quarta-feira, 23 de setembro de 2009

De gafes, avanços e recuos

Romário filiou-se ao PSB e declarou publicamente estar satisfeito em entrar para um partido sério... Como o PSDB. Apesar de prontamente corrigir o “ato falho”, esta ficou para a história. E com algumas agravantes: primeiro, o quê que o “Baixinho” quer com a política? Segundo: será que o PSB ainda se considera um partido político? Bom, depois que o Garotinho passou por lá, só faltava mesmo essa! Ééécaaa!

Enquanto isso em São Paulo, estudantes da USP e da PUC-SP fizeram um protesto contra Sarney. Após desfilarem por praças e avenidas no centro da cidade, vestiram estátua numa praça, com camiseta e a inscrição “Fora Sarney”. Pelo menos alguém ainda tem vergonha neste país de memória curta. Acho até que deveria haver um novo verbo “sarneizar”, cujo significado não necessita muito esforço para saber o real significado.

E por falar nessa coisa repugnante, seu filho, o empresário Fernando Sarney foi flagrado em escuta telefônica dizendo textualmente que põe e tira quem quiser do Senado, referindo-se a uma vaga no gabinete do senador Epitácio Cafeteira. Quem sai aos seus não degenera. Não foi encontrado pelos jornalistas. Simplesmente sumiu do mapa e deve estar em algum lugar da província mais atrasada do país. Pobre Maranhão...

E o “Dia Mundial sem Carro”? Alguém viu por aí?

11 comentários:

André Setaro disse...

Sarney é o ACM do Maranhão. Há um Sarney quando está no Maranhão e outro quando em Brasília. Em sua fazenda, o Maranhão, é arrogante, manda e desmanda. Em Brasília, procura um verniz para encobrir os malfeitos. Já li por aí que o governador de sua fazenda, eleito, Jackson Lago, que saiu por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, foi posto na rua pela influência de Sarney no citado tribunal e a decisão, antes de jurídica, foi política. No lugar de Lago, quem ficou? Sua querida filha Roseana, cujas licenças são intermitentes para o tratamento de tumores cancerosos (já fez 17 cirurgias).

Jonga Olivieri disse...

Sarneizar é uma característica de Sarney. Obviamente.
Mas ACM também sarneyzou muito na vida. Roubou, matou, desviou verbas para o próprio bolso, mentiu descaradamene para o povo. Enfim, ACM e Sir Ney são farinha do mesmo saco.
A filha? Não creio que vá longe... Ainda bem! Por vezes, ao ver um caso assim até penso se deus existe.

Ieda Schimidt disse...

Se o verbo sarneysar pegar, finalmente ele passa para a história do jeito que tem que passar. Como o corrupto dos corruptos, o maior enganador da história do Brasil. o canalha que chegou à presidência.
Não que outros não tenham conseguido o feito. Estamos fartos deles. Até agentes da CIA!
Mas ele fez parte de um plano diabólico (que inclusive matou Tancredo) para que a UDN continuasse no poder.

Eliana BR disse...

Jonga querido,
Além de concordar globalmente com suas posiçoes, gostaria de discordar de uma coisinha aqui outra ali de seu post tao rico.
Você nao acha boa coisa a filiaçao partidaria? De todo mundo, gafes à parte? Melhor se falar de Romario a proposito de politica que a proposito de pensao paga ou nao, que é da esfera privada da vida dele, né nao?
Quanto aos estudantes de Sao Paulo - ja estou me preparando pra vaia, outro dia, no Rio,num grupo de amigos quase me bateram -, acho que participaçao universitaria tem de ter objetivos especificos. Quem quiser gritar "Fora Qualquer Um" deveria fazê-lo justamente dentro de um partido politico, né nao? E nao como "estudante" ou " universitario". A universidade tem tantas exigências especificas que acho um desperdicio e mesmo um ato anti-acadêmico esse tipo de atitude.
Como é que o resultado de escutas telefonicas, que em principio devem ter sido realizadas a partir de ordem judicial, dentro de um processo, sao divulgadas assim? Ta bem que sao escutas de "gente do mal" mas o principio democratico da privacidade nao sai muito prejudicado? E se fosse ao contrario? Se o escutado fosse alguém "do bem"? Sei la, quando ouço falar de "escutas telefonicas" ainda sinto arrepios. Você nao?
Acho que estamos num momento de refundaçao de tudo e teriamos de repensar os valores que inda valem e os cairam em desuso por 30 anos e andam meio fora de moda, né nao?
E, querido, câncer, ninguém merece.
Bises,
Eliana

Jonga Olivieri disse...

Eu fico a pensar que o filha da puta tinha que ter um final do tipo Mussolini: linchado pela massa ignara em toda a sua fúria.
Bom, fica a praga... Quem sabe dá certo?

Jonga Olivieri disse...

Eliana. Sim, sou contrário à filiação a partidos políticos, porque sou contrário ao sistema. E infelizmente ele só permite partidos políticos que não os incomode. E quando falo incomodar não é nas palavras, mas de “facto”.
Romário é um cafajeste assumido, assumindo um partido tipicamente cafajeste. Tem um nome que não coincide com seus propósitos. Apenas um nome fantasia. Como Coca-Cola. Bom, tem tudo a ver com ele (Romário). Quanto às pensões, nem sei muito disso pois não leio fofocas nem O Globo... Detesto novelas e só assito jogos da Seleção.
Escutas telefônicas e “democracia”? O Brasil nunca conheceu democracia ao longo de toda a sua história! Continuamos como nos tempos de Colônia (oficial). Nossa indsependência foi apenas uma transferência de dívidas de Portugal com a Inglaterra.
O tão aclamado período 1945/64 jamais se constituiu numa democracia.
Veio a segunda ditadura assumida do século XX. E no pós-ditadura? Neste nós tivemos uma “sarneyzada” que colocou Sarney no poder através de um golpe de estado, um presidente que não concluiu, um vice... E FHC?
E hoje? Hoje, o lumpesinato no poder. Detalhe: com ajuda da CIA.

Anônimo disse...

Pobre Maranhão!
Otávio

Jonga Olivieri disse...

Você captou o sentido da coisa, né Tavinho?

Popeye disse...

Olha aí. Acabei de dizer no post acima que você não é radical coisa nenhuma e vem a Eliana BR (é Petrpbras?) sugerir que você está a favor de escutas telefônicas e outras coisas.

Jonga Olivieri disse...

Não Popeye, a Eliana não é da Petrobras.
E quanto ao comentário dela, que considero uma amiga, já foi devidamente respondido.

André Setaro disse...

Quero retirar a alusão ao problema de saúde de Roseana. Fica retirada nesta mensagem, pois não desejo mal a ninguém. E câncer, como disse, uma sua leitora e amiga, ninguém merece. Concordo.