sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Chanchadas à parte...


Cresci a ouvir, quase que uníssono, os adultos de então a “cair de pau” nas populares ”chanchadas” da Atlântida, em seus atores e suas produções, segundo eles vergonhosa. Enquanto isso as filas nos cinemas eram enormes. O povo gostava do gênero e o prestigiava. “Mau gosto”, “cafonice”, “ignorância”, diziam alto e bom som os preconceituosos pequeno-burgueses que criticavam os chamados irônica e pejorativamente de “filmes nacionais”.
Esses dias revi no YouTube  Nem Sansão nem Dalila com Oscarito, direção do excelente Carlos Manga (1), obra que vem a provar o contrário de tudo isso. Diz a sinopse do filme: “O barbeiro Horácio sofre um insólito acidente e vai parar no Reino de Gaza, no século IV antes de Cristo. Lá conhece Sansão, dono de uma força descomunal que vem de uma milagrosa peruca. Horácio, porém, troca a peruca de Sansão por um isqueiro, transforma-se num homem forte e poderoso e passa a reinar em Gaza”... muito bom, esbaldei-me de rir; valeu a pena!
Gente, aquilo era comédia, a mais pura comédia!!! E mais, todas eram grandes comédias em sua essência. Alem do que em conjunto com a produção da Vera Cruz, com estúdios em São Bernardo do Campo (SP), a carioquíssima Atlântida era uma parte ativa da indústria cinematográfica brasileira.
Podemos citar películas como Sai de Baixo, Matar ou Correr, Batedor de Carteiras, Pé na Tábua, O Homem do Sputnik, Os Dois Ladrões, Barnabé Tu És Meu, Carnaval Atlântida, Os Apavorados, Matemática Zero - Amor Dez, Vamos com Calma e tantos outros, estrelados por Grande Otelo, Fada Santoro, Cyll Farney, Violeta Ferraz, Ankito, Eva Todor, Colé, Renata Fronzi, Zé Trindade, Eliana Macedo, José Lewgoy, Virginia Lane, Zezé Macedo e o genial Oscarito, só pra citar algumas como exemplos de filmes e intérpretes engraçados e que marcaram um período em que o Brasil ainda tentava ser uma democracia, apesar dos Lacerdas, Magalhães Pintos e outros fiasdaputa da época. Sim, porque o espírito político dominante determinava mentes sãs em corpos sãos.
Chanchadas à parte, vamos lembrar que outras comédias como Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder) ou Divórcio à Italiana (Pietro Germi), tambem podem ser consideradas chanchadas. E não foram realizadas pela Atlântida...

1. conheci Carlos Manga em 1988 quando dirigiu um filme/comercial criado por mim e Marcos Vinícius Ferraz para o Procel (Programa de Economia de Energia Elétrica) da Eletrobras, na VS Escala em que o Manga habilmente reproduziu o clima de “Janela Indiscreta” de Hitchcock, de acordo com nosso roteiro (assista clicando no link abaixo).


    

Nenhum comentário: