domingo, 13 de março de 2011

A história secreta da Rede Globo (parte 2)



Neste domingo publico o segundo capítulo da “história secreta da Rede Globo”. Já um pouquinho mais adiante, este capítulo mostra a conquista de espaço da emissora predileta dos militares no poder, que tornou-se a sua porta voz.
Época da Copa de 70, o tricampeonato no México, do governo Médici numa tentativa de se formar um perfil “populista” do 3º general presidente, que foi justamente o pior dos militares de plantão. Dos tempos do “Brasil, ame-o ou deixe-o” e da censura severa às músicas de autores como Chico Buarque de Hollanda, que faz aqui um pequeno depoimento sobre o fato, acentuando o papel da TV Globo e sua própria auto censura.
Mostra, claro, o embelezamento em direção ao seu papel de “Vênus Platinada”. E depoimentos de Armando Falcão (1) a defender a “fidelidade” de Roberto Marinho ao governo.
O episódio postado hoje, passa pela demissão de Walter Clark, na verdade deposto de seu “trono” absoluto à frente da direção do canal televisivo, porque, após beber um pouquuinho além da conta numa festa em Brasília declarou numa roda de conversa que a Globo tinha poder até para derrubar o governo. O incidente chegou logo aos ouvidos de Roberto Marinho, que de imediato o pôs para fora da casa...

1. Armando Falcão (1919/2010) foi um político conservador, mais conhecido por ter sido Ministro da Justiça durante o governo Ernesto Geisel, o 4º ditador no processo de 21 anos dos militares no poder.

5 comentários:

Jonga Olivieri disse...

Eu sei que é domingo (depois do carnaval), mas sinto muita falta de meu primo André Setaro, que por razões de força maior está fora do ar na 'web' há tanto tempo.
Porque, independente do dia que fosse, ele já teria feito um comentário aqui.
Volta logo, professor Setaro!!!

Joelma disse...

Bem, pelo menos publicada não tem nenhuma.
Será que eu fui a primeira a comentar este maravilhoso segundo capítulo da História Secreta da Rede Globo.
Parabens!

Jonga Olivieri disse...

Que bom, Joelma.
Direto de Niterói para o Brasil... Obrigado amiga!

Anônimo disse...

Excelente esta série.
Já fui no You Tube e baixei várias outras. Por pura ansiedade.
L.P.

Jonga Olivieri disse...

Tem tudo lá, Mas observe bem Luis, de certo capítulo em diante ela muda de nome.
Mas é praticamente a continuação desta.