelo gigantesco empreendimento.
O jornal The Guardian
destaca a chegada na cidade de Madrí, capital da Espanha, do gigantesco trem, depois da viagem
"épica", que é a primeira ligação direta entre a China e a Espanha. A
noticia intitulada “A ferrovia de seda: trem de carga
da China puxa pra
cima o astral em Madrí”, enfatiza que
o prefeito da capital espanhola e ministro do desenvolvimento espanhol
receberam o comboio ferroviário que inaugurou a rota mais longa do mundo de 8.111
milhas. A noticia explica que o trem partiu da cidade chinesa de Yiwu e cruzou os seguintes países: o Cazaquistão,
a Rússia, a Bielorrússia, a Polônia, a Alemanha e a França antes de chegar no terminal
de cargas na cidade de Abroñigal, na Espanha.
O jornal The Telegraph observa que o teste desta
longuíssima viagem foi bem sucedido, abrindo a possibilidade de uma rota
regular entre a China e a Espanha, em 2015. No artigo intitulado “A mais longa viagem
de trem do mundo termina em
Madrí”,
o jornal enfatiza que o comboio que deixou Yiwu
no leste China em 18 de novembro concluiu sua viagem em Madrid, 20 dias mais
tarde. Indica que “a rota da seda” China- Madrí foi concebida como um teste
para ver se é viável e pode agora abrir uma linha de carga normal no próximo
ano. Assim, a nova rota China-Madrí iria aumentar significativamente o comércio
mundial entre oriente/ocidente pois de acordo com os dados atuais, 80% deste comércio,
tem circulado por via marítima devido as dificuldades de serviços ferroviários existentes.
Espero que as informações mencionadas possam ajudar o leitor
a questionar e a buscar as razões porque a mídia corporativa do Brasil e dos
EUA não querem informar sobre a nova rota de trem China-Madrí. Nem quer
informar sobre como a existência da aliança Eurásica contribui para acelerar a
decadência da hegemonia do dólar ianque, do Fundo Monetário Internacional (FMI),
do Banco Mundial e do Federal Reserve
Bank, os pilares financeiros fundamentais da ditadura do Imperialismo dos
EUA sobre o resto do mundo.
Em resumo, diante desta nova realidade, desejo para o ano de
2015 que os homens de boa vontade ajudem a promover o desenvolvimento de um
mundo multipolar, multicultural e melhor para a humanidade: um mundo que tenha
o poder de expulsar o domínio unidimensional, ditatorial, tirânico e terrorista do imperialismo dos EUA sobre os povos e as
nações pobres do planeta terra.
2 comentários:
Uma pena ter ocorrido este problema com esta matéria, porque ela (COMO TODAS AS DO dR.Jorge) é muito embsada, clara e bem escrita.
Joelma,
Obrigado pela mensagem solidária: além de ser um excelente estímulo para seguir escrevendo contra a corrente do que predomina e domina atualmente na nossa sociedade.
Um grande abraço
Jorge
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