domingo, 26 de agosto de 2018

Complemento às Pensatas de Sábado e Domingo

Durvalito ao lado de meu pai (seu irmão) em foto, na ocasião já acometido da doença que o levou

Sobre meu tio Durvalito, com muito prazer acrescento aqui um caso memorável que presenciei e do qual me orgulho, já que, obviamente sou seu fã de carteirinha.
Aconteceu nos idos dos anos 1960 quando ele mudou-se para São Paulo após conturbados acontecimentos que o levaram a separar-se de sua primeira esposa (tia por quem, aliás, eu tinha grande carinho). Mas não vou entrar em detalhes sobre isto, até porque citei o ocorrido apenas para situar a época e as razões que o levaram a mudar-se de Salvador.
Na ocasião eu morava em Sampa e o recebi com toda atenção e carinho necessários. Não somente a ele, como à sua então companheira, pivô de todo o embroglio e um filho dela de cerca de quatro anos, sendo que os hospedei no apartamento em que residia, lhes ajudando a encontrar um hotel adequado para acomoda-los enquanto procuravam um local para morar. 
Ele logo conseguiu um emprego no excelente hospital da Santa Casa de São Paulo, até pelo desempenho que tivera no hospital da entidade em Salvador.
Aí aconteceu o tal caso. Ele tinha pouco tempo de casa quando houve a visita de um renomado médico estrangeiro (não me lembro da nacionalidade do dito cujo) que realizou um workshop com os profissionais do hospital.
Em determinado momento do referido acontecimento o renomado “medalhão” lançou uma pergunta para a sua plateia. Poucos se habilitaram a responder. Porem, ao final daquelas respostas o dr.
Foto da formatura
Durval Olivieri levantou-se dizendo que nenhuma delas estava certa, descrevendo o seu ponto de vista. Foi aquele espanto geral, o que gerou reações que culminaram em ofensas pessoais... como referir-se ao “baiano”, pois para paulistas preconceituosos, “baiano” é sinônimo de burro, ignorante, e por ai afora.
Resumo da ópera: ao final da polêmica, o renomado gringo tomou a palavra e confirmou que quanto à questão, o “baiano” era o único que estava certo.
A partir daquele instante o respeito ao dr. Durval Olivieri consolidou-se e seu conceito cresceu, tornando seu nome respeitado.
Quanto a mim, como mero espectador fiquei muito feliz com o que presenciei.

Nenhum comentário: