domingo, 4 de outubro de 2009

Pensatas variadas para um domingo

Sai do metrô justamente no momento em que a candidatura do Rio vencia a disputa para as Olimpíadas de 2016. O Amarelinho abarrotado de gente. Pena que segundos antes (enquanto pegava a câmera), estavam todos de braços para cima a comemorar. Teria sido um instantâneo fora de série. Mas está aí, registrado o bom e velho bar da Cinelândia com a multidão a assistir pela TV um momento histórico para a Cidade Maravilhosa.

Olimpíadas 1
O Rio de Janeiro ganhou a peleja. Curioso, mas quando Obama compareceu eu temi que fossemos perder. Chicago foi a primeira a cair. Pasmem! Foi uma vitória. Para o povo carioca isto pode vir a ser muito bom. Para os bolsos de uns poucos também.
Mas, vamos torcer para que isto aumente o nosso – um tanto quanto pequeno – metropolitano, cujas linhas não chegam ainda aos 40 km num aglomerado de 6 milhões de habitantes. Que se urbanizem favelas, como fizeram com a Dona Marta. Que se ampare o menor abandonado que vaga pelas ruas da cidade, etc... etc...
Aguardemos pois, o início das medidas que terão que ser tomadas a partir de muito mais breve do que pensa bastante gente por aí. Até porque em 2014, dois anos antes estaremos sediando uma das chaves da Copa do Mundo. Pau na obra!

Olimpíadas 2
Saravá Drummond, Tom e Vinícius, Caymmi, Cartola, Zé Kéti, Nara Leão, Glauber, Oscarito e Grande Otelo, Dercy, Ankito, Portinari, Eliana Macedo, Ivon Curi, Paulinho Costa, João Moacyr de Medeiros e Cid Pacheco, Gonzagão, Alfredo Souto de Almeida, Gonzaguinha, Nelson Rodrigues, Cyll Farney, Fernando Torres, Adolfo Celi, Caio Domingues, Di Cavalcanti, Elis, Carequinha, Villa Lobos, Vianinha, Abelardo Barbosa, Bruno Giorgi, João Saldanha e incontáveis outros “cariocas”, poetas, compositores, publicitários, comediantes, pintores, e por aí afora, nascidos em qualquer parte do mundo, mas que aqui estiveram e se foram amando este pedaço ímpar de terra. A eles devemos o sucesso desta cidade tão maravilhosa pela imagem que eles tanto ajudaram a construir e que culminaram nas Olimpiadas de 2016. Porque ser carioca é, antes de mais nada um estado de espírito!

Hollywood dos espíritos
Não se trata apenas de um “filme de terror”. Hollywood é um centro espírita, sobretudo um forte divulgador da filosofia kardecista.
Costumo dizer que sou contra qualquer religião (1). Mas aí eles vêem com aquele papo furado de que são uma “ciência”. Que ciência? A ciência da crendice, do esoterismo. Olha este tipo de ciência existe desde que um primitivo antepassado do homem jogava ossos na tentativa de adivinhar o futuro de uma tribo ou de simples membros dela.
É evidente que Hollywood, desde que surgiu está impregnada de uma forte dose do pensamento espírita. E isto se faz notório nas temáticas de filmes a defender teorias integradas neste segmento filosófico-religioso.
Para citar os mais representativos, podemos recordar filmes como “Os outros”, “Ghost”, “Os órfãos”, “Voltar a morrer”, “Em algum lugar do passado” ou “O sexto sentido”. Todas, obras que tiveram pesado suporte publicitário quanto de seus lançamentos.
Isto fora a série incontável de filmes “B” com espectros, morto-vivos, vampiros e outras aberrações do gênero, que demonstram o quanto a capital do cinema ianque está impregnada dessa crença.
Não que não os assista. Vi muitos deles, mas de uns tempos para cá, passei a pensar o quanto elas não são pura obra do acaso, mas parte de uma engrenagem propositadamente dirigida à lavagem cerebral das multidões.

Hitler, Bush e outros, pelo menos não eram hipócritas
Mas Barack é. E como!
Veio-me à cabeça que o ditador fascista, pelo menos era claro em suas intenções. Um instrumento do capital está sempre à busca de conquistas para a expansão de seus patrões. E daí, o afroamerican de alma branquíssima fica a simular um comportamento humanista e/ou humanitarista, etc e tal.
Gente, ele foi claro desde o início. Suas promessas de concentrar o fogo sobre o povo do Afeganistão atrás do seu quase xará, mostram claramente o seu espírito revanchista contra aquele que atingiu o império em seu coração, deixando-o à caçoada, mostrando a sua fragilidade. Bush, neste e em outros sentidos também não disfarçava, como Obama disfarça.

Pra finalizar
Pensem, reflitam. Houve, há, haverá... Será? Música (tempo/espaço) mais linda (2) do que “Garota de Ipanema”? Ave Vinícius! Ave Tom!... Saudades!

(1) Sou contra do ponto de vista filosófico, no entanto defendo a liberdade de expressão religiosa.
---
(2) Uma versão da “Garota de Ipanema” que conheci ontem, mas vale a pena: http://www.youtube.com/watch?v=yW33r5X4uRs
Mas se preferir a clássica “The girl from Ipanema” com, nada mais nada menos, que Sinatra and Tom, veja em http://www.youtube.com/watch?v=B2UYVvkpYRo

8 comentários:

André Setaro disse...

Realmente, uma grande vitória para o Rio, Cidade Maravilhosa e cheia de encantos "mils". Mas agora, 3:24, as galinhas ainda dormem. Ou você postou esta ontem, programando-a, ou está a fazer "olimpíada" com o galináceo. Acredito fortemente que as galinhas ainda dormem. Acordam mais tarde.

Não gosto de Mula, já o disse aqui. Mas devo reconhecer que ele brilhou em Copenhague. O Rio de Janeiro, que Oscar Niemayer considera a cidade mais bonita do mundo de todas que teve a oportunidade de visitar (e foram muitas), vai ganhar muita visibilidade. Vai ser uma festa. A pobre Salvador, a maltratada Bahia, vai sediar, pelo que me lembro de leitura apressada, jogos de futebol na sua nova Fonte Nova.

Quando ouvi "Garota de Ipanema", assombrei-me. Gosto muito dela cantada por Astrud Gilbert.

Ao invés de café da manhã, você deveria comer, quando acordar, milhos. Como as galinhas.

Jonga Olivieri disse...

O Rio merece. Violento? Sim, mas como qualquer grande cidade do 3º Mundo em nossos tempos, quando o sistema semi-feudal foi engolido pelo capitalismo em definitivo, e, até estivemos trocando ideias ultimamente, as relações humanas se modificaram,; a pobreza foi substituida pela miséria absoluta...
Somos, sim vítimas da imprensa marrom paulistana a nos difamar em sua competição deslavada com a beleza (inalcansável para eles) da terra carioca.
Quanto ao Sr. da Silva mostrou o seu lado popular, derramou-se em lágrimas de emoção. Derrotou o Imperado do Universo (o lado negro da força), Darth (Obama) Vader, que saiu, rabo entre as pernas, pra sua toca no obscuro planeta Washington...
Mas a "pobre Salvador" (sic) também é dotada de excepcional beleza e receberá algumas seleções mundiais na Copa de 14. Vai brilhar. E quem sabe até lá os corruptos governantes terão que, finalmente entregar alguns quilometros de metrô?!

Ieda Schimidt disse...

O Rio de Janeiro merece. Falar nisto, linda a tua homenagem aos "cariocas" que já se foram.
A maior porrada que o Obama recebeu da tua parte até hoje. Compara-lo a Hitler. Bom, a diferença está no uniforme e na suática. A águia já está lá!
Bossa Nova é bossa mesmo!
Bom domingo, guri

Jonga Olivieri disse...

Falou, nenem... Sabe Ieda, nós Materialistas Históricos sabemos quem é Obama. Sabiamos quem era F. D. Roosevelt, sabíamos quem era JFK.
Simplesmente "Hitleres" disfarçados de "liberais".
E o que é um "liberal"? Um palavrão... O Liberalismo é uma doutrina do sistema que libera a exploração do homem pelo homem sem barreiras.

Popeye disse...

Nunca houve nada como a bossa nova.
O Brasil conquistou o mundo sem armas nem guerras, mas com rítmo e bossa.

Jonga Olivieri disse...

Somos um país de boa paz.
Ou melhor, nossa burguesia nunca chegou ao poder de fato.
Agora, tenho lá os meus receios de que isto venha a acontecer...

CECÉ disse...

Olha eu gosto mesmo é da Bossa Nova de resto... vou deixar para André, grande mestre e Jonga, gosto muito do que escrevem.

Bjssssssssssssssssssssssssssssssssss

Jonga Olivieri disse...

Obrigado, sister...