terça-feira, 1 de março de 2011

Desgraças a deus

Os deuses do Olimpo

Sempre tive em mente o quanto as religiões monoteístas são – ou propiciam – o totalitarismo. Não foi por acaso que a democracia surgiu na Grécia, cuja crença religiosa era politeísta. A existência de um poder tão grande concentrado numa só “divindade” é uma base sólida para a visão da ditadura e do próprio culto à personalidade como uma conseqüência natural e compreensível, por estar enraizada no raciocínio vulgar.
Curiosamente no Olimpo, as coisas às vezes se complicavam, e o próprio Zeus, em toda sua magnitude, se via às voltas com divergências e revoltas. Sua palavra tinha que ser respeitada a partir de um posicionamento de seus princípios, tendo que convencer seus adversários com argumentos e lógica, não apenas pelo seu poder intrínseco. Quando a democracia de Aristóteles desenvolveu-se por terras helênicas em tempos distantes, este raciocínio era tão claro quanto dois e dois são quatro.
O mundo ocidental contemporâneo, infelizmente está focado em uma nada santa trindade: as religiões que se formaram a partir de Javé, ou Jeová, ou ainda “daquele que não se pronuncia o nome”, segundo a própria Bíblia. Podemos situá-las a partir do judaísmo, estendendo-se pelo cristianismo e culminando com o islamismo, religiões sempre em guerra entre si, apesar de suas origens comuns. Mais uma prova de que a “verdade” tem que também ser única e exclusiva, partindo de sua própria determinação. Mais uma evidencia do quanto são fundamentalistas e radicais, sanguinárias e retaliatórias em seus sentidos totalitários.
“Satanizada” nos tempos atuais, a “guerra santa” dos mulçumanos, pouca diferença faz das cruzadas cristãs que buscavam conquistar terras que não lhes pertenciam. Ademais, a inquisição da santa madre igreja romana perseguiu os judeus em nome de Cristo, um judeu. E o sionismo fanático estabeleceu a volta do “povo eleito” a terras que ocuparam em tempos que a memória pouco se lembra, a não ser pelos escritos em seus “livros sagrados”, fazendo-os marginalizar e exterminar os habitantes locais, como se estrangeiros fossem, quando na realidade são irmãos, tão semitas em sua formação étnica quanto eles, os judeus, em suas origens. Uma reprodução atualizada do episódio de Caim e Abel.
Em resumo, a história dessas três religiões, tem sido uma seqüência de discriminações e atrocidades, perseguições e genocídios. A tentativa de impor uma crença sobre as outras, originou um comportamento sectário e consolidou a tendência ao pensamento único, origem de distorções a exemplo do nazismo, do stalinismo ou da imposição da ficcional “democracia” a partir do modelo ianque. Como se democracia pudesse surgir e se consolidar pela força das armas. Invasões, extermínios e barbaridades cometidos pelos seus defensores foram e são acobertadas como conseqüência “natural” e cultural da aceitação à idéia de um deus único, poderoso e vingativo, cuja “verdade” absoluta tem que prevalecer a qualquer custo.
Por isso, toda vez que ouço a frase “graças a deus”, eu me lembro que, vivendo em um mundo tão cruel, como este que infelizmente ajudamos a criar, o que deveria se dizer é “desgraças a deus”, pois, em seu nome e através de suas palavras todos os infortúnios têm acontecido.

Postado no antigo “Pensatas” em dezembo de 2007, publico devido à sua ligação com a postagem de ontem.

10 comentários:

Tupamaro disse...

Simplesmente, a verdade bem dita... não a bendita kkkkkkkkkkkkkk!

Jonga Olivieri disse...

Amigo, bendito sois vós entre o pior dos deuses, o tal de Jeová (também conhecido como Javé, Yahvéh ou JaHWeH), originalmente o YHVH ou YHWH.
Para mim apenas o Ditador do Universo!
Que segundo conta a lenda disse a Moisés: "Eu sou Aquele que é".
E mais: "Assim dirás aos filhos de Israel: EU SEREI me enviou até vós."...

Anônimo disse...

Este seu blog é um desreipeito à religião, a Deus, à livre manifestação da fé pelos homens.
Li por acaso. E eentei para comentar o que falo acima.]Mas o pior foram os cometários aqui dentro.
Você acredita em Inferno?
Pois arderá nas chamas da eternidade.

Jonga Olivieri disse...

Permiti o seu comentário por duas razões. A primeira porque você, anônimo (anônimo mesmo) é a prova que a(s) religião(ões), são a demonstração da ignorância do ser humano.
A segunda, anônimo, porque eu adoro uma polêmica. Mas não pense que vai transformar este blogue, ateu e consequentemente "contra deuses", em um púlpito para suas pregações infantis. Até porque de um modo geral, o nível dos que aqui debatem está alguns anos luz à sua frente.
Quanto a inferno, será que já não estamos nele?
Ô anônimo. Porque você não aproveita e vai tomar no...

Jonga Olivieri disse...

Outra coisinha, só pra finalizar: você é que demonstrou ser contra a livre manifestação dos homens.^
Aqui você pde até defender o seu deus tiranico e totalitário.
Será que eu poderia entrar na sua igreja e me manifestar contra um deus em que não levo a menor fé?

Joelma disse...

Você pega pesado em questões de religião. Lembre-se do que aconteceu com o anterior Pensatas.
Como você bem define que a direita sempre apela para a falta de razão, a falta de diálogo a reação violenta.
E eu concordo. Sejam por razões políticas ou religiosas eles apelam
Os simpatizantes do Blackwater que o digam.

Simey Lopes disse...

Uma serie de postagens sobre religião, e bem feitas, você pesquisou bem, todas as informações são corretas, parabens!

Vou manifestar a minha opinião (repito MINHA OPINIÃO) Sim, muitas coisas terriveos foram feitas em nome de Deus, sim, muitos genocidios foram , são e serão realizados em nome de Deus, sim, assim como em todo tipo de preconceito os mais os cometem são os proprios que o "sofrem" a instituição igreja é intolerante , sim.
Mas as coisas que são feitas, são feitas por homens, quem tem culpa da culpa da terra estar do jeito que esta é o homem, quem tem culpa de todo o que aconteceu , acontece e eacontecerá, é o homem e suas escolhas. inclusive para quem é ateu (não acreditar existe Deus, e não ser contra.) logo não existe outro culpado.

Gosto muito do filme Cruzada, ele passa bem essa idéia que eu tenho de distinguir religião e Deus, passa uma outra idéia de Deus diferente da que o povo vê e mostra bem essa situação de guerras das cruzadas que são interesses de homens ditas como a vontade de Deus. Indico para quem n conhece.

MINHA atitude, sigo minha consciencia, se existe ou n, só quando morrermos saberemos, mas independente disso faço o que penso ser certo, sigo principios que fazem bem a mim e a minha saúde, alguns ensinados na igreja outros n, mas isso n vem a questão, penso que se todos agissem assim, talvez e somente talvez, não teriamos esse pequeno probleminha.

Jonga Olivieri disse...

Sei que a direita joga pesado. Se não soubesse teria morrido em 1966, com apenas 21 anos, perseguido pela ditadura. Mas sobrevivi.
Sem deus, sem santos nem orixás. Só eu, minha família que, graças à vida me protgeram e me esconderam... Embrenhando-me por mais de um ano, de fazenda em fazenda. Dos serões de Goiás aos da Bahia.
Enquanto isso, seu deus fazia o que, ôôô anônimo. Cagava mais uma estrela no Universo. Ou criava um buraco negro numa galáxia qualquer?

Jonga Olivieri disse...

Simey, querida amiga virtual, o que eu justamente digo é que a culpa toda é mesmo da humanidade.
E acrescento que, entre as (nossas) criações estão os deuses.
Pode observar que todos, desde oa mais primitivos tempos teem características como as nossas.
Justamente porque os deuses, qualquer um deles, foram criados por nós.
Quanto à Igreja Universal* Apostólica Romana é um caso a parte. Uma longa história... papo pra muito, muito chope!

(*) Católico é universal em latim.

Jonga Olivieri disse...

Aliás Simey, falei em virtual e me veio à cabeça o raciocínio de que os deuses são virtuais... Capito?