domingo, 27 de setembro de 2009

Oficina de Cinema


Quem morar ou estiver em Salvador durante o período acima (para aumentar, clique na imagem), não pode perder a Oficina de Cinema, cuja programação completa encontra-se em link no final desta postagem.
Mas sobre o Professor André Setaro, pode-se acrescentar – além de seu excelente blogue de cinema –, que após ser graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1974 fez mestrado em História e Teoria da Arte pela Escola de Belas Artes, também na mesma Universidade (1998).
Atualmente é professor de Cinema na Universidade Federal da Bahia.
Crítico cinematográfico do jornal Tribuna da Bahia com uma coluna diária de crítica cinematográfica entre 1974 e 1994, ano em que passou a escrever semanalmente para o jornal baiano.
Colaborador do Suplemento Cultural do jornal A Tarde, onde publica ensaios e críticas sobra a 7ª Arte, é também colunista cinematográfico no portal Terra, publicando todas as terças feiras críticas e comentários no Terra Magazine.

http://setarosblog.blogspot.com/2009/09/nova-oficina-elementos-de-apreciacao.html

6 comentários:

Stela Borges de Almeida disse...

A Oficina de Cinema do Professor André Setaro tornou-se um espaço de trabalho importante, necessário e atualizador para todos os que apreciam a sétima arte. Crítico de cinema empenhado, suas oficinas permitem tanto aos iniciados como aos iniciantes abrir canais de diálogo com cinematografias clássicas que requerem densidade de olhares e perspectivas. Chega em momento certo e é com expectativa que preparo-me para acompanhar, divulgar e descobrir a Nova Oficina. Bem-Vinda!

Jonga Olivieri disse...

Por isto mesmo dou força e divulgo este empreendimento do André. Ele merece pela seriedade com que encara seus projetos e pelo conheciemnto que tem da matéria.

André Setaro disse...

Muito obrigado, Jonga, é o que tenho a dizer agradecido pela força que tem dado à minha oficina.

Mas oficina é um termo novo, um vocábulo que estendeu a sua significação original. Antigamente, oficina era um lugar de consertos: automóveis, bicicletas, etc.

Segundo Aurélio:
[Do lat. officina.]
S. f.
1. Lugar onde se exerce um ofício.
2. Lugar onde se fazem consertos em veículos automóveis.
3. Dependência de igreja, convento, etc., destinada a refeitório, despensa ou cozinha.
4. Fig. Lugar onde se verificam grandes transformações.

u Oficina pedagógica. Educ. Esp.
1. Ambiente destinado ao desenvolvimento das aptidões e habilidades de portadores de necessidades especiais, mediante atividades laborativas orientadas por professores capacitados, e em que estão disponíveis diferentes tipos de equipamentos e materiais para o ensino ou aprendizagem, nas diversas áreas do desempenho profissional.

Jonga Olivieri disse...

Os termos vão virando (meio que)moda.
Mas acho uma boa designação para este tipo de curso. O tom é mais "democrático" e induz ao debate e não deixa de ser um "lugar onde se verificam grandes transformações", segundo o próprio Aurélio...
Quanto à força que tenho dado, você merece. Pena que seja tão pequena; até pela distância geográfica.

Ieda Schimidt disse...

Fui ao blog e achei a programação excelente.
Pena que estou mais longe ainda do que ti, guri!

Jonga Olivieri disse...

Pelo menos o dobro!