sábado, 27 de março de 2010

Intimidades da santa madre igreja

O papa Bento XVI denunciou ontem, em uma carta aos fiéis irlandeses, "graves erros" de julgamento cometidos pelo episcopado da Irlanda, acusado de ter encoberto, durante décadas, casos de abusos sexuais cometidos por padres contra crianças.
Estranhamente, ele não se referiu às denúncias em outros países da Europa – e até mesmo no Brasil –, e anunciou a abertura de uma investigação em várias dioceses da Irlanda.
A seguir, resumo de alguns escândalos de pedofilia por parte de membros da Igreja “Universal” (1) Apostólica Romana na Europa e nos Estados Unidos.

Alemanha
Desde o início deste ano, em torno de 300 pessoas acusaram padres católicos alemães de abuso sexual. Entre as acusações, o abuso de mais de 170 crianças dentro de um coral de meninos dirigido pelo irmão do papa, monsenhor Georg Ratzinger.
No dia 22 de março, foram confirmadas novas acusações contra quatro padres e duas freiras, em casos que teriam ocorrido nos anos 1970.
O governo alemão anunciou que vai formar uma comissão especial para investigar todas as acusações.

Áustria
Acusações de abuso sexual infantil por padres surgiram em vários pontos do país. Em Salzburgo, o chefe de um mosteiro local renunciou ao cargo após confessar ter abusado de um menino há 40 anos.

Estados Unidos
Foi recentemente divulgado que em 1996, o cardeal Joseph Ratzinger (hoje papa Bento XVI) não respondeu a cartas vindas de clérigos estadunidenses, em 2005, acusando um padre de Wisconsin do abuso sexual de 200 menores surdos.
Um relatório (encomendado pela igreja em 2004) concluiu que mais de quatro mil padres ianques enfrentaram acusações de abuso sexual envolvendo mais de 10 mil crianças.

Holanda
Tambem no mês de março deste ano, bispos da Holanda pediram uma investigação diante de mais de 200 acusações de abuso sexual de crianças por padres.

Itália
No fim do ano passado, uma agência de notícias internacional divulgou uma declaração por escrito de 67 ex-alunos de uma escola em que 24 padres a quem acusavam de abuso sexual, pedofilia e castigos físicos. A diocese de Verona disse que pretendia entrevistar as vítimas.

Irlanda
No ano passado, dois documentos que examinaram acusações de pedofilia entre sacerdotes irlandeses relevaram a extensão da questão no país, em casos de abuso, acobertados pela igreja.
Outro escândalo surgiu com a informação de que o cardeal Sean Brady (chefe da igreja naquele país), estava presente em reuniões, em que crianças fizeram um voto de silêncio sobre reclamações contra Brendan Smyth, um padre pedófilo.

Suíça
Uma comissão formada pela Conferência dos Bispos da Suíça vem investigando acusações de abuso envolvendo religiosos desde 2002.
Agora, um membro da comissão, o abade Martin Werlen, declarou que cerca de 60 pessoas fizeram acusações sobre casos ocorridos nos últimos 15 anos.

(1) Católica em latim significa Universal.

10 comentários:

Stela Borges de Almeida disse...

Um dos melhores filmes que assisti,recentemente, mostra um vilarejo ao norte da Alemanha às vesperas da Primeira Guerra Mundial e o resultado de uma educação fascista, de repressão à sexualidade e de prevalência de uma ética da intolerância a beira de qualquer suicídio. Dass Weisse Band, 2009, traduzido por A fita branca, embora não trate diretamente sobre casos de pedofilia nos leva a compreender mais sobre sociedades eivadas de repressão, dogmatismos, castigos e punições. Um excelente filme para os dias atuais.

Jonga, não sumi como disse o Professor André, estou em rítmo de Pré-Jornada Internacional de Cinema. Enviarei a programação para você.

Jonga Olivieri disse...

Stela, quanta saudade de seus comentários. Mas não os cobro, pois sei que é uma pessoa muito ocupada, como disseste.
Aliás, aguardo a programação da "Pré-Jornada Internacional de Cinema".
Michael Haneke, após o seu “Caché"(2005) veio a ser contemplado com a cobiçada Palma de Ouro do Festival de Cannes com este seu "Dass Weisse Band".
O tema é intrigante, pois estuda as causas do que veio a ser o nazismo, anos depois.
Como Fritz Lang em "M, o vampiro de Dusseldorf", o diretor aborda a delicada questão de um país e sua "moral".
Claro que a "grande depressão" acelerou e/ou facilitou a ascensão do nazismo. Mas, sem dúvida "o ovo da serpente" já lá estava em desenvolvimento.
Boa pré-jornada. E mande notícias, nem que para o meu e-mail.
Você sempre acrescenta...

Ieda Schimidt disse...

O moralismo, o moralista está sempre na frente da imoralidade.
A igreja é um cavalo matungo, que a cada dia que passa fica mais e mais perdida no tempo e em suas contradições.
A prova está na quantidade abusiva e alarmante de crianças indefesas molestadas por religiosos(as) maliciosos. São "crimes hediondos".
Adorei eta tua postagem. Aliás, as últimas têm sido excelentes.

André Setaro disse...

Não vou falar em pedofilia, coisa que me repugna, mas dizer alguma coisa sobre 'A fita branca', que Stela Borges de Almeida, em boa hora, em seu retorno triunfal aos comentários do 'Nova Pensatas', alude com propriedade. Heneke tenta expor, neste filme, as origens do Mal e, segundo ele, as perversões do homem (e a pedofilia não deixa de ser também uma perversão) são consequências de uma educação rígida que incute nas pessoas um sentimento de culpa que é levado pela vida toda. A rigidez educacional, plena de repressões, pode ser a origem dos atos tresloucados das pessoas no futuro.

'A fita branca' tem um clima de mistério, de sufoco, e parece uma obra de Carl Theodor Dreyer na sua condução narrativa (com a grande diferença de que, em Dreyer, sempre há um halo de espiritualidade, de transcendência, e até sobrenaturalidade).

A volta de Stela aos comentários merece a abertura de uma garrafa de champanhe virtual. Encontrei-a ontem, nos Barris, lépida, em direção à Sala Walter da Silveira, onde está acompanhando a excelente mostra de Jean Rouch. Estava no Armazém Espanha a tomar umas e outras com amigos com o objetivo precípuo de esquecer as desgraças da vida.

André Setaro disse...

Mas me lembrei de um caso de pedofilia. Nos anos 50, estudava no Liceu Salesiano de Salvador, colégio de padres, e ouvia falar de um tal de Padre Severo, famoso pedófilo, que, quando entrei no Liceu (pela graça dos deuses), já tinha sido transferido para Belo Horizonte. Veja bem: transferido e não punido.

Este mitológico pedófilo levava alguns alunos para ensinar, no alto da torre, a bater o sino e lá...

Já deve ter morrido o criminoso e, segundo o catolicismo, deve estar a praticar pedofilia com o diabo.

Jonga Olivieri disse...

Os indivíduos mais imorais que conheci faziam discursos de ética e moralismo a todo instante.
Trabalhei numa agência de publicidade em que o dono era um exemplo disso.
Foi o único na minha vida profissional que tentou me passar para trás quand pedi demissão de sua empresa e fui calcular o que tinha a reeeber.
A Universal Romana está repleta deles. As outras cristãs tambem.

Jonga Olivieri disse...

Estou de acordo com o seu comentário sobre "A fita branca" e as bases para o fascismo.
Quanto à Stela já lhe disse o quanto fiquei feliz com sua volta e seus sempre bons e consistentes comentários.
"They have the beef" *

(*) Alusão à minha postagem anterior "Where's tehe beef?"

Jonga Olivieri disse...

Pena que sou atôa, mas seria necessário um castigo para um filha da puta desses.
Acrescentando, não duvido que o papa Bento XVI seja (ou tenha sido) um pedófilo.
Ele tem cara disso!

André Setaro disse...

Nunca esquecer que o padre humanista Leonardo Boff sofreu uma espécie de inquisição contemporânea sob o chicote tradicionalista do então cardeal Ratzinger.

Jonga Olivieri disse...

Que pelo jeito é um bicho papão.
Mas os sacerdotes de esquerda foram muito perseguidos.