segunda-feira, 27 de agosto de 2018

E não é que o Rio de Janeiro continua lindo?


E continua mesmo! Aliás, sempre foi e torço, sempre será... Comprovei esta máxima no sábado, quando tive que ir à cidade para comprar um pacote de folhas adesivas para imprimir um trabalho  urgente. Na volta decidi conhecer a Linha 2 do VLT (1) que sai da Praça XV e passa, entre outros pontos pela Confeitaria Colombo, o Gabinete Português de Leitura, a SAARA, Central do Brasil, Gamboa e Santo Cristo, terminando na Rodoviária.
Pra começo de conversa, o VLT é um tipo de transporte muito agradável. Principalmente para quem, como eu, foi do tempo dos bondes – que saudade!  Alem do mais é melhor do que o metrô por ser um modal de superfície, nos deixando visualizar detalhes dos locais pelos quais passamos. Na rota citada destaca-se o casario mais antigo... lindo, muito lindo mesmo. E o silêncio? Uops, vale a pena...
De quebra ainda passamos ao largo de diversas oficinas de escolas de samba, do novo e gigantesco aquário oceanográfico da cidade e algumas bucólicas pracinhas ali situadas. Se não tivesse pressa de chegar em casa, faria o percurso de volta somente pra curtir tudo aquilo.
Sou “fanzoca de auditório” dos modernos transportes de massas (2). Conheci metrôs e VLT’s em todas as cidades em que estive, como São Paulo, Belo Horizonte, Buenos Aires, Lisboa, Paris, Londres, Valencia, Barcelona e Madri. E só não andei no da cidade do Porto, onde morei por três anos, porque na época ainda não existia o metrô local.
Mas o importante em tudo isso é sentir que apesar da fase difícil pela qual passa o nosso Rio de Janeiro, esta cidade continua sendo aquela maravilhosa que conhecemos e amamos!
Clique na imagem para amplia-la

1. encontra-se em construção uma terceira linha do VLT, porem as duas atuais teem extensão de 28 quilômetros atendendo basicamente o centro e a zona portuária.
2. o contraponto ao transporte individualizado desenvolvido nos EUA a partir do famigerado Henry Ford e da visão burguesa do “cada um por si e o resto que se dane”, comprovadamente um dos principais fatores da poluição que hoje assola o nosso planeta.

Nenhum comentário: