sábado, 24 de janeiro de 2009

Ponto para Obama

Li hoje uma notícia da France Presse publicada na Folha Online, cujo título era: “Vaticano acusa Obama de arrogância por derrubar cláusula antiaborto”. Barack Obama subiu no meu conceito. Por quê? Ao ter a oposição da “santa madre” igreja, qualquer indivíduo está se posicionando contra uma instituição assassina (1), e, ela sim, a mais arrogante que já existiu ao longo de nossa história.
A matéria acrescenta que o arcebispo Rino Fisichella, presidente da Academia Pontifícia para a Vida do Vaticano, qualificou neste sábado de “arrogância” a autorização do presidente Barack Obama de financiar organizações estadunidenses a praticar o aborto no exterior.
Isso porque Obama derrubou um dispositivo que proibia a todas as organizações não governamentais o financiamento do governo para a prática de abortos ou o fornecimento de serviços relacionados à interrupção da gravidez fora dos Estados Unidos. “Se este é um dos primeiros atos do presidente Obama, com todo meu respeito, penso que o caminho para a decepção foi curto”, completou o arcebispo.
Mal sabia que ao falar desta “decepção”, Fisichella marcava o que, para mim, é o primeiro grande ponto de Barack Obama à frente do governo... simplesmente por peitar a famigerada Igreja “Universal” (2) Apostólica Romana.

(1) A igreja romana foi responsável pelo maior genocídio registrado pela humanidade: a “santa” inquisição. Iniciada em 1229 no Concílio de Toulouse, durou séculos, sendo quase impossível precisar quantos perseguiu e matou, calculando-se (por alto) em mais de 60 milhões de vítimas.
(2) Católica vem a ser universal, do grego’ katholikós’. O que quer dizer que a do bispo Macedo poderia perfeitamente ser a Igreja “Católica” do Reino de Deus”.

6 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa mais louca!
Não sabia que tinham sido tantas as vítimas da Inquisição.

Jonga Olivieri disse...

Falam até em 100 milhões. Ou até mais. Eu não quis ser exagerado para não falsear dados.¨60 milhões é um número factível.
Mas acontece que é difícil precisar a quantidade certa, num período "turvo" da humanidade como a Idade Média.
Os registros são difíceis, até porque à época não havia nem censo ou qualquer metodologia neste sentido, principalmente fora da aristocracia, portanto, nas classes mais baixas.

Ieda Schimidt disse...

Concordo contigo que a oposição da igreja a Obama faz crescer o seu prestígio.
Agora, sempre existe um perigo (que eu não sei se é real e imediato) de os estadounidenses usarem o aborto com finalidades etnicas no Terceiro Mundo. Como já o fizeram no passado.

Jonga Olivieri disse...

Eu até me lembrei disso depois que escrevi este post.
Houve mesmo algum escândalo com estadunidenses aqui na América mesmo em que eles ralizaram abortos racistas.
Não me lembro quando... é coisa antiga.
Mas oq ue pesa aí é o fato de estar sendo criticado pela "santa madre". O resto está explicado na postagem.

Anônimo disse...

Ai Jonga, que delícia de postagem.
Além de bem escrita e descrita, fiquei maravilhada com os personagens da noite e o s bares do Rio de Janeiro. Os cabras se exibindo com os livros debaixo do braço.
O tal do salão de sinuca do Lamas é algo!
E a frutaria? E a tabacaria?
Tudo maneiríssimo.

Jonga Olivieri disse...

Bem, Mary, você postou o seu comentário na matéria errada, mas em todo o caso vai aqui a resposta mesmo assim.
Obrigado peloe elogios e por ter gostado tanto desta pensata dominical, leve e descontraída de um tempo que se foi...