O novo vagão chinês em exposição na Estação Carioca. Quando? |
Decolar mesmo não precisa, mas no sentido figurativo, sem
dúvida. Volto a falar do nosso metrô porque ele evoluiu muito pouco nestes 33
anos de existência. Enquanto o de São Paulo, inaugurado em 1974 já se aproxima
dos 100 quilômetros de extensão o nosso encontra-se nos seus modestos 36.
Está bem, se partirmos do princípio que aquela cidade cresceu
muito mais do que a nossa, que é o “coração” econômico do país e outros chavões
a mais, e que iniciou as operações metroviárias cerca de cinco anos antes da
nossa, até podemos considerar este fato.
Mas... Precisamos levar em conta outros fatores, como o de
que durante décadas a máfia dos
transportes (leia-se empresas de ônibus) compraram descaradamente sucessivos
governos, assembléias de vereadores e deputados estaduais para barrar por completo
projetos e obras de expansão, ou que a privatização do metrô carioca foi um verdadeiro
desastre.
Agora, pressionadas por eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas
em 2014 e 1015 respectivamente, até que enfim os trilhos irão alcançar a Barra
da Tijuca o que vai dar ao metrô carioca uma outra dimensão urbana e o fará ultrapassar
os 60 quilômetros.
No entanto pergunto por que as “autoridades” não consideram
até hoje a realização em larga escala do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), meio
de transporte de construção barata e que diminuiria consideravelmente a
quantidade dos ônibus poluidores que existem na cidade.
Projeto do VLT no Rio de Janeiro
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Há uma linha de VLT prevista para 2015 na zona portuária,
que está a passar por uma remodelação e modernização semelhante às que
ocorreram em Lisboa e Buenos Aires. Espero que isto abra os olhos dos
administradores para que instalem estes modernos bondes em outros percursos da cidade.
Na contramão desta tendência universal, o “alcaide” acaba de inaugurar (precariamente,
com fins apenas eleitoreiros) uma via expressa exclusiva para ônibus, ligando a
Barra a Santa Cruz. Uma prova de que a pressão corrupta da máfia das empresas de ônibus continua a agir impunemente. E poluindo o ar que respiramos...
E no fim das contas resta a questão de que os novos carros
chineses estão com sérios problemas de engenharia para que entrem em
circulação. Isto foi uma prova cabal da total falta de planejamento em uma
operação de tamanha responsabilidade. O que, aliás, mostra as razões do descarado
atraso no início das operações destas composições, anteriormente previstas e
prometidas para 2010. Enquanto isso as “velhas” máquinas estão em circulação
com menos um carro nos horários de pique nas duas linhas existentes.
As previsões são para o início dos novos comboios apenas em
2013, embora a empresa houvesse prometido para setembro deste ano e já tenha
exposta uma das unidades na estação Carioca. Aguardemos...
8 comentários:
VLT é de fato uma solução inteligente.
Você sabia que por exemplo o metrô da cidade do Porto (Portugal) é todo em VLT? E eles chamam de metrô. Ou melhor metro.
Na Europa é muito usado porque justamente como você falou é muito barato na construção.
Estes governos de Sergio Cabral e Eduardo Paes estão mais preocupados com o bolso deles. Ha! Ha! Ha!
Obra barata rende menos.
Os vagões chineses devem ser um negócio da China mesmo!
Sim Joelma... Sabia deste fato. E o mais engraçado é os lusos chamarem de metrô. Deveria ser no máximo pré metrô!
Negócio da China não. Negócio do Brasil!
A expressão "negócio da China" surgiu porque os países entrevam na China no início do século 20 e tiravam o que queriam.
Hoje, onde isto acontece?
E o da Bahia há 12 anos nunca entrou nos trilhos. Os recursos foram para os bolsos dos empresários macumunados com os petistas.
O caso do metrô de Salvador é, em dúvida nenhuma, o mais escalafobético deste país. Uma obra de poucos quilômetros que se arrasta lentamente durante anso e anos. Uma verdadeira piada de humor negro!
O transporte de massas e a saúde pública são uma prova de nosso "quarto-mundismo".
Vicente
Isso mesmo, VLT não interessa mesmo porque vai dar menos dinheiro no bolso da moçada!
Mara
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